Cinema: 7ª Mostra Retroexpectativa segue no Cinema do Dragão

Iniciada no último dia 21 de janeiro, a 7ª edição da Mostra Retroexpectativa continua até 03 de fevereiro trazendo os filmes que foram mais aclamados pelo público no ano passado, além de clássicos e de filmes inéditos no Ceará.  Com sessões a partir das 14h45, a Mostra acontece na sala 2 do Cinema do Dragão, com ingressos à venda na bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.com (https://www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao?city=fortaleza). Às terças, as sessões têm valor reduzido a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Durante esta semana, 31 sessões exibirão 29 longas-metragens e 2 médias-metragens. A grade de programação será composta por 15 filmes na faixa Retrospectiva, 10 filmes na faixa Expectativa e 6 clássicos.


Segundo Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, a Mostra já chegou a alcançar um público total de mais de 5000 espectadores em edição anterior. Em respeito aos protocolos sanitários, este ano o Cinema trabalhará com um público bem reduzido, com ocupação de até no máximo 35% da capacidade da sala, como forma de manter a tradição da Mostra, mas preservando a saúde dos frequentadores e dos profissionais do Cinema.

Além da ocupação reduzida e distanciamento social entre os ocupantes, o Cinema do Dragão mantém os demais protocolos de biossegurança previstos pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará, como a aferição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool em gel, distanciamento na fila da bilheteria, venda de ingressos online na plataforma Ingresso.com e sanitização da sala no intervalo entre as sessões.


 
Faixa Retrospectiva

Entre os filmes de maior sucesso de público no Cinema do Dragão em 2020, o curador destaca O FAROL (de Robert Eggers), ADORÁVEIS MULHERES (de Greta Gerwig), OS MISERÁVEIS (de Ladj Ly) e PACARRETE (de Allan Deberton). PEQUENA GAROTA (de Sébastien Lifshitz).

LIBERTÉ (de Albert Serra) é um filme que estreou nacionalmente no ano passado, mas que ainda permanecem inéditos em Fortaleza. QUERÊNCIA (de Helvécio Martins Jr.) e SERTÂNIA (de Geraldo Sarno) estrearam recentemente.


Faixa Clássicos

A faixa de clássicos reúne seis filmes em cópias restauradas DCP 2K: CONTOS DE VERÃO (de Eric Rohmer), Z (de Costa Gravas), O DINHEIRO (de Robert Bresson) e a trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski (A FRATERNIDADE É VERMELHA, A LIBERDADE É AZUL, A IGUALDADE É BRANCA).   
 
Faixa Expectativa

A faixa Expectativa traz treze novidades no circuito comercial do Ceará, filmes que fizeram carreiras em festivais ou nas plataformas de streaming e agora poderão ser assistidos na sala de cinema. Entre os longas, destacam-se os cearenses PAJEÚ (de Pedro Diógenes), AS CORES DO DIVINO (de Victor Costa Lopes) e CABEÇA DE NÊGO (de Déo Cardoso). Os filmes PJ HARVEY: UM CÃO CHAMADO DINHEIRO (de Seamus Murphy), PERFIL DE UMA MULHER (de Koji Fukada), CASA DE ANTIGUIDADES (de João Paulo Miranda), EU ESTAVA EM CASA MAS? (de Angela Schanelec) e SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER (de Éthel Oliveira e Júlia Mariano) são alguns dos outros destaques da programação. Além disso, os médias-metragens SETE ANOS EM MAIO (de Affonso Uchôa) e VAGA CARNE (de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.) serão exibidos numa sessão dupla especial.

 
Debates

Além das exibições, o Cinema do Dragão realizará ainda bate-papos virtuais com realizadores, que poderão ser acompanhados sempre a partir das 19h, ao vivo, no Instagram do Cinema do Dragão. A primeira live acontecerá nesta terça-feira (26) com Deo Cardoso, diretor de ´Cabeça de Nêgo´, que será entrevistado pelo curador Pedro Azevedo.  No dia 2 de fevereiro, Victor Costa Lopes, diretor de ´As cores do Divino´, falará sobre o longa e os bastidores. Caroline Louise, produtora executiva de Pajeú, será a convidada da última live, no dia 3 de fevereiro. 
 

