Cultura: Ivan Antonio Volta a Ministrar no Ceará Oficinas do Teatro da Solidão Solidária

4.jpg

Promover a arte, educação e cultura de paz, é a intenção da oficina do TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA, que o dramaturgo, ator e diretor pernambucano, Ivan Antonio, ministrará no dia 27 de Maio, de 14h às 17h, na ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA, em Fortaleza. Ainda nesta data, será realizado em especial, um laboratório de rua, na Capital Cearense, por Ivan Antonio e INTROSPECTUS CIA DE TEATRO. A programação seguirá nos dias 30, 31 do corrente mês e 1º de junho próximo, sempre de 14h às 17h, no SESC Fortaleza.

É a 2ª vez que o também poeta e cineasta retorna à Terra da Luz, para celebrar uma parceria estabelecida pela companhia teatral e a instituição de ensino. Segundo o facilitador, o TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA não é apenas um método de teatro, mas, também, de inclusão social através da arte, música, dança, artes plásticas, literatura e do cinema.

A solidão, mal que aflige a humanidade, é o ponto central do método criado por Ivan que proporciona através de sua pesquisa, uma investigação na alma dos seres racionais. O que desperta mais curiosidade é, que, para criar o referido método, o pesquisador teve que dormir durante uma década, 10 dias por ano, nas principais capitais brasileiras, se passando por morador de rua. Isso, para entender a solidão dos excluídos e como criar mecanismos junto à sociedade para amenizá-la.

Empresários, psicólogos, advogados, médicos, oficiais de polícia, artistas profissionais e amadores, participam das diversas oficinas que Ivan Antonio costuma fazer em diversas instituições instaladas no Brasil e, no exterior. Esse trabalho é feito junto a crianças, homens e mulheres em estado de exclusão absoluta. O TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA discute e cria mecanismos para inserir uma população marginalizada de volta à sociedade.

Sentimentos solidificados no ser humano como arrogância, mágoas, intolerância, perdão, ternura e paz interior, são trabalhados pelo diretor e alunos, através de exercícios de corpo e voz. O TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA é uma metodologia artística de eficácia comprovada, que o diga Ivan. Ele já contou em suas oficinas, com a participação de artistas nacionais a exemplo de Zeca Baleiro, Lucy Alves, Luiz Carlos Vasconcelos, Tadeu de Pietro, entre outros.

Além das oficinas que serão ministradas na Capital Cearense, o diretor de teatro iniciará a montagem do espetáculo que tem texto de sua autoria “O Voo das Borboletas”, previsto para estrear no próximo semestre, com elenco da CIA INTROSPECTUS DE TEATRO. A peça, que aborda o universo feminino, trata de um sequestro em que as cenas ocorrem num cativeiro. O espetáculo traz ainda, as outras facetas dos 04 personagens que integram a obra.

IVAN ANTONIO – O Facilitador

Ele foi Secretário de Cultura, Turismo e Relações Internacionais de Camaçari (BA), tem oito livros publicados e já encenou diversos espetáculos no Brasil e Exterior. Além disso, Ivan é compositor, cantor e atuou nos filmes Carandiru, de Hector Babenco e Ed Mort, de Alan Fresnot, como também, na novela Sangue do Meu Sangue (SBT) e, no seriado Carga Pesada (Rede Globo de Televisão). Ele dirigiu em seu mais recente espetáculo “A CAMINHO DA TERNURA”, nomes de peso do cenário artístico nacional, como Paulo Betti e Sérgio Mamberti, com trilha sonora (ao vivo) dos NOVOS BAIANOS (Paulinho Boca de cantor, Galvão e Baby do Brasil). Contou ainda com a participação especial do mestre de cultura popular, Bule Bule. “A CAMINHO DA TERNURA” foi uma megaprodução que contou com um elenco de 1.000 participantes. Atualmente, Ivan Antonio costuma dividir a sua disputada agenda entre Brasil, Estados Unidos e Europa, ministrando palestras e oficinas do Teatro da Solidão Solidária, além de dedicar-se à produção de seu longa-metragem “A CAMINHO DA TERNURA”.

A INSTROSPECTUS CIA DE TEATRO

Idealizada pela atriz e diretora cearense, Márcia Ribeiro, a CIA INTROSPECTUS foi fundada no dia 21 de Fevereiro de 2010, em Fortaleza – Ceará, com os atores Aurélio Barros, Wanessa Araújo e Natércia Lima. Ela já produziu e ministrou durante essa trajetória, oficinas artísticas e montagens de espetáculos teatrais. No ano de 2011, a trupe promoveu em parceria com a ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA, uma oficina sobre o método de inclusão social, TEATRO DA SOLIDÃO SOLIDÁRIA, realizada por seu idealizador, Ivan Antônio. Método esse que a INTROSPECTUS vem pesquisando desde a sua criação.

A ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA

Voltada para o compromisso com a educação, a ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA é uma entidade de ensino que está sempre transformando atitudes. A instituição fica em um bairro de Fortaleza, que conta com colégios e creches particulares e escolas públicas. O nome vem de um músico que fez parte da história local, também chamado de Henrique Jorge, que era amigo do romancista e poeta Antônio Sales e, também, da escritora e dramaturga  Rachel de Queiroz, ambos cearenses.

As Oficinas:

ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA

>Dia: 27 de Maio de 2017

>Horário: 14h às 17h

>Rua Monsenhor Hipólito Brasil, 1367 – Henrique Jorge

>Informações: (85) 9 9648-8227 (WhatZapp)

SESC Fortaleza

>Dias: 30, 31 de Maio e 1º de Junho de 2017

>Horário: 14h às 17h

>Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro

>Informações: 3452-9090

Importante:

No dia 1º de Junho haverá uma performance pública como resultado da oficina. As vagas serão limitadas – máximo de 30 alunos na ESCOLA ESPAÇO VIVÊNCIA e 30 no SESC Fortaleza. As inscrições gratuitas requerem que os interessados enviem para o e-mail instrospectusciadeteatro3@gmail.com, nome completo, contatos e, ainda, um breve texto dizendo o porquê do interesse em participar da oficina.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s