News: Festival de Dança do Litoral Oeste chega à 11ª edição levantando a bandeira “A cultura vive!”

dança_Luiz Alves (34 of 79) - Carlos Antônio Dos Santos

Nem só nas praias – belíssimas, diga-se de passagem – estão a vocação e o reconhecimento do Litoral Oeste do Ceará. Há mais de 20 anos a dança mostra-se como uma de suas principais manifestações artísticas, a ponto de ter alcançado um patamar que desponta a região como um dos principais polos dessa arte no Estado e além de suas fronteiras.

Naturalmente, essa pulsação que move bailarinos, coreógrafos e criadores de cidades como Itapipoca, Paracuru e Trairi, provocou a criação do Festival de Dança do Litoral Oeste, que em 2019 chega à 11ª edição, a acontecer de 29 de julho a 03 de agosto em Itapipoca. O 11º Festival de Dança do Litoral Oeste é uma realização da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), Associação Dança Arte e Ação, de Paracuru, e Associação de Dança Arreios, de Trairi, com a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811) e o apoio institucional da Prefeitura de Itapipoca. Parceria: Enel. Coprodução: WM Cultural.

A cada ano o Festival integra, mobiliza e difunde a dança cênica no interior cearense com programação diversa, composta por ações formativas, exposições, rodas de diálogos, publicações, apresentações de espetáculos de dança e shows musicais voltados a espaços e públicos distintos. O acesso a todas as atividades é gratuito, contribuindo para a democratização da cultura na região do Litoral Oeste e Vale do Curu, possibilitando a troca de experiências, o convívio, o fortalecimento de vínculos, a acessibilidade artística e a celebração dos afetos que mobilizam a dança cênica no interior do Ceará.

A 11ª edição

O 11º Festival de Dança do Litoral Oeste terá programação em espaços diversos de Itapipoca. Começa no dia 29 na Igrejinha, do Assentamento Maceió. Ao longo dos seis dias terá levado espetáculos, interferências, performances e outras manifestações artísticas a Oca da Aldeia Tremembé, Praça dos Motoristas, Rodoviária, Centro Integração Esporte e Cultura (CIEC), Praça da Matriz e Galpão da Cena.

São atrações nesta edição, Rosa Primo (com o solo Iracema), Grupo N ∞ (Negro preto luminoso), Nivea Jorge e Nazaré Rocha (Balaias), Cia Flex de Dança Contemporânea (Terreiros virtuais), Silvia Moura (Tempestade), Todo projeto começa do meio (Ação performática I: aspectos da presença), Cia de Dança Ciclos (Caecus), Cia de Dança de Itapajé (Descaso), Cia Ikannús (Entrelaços), Cia Rastro (Milagreiro), Cia Balé Baião (remontagem de Pátria sertaneja, de 1997), Nodo Yara (Yugo), Grupo ZitZero (Implosão sob peles), Cia de Arte Andanças (Graça),  Rede Cuca (Vetin), Escola de Dança de Paracuru e Arreios Cia de Dança, entre outras companhias, grupos e artistas.

Homenageadas

Este ano o Festival presta homenagem a duas mulheres protagonistas da dança no Ceará, nas últimas décadas. Uma delas é a coreógrafa Andrea Bardawil, que há 30 anos fundou a Cia de Arte Andanças, e Cláudia Pires, primeira coordenadora pedagógica do Festival de Dança do Litoral Oeste, que festeja 25 anos de dança.

11º Festival de Dança do Litoral Oeste – Dias 29, 30 e 31 de julho e 01, 02 e 03 de agosto de 2019 em Itapipoca, Ceará. Informações: Facebook: dancalitoraloeste https://www.facebook.com/dancalitoraloeste/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s