Etiqueta: Dicas básicas para eventos sociais

lancamento-evento-oficina-de-eventos-fortaleza-940x627

Eventos sociais são almoços, jantares, festas de 15 anos, casamentos, batizados, formaturas, confraternização de empresas, enfim, comemorações em geral. E embora as “regras” de etiqueta estejam bem menos rígidas atualmente, muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre a maneira correta de se comportar nestas ocasiões. Então, vamos passar algumas dicas para não fazer feio nessa hora. Confira:

1 – RSVP

A sigla RSVP é a abreviatura de Répondez S’il Vous Plaît, que significa “Responda se desejar”, ou seja, é o tradicional pedido de confirmação da presença. Infelizmente, a média de confirmação é de 40% a 60% e a dica de etiqueta é: retornar ao anfitrião o mais breve possível, depois de ter recebido o convite. Dar um retorno para a pessoa que te convidou para um evento é uma gentileza, e ajuda diretamente nos preparativos e no orçamento, do evento. Se você confirmou presença e pouco tempo antes da ocasião descobre que não poderá ir, comunique o anfitrião mesmo assim.

2- Não leve quem não está indicado no convite
Uma das gafes mais cometidas pelas pessoas é levar para a festa alguém que não convidado. Isto é, se o anfitrião convida um casal para sua festa e não inclui a família, significa que o convite não se estende aos demais, e levá-los não seria correto. O mesmo acontece, se no convite constar “Sr.e família”, pois significa que os convidados são você e aqueles que moram na sua casa, aquele filho que mora sozinho não está incluído.

3- Jantar na casa de amigos

O correto é sempre chegar no horário marcado, nem antes e nem depois (nos dois casos você já estará pecando na elegância). Caso seja a primeira visita na casa dos amigos é de bom tom levar uma lembrança: chocolates, vinho, flores, um pequeno mimo, sempre faz bem. Caso seu local de visitas, tenha criança tenha bom senso, não fique fazendo hora para ir embora.

4 – Aniversários: Sempre leve presente, até se for por adesão. Mesmo que não tenha tempo, prestigie o aniversariante que preparou tudo com muito carinho pra te receber. Vale passar rapidamente em um supermercado, lojas de conveniências e levar alguma coisa, mesmo que simbólica.

5- Casamentos: Se não for convidado, não compareça! O que mais acontece nesse tipo de evento são os famosos penetras. O presente deve ser entregue na casa dos noivos, antes da cerimônia. Nunca na festa!

6- Antes do evento

  • Confirme sua presença, especialmente quando é solicitada a confirmação;
  • Se for levar acompanhante, avise antes;

7- Durante o evento

  • Na etiqueta social cuide de sua apresentação pessoal, especialmente nos trajes, sem exageros. Se tiver dúvidas de como se vestir, pergunte;
  • Seja pontual. Atrasar é indelicado e demonstra falta de atenção e interesse;
  • Ao cumprimentar alguém, capriche no aperto de mão, mas não exagere. E se a pessoa estiver sentada à mesa de refeições, não estenda a mão, use somente o cumprimento verbal;
  • Ao ser apresentado a alguém, beije somente quando a outra pessoa tomar a iniciativa. Geralmente essa atitude deve partir da pessoa mais importante ou mais idosa;
  • Atente-se aos nomes das pessoas. O esquecimento de nomes é constrangedor. Mas se esquecer, desculpe-se e pergunte;
  • Evite exageros em bom humor e intimidades;
  • Ouça antes de falar, tomando o cuidado de não interromper e ouvindo com atenção;
  • Fale de forma natural, sem exageros no volume da voz, nem alto nem baixo demais;
  • Nas conversas evite falar de assuntos que não conhece, e não aborde assuntos de seu interesse de forma inconveniente. Aguarde o momento certo e crie oportunidades;
  • Use um bom vocabulário, evitando gírias;
  • Mantenha boa postura: quando estiver sentado, mantenha as costas retas e as pernas paralelas, evite cruzá-las;
  • Em pé fique com as pernas paralelas, evite a posição de descanso; mantenha os ombros erguidos em postura ereta; ao andar, evite o rebolado.
  • As mesas, dispostas no salão de maneira organizada, e a distribuição dos convidados, previamente estabelecida, não devem ser alteradas. É bastante comum em festas ver pessoas trocando de lugar ou arrastando mesas e cadeiras para ficar ao lado dos conhecidos, isto é considerado uma falta de respeito com o dono da festa, que passou bastante tempo preparando cada detalhe.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s