Cinema: Shazam!

shazam001

Nossa dica de hoje é o filme Shazam! , que conta a história de Billy Batson (Asher Angel) que tem apenas 14 anos de idade, e recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, torna-se um adulto, cujo nome é um acróstico formado pelas iniciais dos seguintes heróis e deuses da Antiguidade: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio, e quando o adolescente se transforma nessa sua poderosa  para se divertir e testar suas habilidades. Também vai precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Originalmente chamado de Capitão Marvel, o super-herói foi criado em 1939, um ano depois do Superman, pelo desenhista C.C. Beck e pelo roteirista Bill Parker, na HQ Whiz Comics #2, da editora Fawcett Comics. Se tornando o super-herói mais popular do mundo, superando as vendas do próprio Superman nos anos 1940, e em 1953 a Fawcett deixou de publicar a HQ, principalmente por causa de um processo judicial movido pela DC, que alegava que o Capitão Marvel era parecido demais com o Superman.

Em 1972, ironicamente, a DC licenciou o personagem junto com toda a “família Marvel” da editora Fawcett, incluindo Mary Marvel e Capitão Marvel Jr. e incorporou Shazam ao Universo DC de heróis. Que aliás, ficou conhecido somente por esse nome desde 2011, devido a um outro conflito de marcas com o Capitão Marvel da rival Marvel Comics.

Shazam! é o melhor filme do universo DC, pois tem a inocência como parte fundamental da trama e ainda, traz o herói revitalizado e pronto para agradar velhos fãs e conquistar uma nova geração que não sabia nem que ele existia!

Nostalgia é uma das palavras que combinam perfeitamente com o filme, pois este parace ter saído diretamente dos anos 80 e 90, não só pelas referências de filmes como ” Quero Ser Grande (Big, 1988) “, que rendeu bons easter eggs, mas pela linguagem exagerada e sentimental em determinadas situações.  Algo típico daquela epóca, onde era  priorizado o caricato ao invés do pragmático.

Com um elenco excelente, Zachary Levi usa de seu carisma e timing cômico natos para retratar bem até demais o crianção empolgado no corpo de um Super-Homem, o às dá a impressão de serem dois personagens diferentes!  Asher Angel, um pouco verde ainda toma conta da carga dramática de Billy Batson de forma eficiente.  Mas, quem arrebenta é Jack Dylan Grazer (de “It – A Coisa”), ele rouba a cena como Freddie Freeman, o irmão adotivo de Billy e única pessoa a saber de sua identidade secreta. A sacada de transformá-lo em um nerd fissurado nos outros super-heróis da DC é genial, pois Jack consegue ser carismático e chato ao mesmo tempo! Certamente vai fazer dele o favorito e mais identificável para muita gente. A inteligente Mary Bromfield (Grace Fulton), o gamer/hacker Eugene Choi (Ian Chen), a adorável Darla Dudley (Faithe Herman) e o forte e quieto Pedro Peña (Jovan Armand) que ficou meio apagado no filme, são liderados pelo casal Rosa (Marta Milans) e Victor Vasquez (Cooper Andrews), que completam o núcleo familiar acolhedor, criado perfeitamente para que o público se sinta em casa.

Como nem tudo são flores, a decepção ficou por conta do vilão! Mark Strong que apesar de não privar Dr. Silvana de nenhum traço vilanesco, deixa a desejar em sua versão para o cinema, memso com um figurino imponente que combina todas as suas versões dos quadrinhos. E Os Sete Pecados Capitais libertados pelo vilão possuem um design limitado e sem graça, se tornando apenas uma ameaça obrigatória para fechar a trama. Mesmo, com alguns furos que não chegam a incomodar, o longa tráz supresas que vão fazer você se divertir muito e relembrar a sua infância! Nós amamos e indicamos!!!

Ficha Técnica:
Ano: 2019
País: EUA
Duração: 2h12 min
Direção: David F. Sandberg
Roteiro: Henry Gayden, Darren Lemke
Elenco: Zachary Levi, Jack Dylan Grazer, Asher Angel, Grace Fulton, Mark Strong, Djimon Hounsou

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s