Beauty: Rosto simétrico e harmônico – truques de maquiagem ajudam a garantir o resultado

517302354

Disfarçar imperfeições, suavizar traços e conquistar um rosto mais simétrico e harmônico é um dos principais desejos das mulheres mais vaidosas. Muitas delas recorrem aos cirurgiões plásticos para conseguir uma mudança definitiva, mas para quem não quer realizar um procedimento cirúrgico, é possível alcançar resultados similares com truques de maquiagem. A técnica do contorno e iluminação, popularizada nos últimos anos pela socialite americana Kim Kardashian, considerada a rainha da técnica e reconhecida pelas produções bem contornadas, caiu no gosto do público e virou tendência de beleza entre as aficionadas por maquiagem. Com ela, é possível diminuir o tamanho no nariz, da testa e do queixo, levantar as maçãs do rosto e até deixá-lo com uma aparência mais fina.

Inspirando-se no visual da musa, muitas mulheres buscam aprender a técnica, assistindo tutoriais e tentando reproduzi-los. De forma geral, ela consiste em usar efeitos de luz e sombra, para realçar ou diminuir e dar profundidade a pontos específicos do rosto, moldando-o como um todo. Entretanto, o que algumas não sabem é que cada tipo de rosto pede um contorno diferente. É preciso observar o formato da face para saber quais áreas iluminar e quais aprofundar para alcançar o resultado ideal. Para acabar com as dúvidas, a make up expert oficial da MaquiADORO, Raissa Vieira, apresenta o guia definitivo do contorno para rostos redondos, ovais, quadrados, triangulares e outros. Confira abaixo:

62910-daia_-_rostos

 

Rosto Redondo

O rosto redondo não possui ângulos definidos. Geralmente é mais largo nas laterais e arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Giovanna Antonelli, Isis Valverde, Vanessa Giácomo, Miley Cirus e Drew Barrymore são exemplos de famosas que possuem esse formato de face. O desafio para contorná-lo, segundo Raissa, é deixá-lo mais alongado. Para isso, é preciso escurecer as laterais, começando da testa, passando pelas têmporas e indo até o meio das bochechas, utilizando um corretivo ou pó facial de dois a três tons mais escuros do que a pele. O queixo também pode ser contornado levemente, sem exageros, para alongar.

O próximo passo é iluminar a área abaixo dos olhos, do queixo e no meio do nariz, com um corretivo ou pó mais claro. “Para evitar um visual muito artificial, é preciso esfumar bastante com a ajuda de um pincel ou esponja de maquiagem, fazendo com que as marcações desapareçam. As áreas escurecidas serão disfarçadas e as iluminadas ficarão em evidência. Esse jogo de luz e sombra faz com que o rosto pareça mais simétrico”, explica a expert.

 

Oval

O rosto em formato oval possui ângulos mais harmônicos e linhas totalmente arredondadas. Dessa forma, geralmente é o tipo mais simples de aplicar a técnica. “O sombreamento deve ser feito apenas embaixo das maçãs do rosto. Já a iluminação deve ser feita na parte central: testa, nariz e queixo, sempre com o cuidado de esfumar e deixar o contorno bem sutil”, detalha Raissa.

 

Quadrado/Retangular

Nestes tipos de rosto os ângulos são mais fortes e evidentes. Também se caracterizam por terem maxilares mais marcantes. Quando mais largos, possuem realmente a forma geométrica de um quadrado e quando mais longos, a de um retângulo. O contorno escuro deve ser aplicado abaixo do ossinho das bochechas, além das laterais da testa e da mandíbula.

 

Triangular

O rosto triangular é caracterizado pela parte de baixo, na linha do queixo e da mandíbula, ser mais largo do que a parte de cima, na linha da testa. Com isso, a base do rosto fica mais em evidência. Caso queira disfarçar essa característica, basta escurecer as laterais do maxilar e iluminar a testa, linha do nariz, queixo e abaixo dos olhos.

Triângulo Invertido

Esse formato é basicamente o inverso do formato triangular. Ou seja, a parte de cima é mais larga e evidente e a parte de baixo, na linha do queixo, mais fina e alongada. O sombreado deve ser feito nas laterais da testa e na ponta do queixo. Já a iluminação é aplicada na zona T (meio da testa e linha do nariz), atraindo a atenção para essa área.

Formato de Coração

A testa e as têmporas são a parte mais larga do rosto e, geralmente, o queixo é mais pontudo. “O corretivo ou pó mais escuro deve ser aplicado ao longo dos lados da testa e nas têmporas, para criar equilíbrio entre a metade superior mais larga do rosto e a metade inferior mais estreita. Além disso, o sombreado também deve ser feito abaixo das maçãs do rosto, começando a partir das orelhas e terminando no meio das bochechas e na ponta do queixo para suavizá-lo. O iluminador deve ir abaixo dos olhos e no meio do queixo para ajudar a ampliar essa área naturalmente mais estreita”, comenta a especialista. 

Hexagonal

Neste tipo de rosto, as bochechas são mais evidentes e o centro do rosto é mais largo em comparação com a testa e a mandíbula. O contorno ideal precisa disfarçar as laterais do rosto, escurecendo-as. Ilumine o centro da testa e o queixo. “O blush também pode ser um aliado, quando aplicado do centro das maçãs do rosto em direção às orelhas, horizontalmente”, sugere Raissa.

 

A make up expert lembra ainda que essas são dicas para quem quer aderir à tão famosa técnica de Kim Kardashian e aplicá-la da forma ideal para cada tipo de rosto, mas que não são regras rígidas. “Existe uma infinidade de tipos de rosto e variações desses tipos. O mais importante é observar individualmente as características que você mais gosta no seu rosto para realçá-las”, explica.

 

Serviço MaquiADORO
Site: www.maquiadoro.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/maquiadoro/
Facebook: https://m.facebook.com/MaquiADORO/
Telefone: (85) 4007-2304 / (85) 98887-7325

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s