Saúde: Trocar as lentes de contato por óculos reduz os riscos de contaminação pela COVID-19

Imagem de divulgação

Para evitar o crescimento de casos do novo coronavírus (COVID-19), é preciso apostar na prevenção e adotar ações na rotina. Um dos caminhos é não levar as mãos ao rosto. A medida pode parecer simples, mas é um desafio para quem utiliza lentes de contato e manipula os olhos mais vezes ao longo do dia.

Desta forma, a Academia Americana de Oftalmologia emitiu um comunicado orientando aos usuários de lente a optar pelos óculos durante a pandemia. O oftalmologista Giuliano Veras reforça que nesse período de isolamento social é comum as pessoas estarem mais expostas a celular, televisão e computadores, o que pode provocar irritações, coceira e vermelhidão nos globos oculares. “Isso ocorre principalmente com quem utiliza lentes de contatos, tendo um grande estímulo de pôr os dedos nos olhos”, explica.

Além de diminuir a vontade de tocar nos olhos, os óculos funcionam como uma barreira física, protegendo-os de gotículas emitidas por pessoas infectadas ao conversarem ou tossirem, por exemplo. “Porém, os óculos não oferecem 100% de segurança, já que a saliva consegue passar pelos espaços laterais, por cima e por baixo”, alerta o especialista. Ou seja, nada de achar que está imune ao coronavírus só porque usa esse equipamento.

Saiba como higienizar os óculos corretamente

Mesmo fazendo a troca sugerida pela Academia Americana de Oftalmologia, é preciso manter a limpeza dos óculos. “A COVID-19 pode se alojar temporariamente nas lentes e em outras peças dos óculos. Por isso, a higienização deve ser realizada diversas vezes ao dia”, orienta o Giuliano.

O especialista informa que o ideal é adquirir lenços umedecidos próprios para limpar o objeto, mas também vale usar água e sabão (ou detergente neutro). “Não limpe o objeto com o álcool em gel. O produto pode danificá-lo, além de comprometer a saúde ocular e causar queimaduras.”

Deixe um comentário