TEATRO: A PAIXÃO SEGUNDO NELSON – UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA

Crédito Gal Oppido
Crédito: Gal Oppido

Estreia acontece no Nordeste e passará por Natal, Recife e Fortaleza. Baseado na obra de Nelson Rodrigues, espetáculo musical conta com Vanessa Gerbelli, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Rui Rezende e Roberto Cordovani no elenco.

O espetáculo musical A Paixão Segundo Nelson – uma farsa musical brasileira teve estreia em Natal (29 de janeiro, no Teatro Riachuelo) e seguirá para Recife (de 12 a 14 de fevereiro, no Teatro RioMar Recife) e Fortaleza (de 19 a 21 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza). Os ingressos já estão à venda. 

Confira o serviço completo abaixo.

A peça é uma colagem de textos de Nelson Rodrigues, mas o que torna a peça especial é o fato de não ser baseada em seus textos teatrais. Nas palavras do cantor e músico Zeca Baleiro, responsável pela colagem de diversos textos de Nelson Rodrigues como “A Vida Como Ela É”, “Myrna – Não Se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, “A Cabra Vadia”, e “À Sombra das Chuteiras Imortais”, “a proposta é fazer um espetáculo original, compilando várias facetas das obras de Nelson Rodrigues”. O elenco é composto por nomes como Vanessa GerbelliHelena RanaldiJarbas Homem de MelloRui Rezende e Roberto Cordovani. A direção fica a cargo de Debora Dubois.

Debora é diretora de teatro desde 1998 e tem três espetáculos em cartaz atualmente: “Lampião e Lancelote”, baseado no livro homônimo de Fernando Vilela, “Toro Negro”, espetáculo de dança Flamenca e “Sabor a Freud” do argentino Jose Pablo Feinmann. Seus trabalhos renderam dezenas de indicações e conquistaram diversos prêmios. Para essa montagem ela destaca que já tinha trabalhado com Zeca Baleiro e por ser fã de Nelson Rodrigues surgiu a vontade de encenar algo relacionado a ele. “Já havíamos trabalhado juntos em dois espetáculos e tínhamos o desejo de fazer alguma encenação baseada na obra do Nelson. E então, já não lembro como, veio o insight: vamos colar os textos do Rodrigues – conselhos sentimentais, memórias, confissões e os contos suburbanos e vamos fazer um musical”, afirma ela.

A ação se passa nos anos 50, no ambiente de uma rádio fictícia, “A Voz do Rio”, onde os dramas suburbanos do famoso escritor, jornalista e dramaturgo, são vividos entre programas esportivos, de conselhos sentimentais, musicais e rádio novela. A trilha, composta originalmente para o espetáculo, traz músicas de cantores do rádio e jingles de produtos da época, todos fictícios.

“Apesar de considerar suas peças brilhantes, acho que a melhor literatura do Nelson está nos textos jornalísticos”, comenta Zeca Baleiro, criador das músicas e jingles cantadas ao vivo no espetáculo. Produzido pela Brancalyone Produções e Fidellio Produções, a peça, após apresentações no Nordeste, seguirá para temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo.

ELENCO

Roberto Cordovani

É um ator, autor, produtor e diretor brasileiro de teatro, radicado na Galiza (Espanha). Iniciou sua carreira aos 15 anos, na peça”Montgomery, O Castelo do Terror”. Ao longo de sua carreira, Cordovani interpretou os mais variados papéis: de Greta Garbo em “Olhares de Perfil” a Dr. Jekyll em “Dr. Jekyll and Mr. Hyde” (O Médico e o Monstro). Tem mais de 30 espetáculos teatrais em seu currículo e ganhou diversos prêmios como ator no Brasil e exterior, tais como FITEI em Portugal, Festival de Edimburgo na Escócia, Carrefour L’Europe na França, Charrington London Fringe Awards na Inglaterra e Prêmio Compostela e Festival Internacional de Madrid na Espanha.

Vanessa Gerbelli

É uma atriz brasileira de televisão, teatro e cinema. O primeiro trabalho de Gerbelli na televisão foi na telenovela “O Cravo e a Rosa” de Walcyr Carrasco, pela Rede Globo. Fez ainda, pela mesma emissora, “Desejo de Mulher”, “Mulheres Apaixonadas”, “Da Cor do Pecado”, “Em Família” e atualmente está na novela “Sete Vidas”. Em teatro, participou de diversas montagens teatrais, com destaque para último espetáculo, os musicais “Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio” e “Quase Normal”, e com esse último onde ganhou 2 prêmios como melhor atriz de musical.

Rui Rezende

Fez inúmeros personagens no cinema e na TV. Mas, com certeza, um dos mais marcantes foi o professor Astromar Junqueira, na antológica novela Roque Santeiro (1985) de Dias Gomes. Outros personagens de sucesso na carreira de Rui Resende foram o Bob Lamb de A História de Ana Raio e Zé Trovão, produzida pela Rede Manchete em 1990 e reprisada pelo SBT em 2010/2011 e Menandro Olinda da minissérie Incidente em Antares produzida pela Rede Globo em 1994.

Helena Ranaldi

Atriz televisão, teatro e cinema. Em seu primeiro trabalho, no ano de 1990, interpretou Stefânia, na novela “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, ainda pela antiga Rede Manchete. No ano seguinte, ainda faria outra novela na emissora, “Amazônia”, antes de transferir-se para aRede Globo. Desde então participou de mais de 12 novelas. Ainda em 2015 dedicou-se ao teatro fazendo três peças seguidas (Amores Perversos, A Fantástica Fábrica de Bonecas e Amores Urbanos).

Jarbas Homem de Mello

Ator, cantor. Já participou de mais de 20 montagens teatrais, com destaque para os musicais Cabaré (201-2012), Crazy For You (2014) e Chaplin (2015), sendo nesse último o protagonista da montagem, dividindo palco com Marcelo Antony. Teve algumas participações televisivas nas novelas “Alto Astral” e “Pé na Cova” (Rede Globo).

Ficha Técnica:

Obra: Nelson Rodrigues

Colagens de Textos e Canções: Zeca Baleiro

Direção: Debora Dubois

Elenco (em ordem alfabética): Giselle Lima, Helena Ranaldi, Jarbas Homem de Mello, Lula Lira, Marcos Lanza, Roberto Cordovani, Rui Rezende, Vanessa Gerbelli

Cenário: Duda Arruk

Figurinos e Visagismo: Leopoldo Pacheco

Iluminação: Wagner Pinto

Fotografia: Gal Oppido

Direção de Produção: Deco Gedeon e Edinho Rodrigues

Realização: Brancalyone Produções e Fidellio Produções

Duração: 100 minutos

Classificação: 12 anos

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Realização: FIDELLIO PRODUÇÕES EIRELI, Opus Promoções, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil Pátria Educadora

A PAIXÃO SEGUNDO NELSON – UMA FARSA MUSICAL BRASILEIRA

De 19 a 21 de fevereiro

Sexta-feira, às 21h

Sábado, às 21h

Domingo, às 20h
Teatro RioMar Fortaleza
 (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 – Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE)
www.teatroriomarfortaleza.com.br

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Ingresso Rápido: 4003-1212

www.ingressorapido.com.br

Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 – Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s