Cinema: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor tem filmes selecionados para o Cine Ceará

Festival Ibero-americano de Cinema acontecerá de 5 a 11 de dezembro. Quatro produções produzidas por alunos e egressos da Unifor foram selecionadas pelo evento e poderão ser conferidas online.

Mais uma vez a graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, integra a programação do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Para a 30ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, foram selecionados quatro curtas-metragens dirigidos por alunos e egressos da Unifor.

Farão parte do Festival as produções “Aqui Entre Nós”, de Alexia Holanda e Daniel Sobral; “A Fome Que Devora o Coração”, de Raiane Ferreira; “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes e Muniz Filho; e “Cacau”, de Ton Martins. Todos integrarão a mostra “Olhar do Ceará”, que se preocupa em dar visibilidade aos talentos locais, bem como valorizar o cinema universitário.

“O Cine Ceará é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. É um espaço de distinção simbólica para os realizadores que integram a programação, pois sua seleção mobiliza muitos filmes”, afirma a professora Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. “Nossos alunos e ex-alunos desenvolveram obras potentes, resultado de muito envolvimento nos processos formativos do curso. Estamos, mais uma vez, muito felizes”.

Este ano, o Cine Ceará contará com formato híbrido (online e presencial), medida implementada para respeitar as normas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Os longas da mostra serão exibidos presencialmente em Fortaleza, em local a ser confirmado, e os curtas poderão ser conferidos pela TV Ceará e pelo canal do Cine Ceará no Youtube.

Confira aqui a programação completa do Festival.

Espaço de realização

“As disciplinas de criação e desenvolvimento de roteiro ofertadas pelo curso de Cinema e Audiovisualda Unifor me deram a principal conquista: realizar o desejo de fazer cinema”, relata Ton Martins, diretor do filme “Cacau”. O curta-metragem, que tem a paisagem sertaneja como elemento de destaque, começou a ser produzido sob orientação de Valdo Siqueira, cineasta e docente da Unifor.

A produção “Aqui Entre Nós”, por sua vez, foi roteirizada pela aluna Alexia Holanda em disciplina ministrada pelo professor e cineasta Glauber Filho. Sobre a jornada criativa do curta, ela, que o dirigiu ao lado do colega Daniel Sobral, compartilha: “Eu amadureci junto com o filme. Quando fiz o roteiro, estava apenas no segundo semestre, então quando tivemos a oportunidade de produzi-lo na cadeira de Cine Experiência V, eu já tinha desenvolvido um outro olhar sobre o filme e sobre o fazer do cinema em si”.

Sobre a realização do filme e sua seleção para o Festival, Daniel acrescenta que “não seria possível realizar esse curta-metragem sem o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Eu fico muito feliz, é um reconhecimento incrível para nós, que trabalhamos com cinema universitário e independente. Conseguir a visibilidade de um festival como o Cine Ceará é muito importante”.

Conheça a sinopse dos curtas

Aqui Entre Nós

Sinopse: Lucas retorna à casa de seus pais para comemorar o aniversário de sessenta anos de seu pai, Pádua. Ao ser confrontado com o mundo conservador e burguês do qual havia escapado, Lucas percebe que não pode mais se esconder atrás de sua antiga máscara e decide expressar o que realmente pensa. Dirigido por Alexia Holanda e Daniel Sobral.

A Fome Que Devora o Coração

Sinopse: Uma mulher independente e solitária se contenta em ter pequenos prazeres no seu dia a dia na cidade. Algumas situações a fazem experimentar novas sensações e descobrir o que seu corpo é capaz de lhe proporcionar, levando-a a encontrar sua deusa interior. Dirigido por Raiane Ferreira.

Noite de Seresta

Sinopse: Este curta documental apresenta Kátia, uma mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por MIDIS de karaokê. Quando canta, seu corpo e sua alma se expandem, e as mazelas de sua vida se apagam. Ao longo do filme, é possível conhecer um pouco da vida da cantora e de sua forma de estar no mundo. Viramos também o seu público, que é agraciado com sua energia, que canta junto, que espia. Dirigido por Sávio Fernandes e Muniz Filho.

Cacau

Sinopse: No sertão, área serrana do Ceará, o calor sufocante se manifesta em Cacau. Nesse lugar inóspito, ela encontra sua maneira de se refrescar e preencher o ócio sem dar importância aos julgamentos alheios. A forma livre de viver alimenta e impacta as intenções de Genildo. Há uma misteriosa sensação de desejo que pode levar a situações inesperadas. Dirigido por Ton Martins.

Serviço

30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

Data: 5 a 11 de dezembro de 2020

Produções em curta-metragem poderão ser vistas online ou pelo canal TV Ceará

Produções em longa-metragem serão exibidas presencialmente

Detalhes e programação completa podem ser conferidos aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s