Fotografia: Arte de toda gente oferece curso de fotografia de instituição portuguesa

O projeto Arte de Toda Gente realiza um curso de fotografia online gratuito. As aulas serão ministradas pelo Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, de Portugal, por meio dos projetos Um Novo Olhar e Bossa Criativa. Os projetos fazem parte da parceria entre Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. 

Com inscrições abertas de 20 a 27 de novembro, o Curso de Fotografia é destinado a estudantes universitários de comunicação social; fotógrafos iniciantes; e profissionais da fotografia, de instituições que trabalham com acervo fotográfico, entidades culturais em geral e coletivos de fotografia.

No total, são 100 vagas para oito oficinas, que serão transmitidas através das plataformas Google Classroom e Google Meet, em tempo real. Todos os inscritos receberão um manual para facilitar a utilização das plataformas.
As aulas serão ministradas pelos instrutores portugueses Pedro Teixeira e Diogo Alves e acontecem entre 2 e 17 de dezembro, sempre das 17h às 20h. O link para as inscrições está disponível no site do Bossa Criativa – www.bossacriativa.art.br .

Os instrutores:

Pedro Teixeira nasceu em 1977, na pequena cidade de Fafe (Portugal), e cedo se interessou pelas artes, enquanto músico e fã de multimídia. Concluiu uma Licenciatura em Ciências da Comunicação, na área de Publicidade e, mais tarde, especializou-se em Novas Tecnologias da Comunicação (Mestrado). Já no âmbito profissional, participou na organização de feiras internacionais e eventos musicais, desenvolvendo, simultaneamente, a sua experiência na fotografia digital e a sua ligação com a formação e ao ensino. Nos últimos 15 anos, Pedro tem lecionado na área de fotografia, tanto para amadores quanto para profissionais. Ele se considera um purista e defende que existe uma diferença entre a fotografia e o registo fotográfico, sendo que para a fotografia é praticada por quem tem conhecimento específico. Para ele, no futuro devido à massificação do vídeo e da tecnologia que o acompanha, a fotografia passará a ser apenas um movimento artístico.

Diogo Alves é natural de Fafe (Portugal), e iniciou-se na fotografia aos 15 anos, quando ingressou no Curso Técnico de Operador de Fotografia e aprofundou seu interesse pela fotografia e pelo audiovisual. Mais tarde, concluiu o curso de Multimédia, em que, além da fotografia, também estudou cinema e design gráfico. Desde então, tem desenvolvido vários conteúdos publicitários em empresas, especialmente fotos de produto e coberturas de grandes eventos empresariais como fotojornalista, em Portugal e no exterior. Além de uma carreira promissora como professor, Diogo também se dedica à música e está ligado a inúmeros projetos nesse campo.

Sobre os projetos da parceria da Funarte com a UFRJ

O Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto (www.bossacriativa.art.br).

O Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:

Curso de Fotografia online do Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa no Arte de Toda Gente – Projetos Bossa Criativa e Um Novo Olhar

Inscrições: entre 20 e 27 de novembro (link no site www.bossacriativa.art.br).

Aulas: entre 2 e 17 de dezembro

Vagas disponíveis: 100

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis nos sites dos projetos

Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s