Cultura: Instituto Dragão do Mar inicia negociações internacionais para articulação do hub cultural do Ceará

hubculturalv3 (1)Cinco países da América do Sul participam do projeto de formação de um hub de circulação de produtos culturais. Cinco instituições chilenas estão na primeira fase do projeto.

O Instituto Dragão do Mar iniciou as negociação que vão formar o hub cultural do Ceará com países sul americanos. Por meio de convênios com instituições culturais de países como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura irá promover intercâmbios artísticos utilizando o novo fluxo de aviação instalado recentemente no Ceará. Para o Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, “o objetivo dessa negociação internacional é abrir uma porta para o campo cultural do Ceará, aproveitando esse circuito de voos e tráfego de pessoas do hub, o Ceará tem que se posicionar com sua força cultural”, explica Paulo.

Na última semana, o presidente do Instituto Dragão do Mar assinou um convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Valparaíso assegurando a realização de projetos conjuntos. Valparaíso além de ser a capital legislativa do país, é a agora a capital cultural pois vai sediar o recém criado Ministério da Cultura chileno. Quatro outras importantes instituições culturais de Santiago integram o projeto: Centro Cultural Gabriela Mistral, o mais importante do país;  Museu da Memória e dos Direitos Humanos e o Centro Cultural de Matucana conhecido como M100. O convênio prevê ainda a participação do Ceará no Imesur,  o mercado da música chilena e latino-americana.

O primeiro projeto negociado é o Festival “ Tudo que vivemos juntos” que irá tratar das relações históricas entre os países durante o fechamento político do Brasil, em 1968, quando diversos artistas e intelectuais brasileiros se exilaram no Chile, até morte de Salvador Allende, em 1973.

O prefeito de Valparaíso, Jorge Sharp, diz que a iniciativa vai potencializar a cultura e as produções artísticas das duas cidades. “Estamos muito contentes em celebrar esse acordo com um país tão importante como o Brasil e em particular uma cidade tão relevante para a cultura latino- americana como Fortaleza. É uma oportunidade de aprendizado que vamos aproveitar ao máximo’’, afirma o prefeito.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s