Eventos: Semana Santa em Guaramiranga será com shows instrumentais na Praça do Teatro

Trio Guará (1)

O feriado da Semana Santa vai ser musical em Guaramiranga, cidade serrana cearense que já tem a tradição de fazer ecoar boa música com shows em praças, ruas, teatros, palcos abertos, nos mais diversos espaços, em harmonia com os encantos naturais do Maciço de Baturité. Na quinta-feira, dia 18 de abril, começa o II Encontro Sinfonia do Amanhã, com programação formativa e artística até o sábado, dia 20.

O II Encontro Sinfonia do Amanhã é apresentado pela Enel, a Plataforma Sinfonia do Amanhã e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização do Instituto BR Arte, do Instituto Raimundo Vieira Cunha e Quitanda das Artes, com produção executiva da Cinco Elementos e consultoria executiva da Marco Zero. O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará, por meio do Centro de Gestão para Resultados e da Pró-Reitoria de Extensão, da Prefeitura de Guaramiranga, da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e da Associação Catavento.

Quem escolher como destino da Semana Santa a cidade serrana, terá uma boa programação para as noites. Na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz e na Escola Zélia Matos Brito, o Encontro leva ao palco atrações musicais conceituadas com um rico repertório de música instrumental. Entre elas, a veterana Ceará Brass Quinteto, o grupo de clarinetes Dacappo, o Trio Guará, o grupo O Som da Montanha, o Quarteto Tapera das Artes e o grupo do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza.

Na quinta-feira a programação musical começa às 20h30 no Teatro Rachel de Queiroz (pequeno), logo após a abertura oficial do Encontro. Em seguida, às 21h, começam os shows na Praça do Teatro. Na segunda noite, as atrações sobem ao palco da Praça a partir das 20h. No sábado, a primeira apresentação será às 17h30 na Escola Zélia Matos Brito e às 19h30 começa a programação na Praça.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E SEMINÁRIO

Na sexta-feira e sábado, de manhã e à tarde, cerca de 100 jovens estudantes de música do Ceará, já inscritos no Encontro, fazem uma verdadeira imersão no aprendizado musical, participando residências artísticas de prática de instrumentos, de voz e prática de conjunto. Enquanto isso, gestores e educadores, também inscritos, participam do Seminário Música e Sociedade, que aborda os temas “Toda banda é uma escola”, “Difusão da Música” e “A construção de projeto político pedagógico em projeto com ensino de música.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ

A Plataforma Sinfonia do Amanhã surge para promover conexões por meio da educação musical. A proposta se constitui numa rede de instituições e projetos de música cujo mote é aprimorar e fortalecer o campo da educação musical no estado, proporcionar o desenvolvimento de grupos de referência (como quintetos, quartetos, corais e orquestras) e difundir a música. Como ferramenta de gestão, a Plataforma permite aos grupos integrantes aprimorar seus mecanismos gerenciais para a construção e consolidação de metas, possibilitando a sustentabilidade dos projetos, a qualificação profissional, pedagógica e comunicacional dos envolvidos, baseando suas ações em três eixos: Articulação, Formação e Difusão.

ALGUMAS DAS ATRAÇÕES

Ceará Brass Quinteto – Criado em 2002, o Ceará Brass Quinteto nasce com o intuito de difundir a música de câmara para instrumentos de sopro no Estado. Atualmente composto por Emerson Pereira (1º Trompete), Jean Carlos (2º Trompete), Djacir Vasconcelos (Trombone), Williane Castro (Trompa) e Caio Ramires (Tuba), o grupo convida um baterista ou percussionista quando a apresentação tem caráter popular. O Ceará Brass Quinteto tem em seu currículo artístico diversas apresentações de bastante relevância apresentando seu repertório de câmara em equipamentos culturais do Estado. Em 2018 foi contemplado com o XI Edital de Incentivo a Arte, na categoria Fomenta a Grupos Musicais, com o projeto “Sopro nas Escolas”. Nesta empreitada, percorre seis cidades do interior do Estado apresentando seu repertório e realizando masterclass.

Dacappo – Grupo cearense de clarinetes que busca explorar ritmos e musicalidade brasileira por meio da construção de novos sentidos através das mais variadas possibilidades artísticas. Formado por Jônatas Gaudêncio, Kléber Luz, Leonel Santos, Tarcianny Brito e Andressa Pinheiro, o grupo está preparando um show, intitulado Nordestinidades, produto de uma pesquisa sobre temas e ritmos nordestinos como xote, baião, frevo, maracatu, etc.

Trio Guará – Formado desde 2015 por três músicos de Guaramiranga: Denny Almeida (violão), William Madeiro (guitarra) e Juan Madeiro (acordeon), o grupo já contabiliza no currículo algumas turnês por festivais de música na Europa. No palco, o trio oferece uma mistura fina de Bossa Nova, samba, choro com um toque de flamenco. O repertório é inspirado em grandes nomes da música brasileira, passeando por influências da Andaluzia de Paco de Lucia e Vicente Amigo.

O Som da Montanha – Wagner Ferreira (contrabaixo), Adriano Flor (sax tenor), Antônio Carlos (trompete), Josué Teodósio (flauta, sax alto e soprano), Matheus Moreira (violão de 7 cordas), Marcelino Ferreira (guitarra), Marco Antônio (bandolim) e Paulo Flor (percussão) são os integrantes do grupo O Som da Montanha. A formação numerosa segue a tradição das big bands jazzistas e é reveladora do grande número de músicos de alto nível atuantes em sua cidade, Guaramiranga. Wagner Ferreira é há mais de 10 anos professor do curso de violão da AGUA e professor regente do Grupo Rio das Cordas, membro do Jazzera Trio e ex-integrante da Banda Dona Zefinha. Com o grupo O Som da Montanha, abre espaço para suas próprias composições, inspiradas em pontos importantes da cidade, como “Matriz”, “Pássaro Vermelho”, “Pico Alto”, “Pé de Ladeira” e “Pendanga”.

 

SERVIÇO

SEMANA SANTA em GUARAMIRANGA – II Encontro Sinfonia do Amanhã – De 18 a 21 de abril, com shows à noite na Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, na Escola Zélia Matos Brito e no teatro Rachel de Queiroz (pequeno). Abertos ao público. Residências artísticas e seminário para participantes já inscritos. Toda a programação é gratuita. Informações: (85)3235-4063. http://www.quitandadasartes.com

ENDEREÇOS

Teatro Municipal Rachel de Queiroz: Rua Joaquim Alves Nogueira, S/N

Praça do Teatro: Rua Joaquim Alves Nogueira, S/N

Escola Zélia de Matos Brito: Rua Professor Júlio Holanda, S/N

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s