Confira as fichas técnicas dos filmes e a programação completa abaixo:

FAIXA RETROSPECTIVA


O FAROL
Robert Eggers
Ficção
Canadá – Estados Unidos – 110 min
16 anos
Sinopse: Início do século XX. Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
// Sala 2
30/01: 15h10


ADORÁVEIS MULHERES
Greta Gerwig
Ficção
Estados Unidos – 135 min
10 anos
Sinopse: As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.
// Sala 2
29/01: 15h


OS MISERÁVEIS
Ladj Ly
Ficção
França – 102 min
14 anos
Sinopse: Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris, onde Victor Hugo ambientou seu famoso romance Os Miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada – ambos membros experientes da equipe – ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia.
// Sala 2
26/01: 17h20


FRANKIE
Ira Sachs
Ficção
França/Portugal – 100 min
14 anos
Sinopse: Depois de ter sido diagnosticada com uma doença terminal, Frankie, uma famosa atriz francesa, se refugia em Sintra, Portugal, onde pretende passar os seus últimos dias ao lado dos familiares que aos poucos descobrem a gravidade da situação.
// Sala 2
25/01: 17h50

VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI
Ken Loach
Ficção
Reino Unido – França – Bélgica – 101 min
14 anos
Sinopse: Ricky, Abby e seus dois filhos vivem em Newcastle. A família é unida e os pais dão duro. Enquanto Abby trabalha diligentemente cuidando de idosos, Ricky só consegue trabalhos mal pagos. Eles percebem que nunca se tornarão independentes ou mesmo donos de sua própria casa. Até que uma oportunidade real parece ser oferecida pela revolução digital. Abby vende seu carro para que Ricky possa comprar uma van e se tornar um motorista de entregas por conta própria. Mas os excessos deste novo mundo terão grandes repercussões em toda a família.
// Sala 2
25/01: 15h35


LIBERTÉ
Albert Serra
Ficção
França/Portugal/Espanha/Alemanha – 132 min
18 anos
Sinopse: Em algum lugar entre Potsdam e Berlim, em 1774, pouco antes da Revolução Francesa, Madame de Dumeval, Duque de Tesis e Duque de Wand, libertinos expulsos da puritana corte de Luís XVI, pedem apoio ao lendário e sedutor Duque de Walchen, livre-pensador alemão, que vive solitário num país onde reinam a falsa virtude e a hipocrisia. A missão deles é exportar a libertinagem, filosofia do século das Luzes baseada na rejeição aos limites morais e às autoridades, mas, além disso, precisam encontrar um lugar seguro para realizarem seus jogos libertinos nos quais a busca por prazer obedece apenas às leis ditadas pelos desejos não realizados.
// Sala 2
26/01: 19h30


OS OLHOS DE CABUL
Zabou Breitman, Eléa Gobbé-Mévellec
Ficção
França – 82 min
14 anos
Sinopse: Verão de 1998. Cabul, capital e maior cidade do Afeganistão, está sob a lei do Talibã. Zunaira e Mohsen são jovens e apaixonados. Apesar de toda a violência e a miséria diárias, eles alimentam a esperança de um futuro melhor. Um dia, um gesto bobo faz com que a vida dê uma guinada sem volta.
// Sala 2
27/01: 18h

PARTIDA
Caco Ciocler
Documentário
Brasil – 93 min
14 anos
Sinopse: Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se ela mesma à presidência da república e juntar-se a uma trupe numa viagem apaixonada em defesa de uma utopia: tentar passar a virada do ano nos braços de sua maior inspiração política, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.?
// Sala 2
03/02: 17h40


ONTEM HAVIA COISAS ESTRANHAS NO CÉU
Bruno Risas
Ficção
Brasil – 110 min
12 anos
Sinopse: Uma família vive em crise quando o pai fica desempregado e eles são obrigados a se mudar para uma velha casa no interior de São Paulo. Em meio a brigas, a avó adoecendo e problemas financeiros, eles seguem vivendo, enfrentando as dificuldades do cotidiano. Certo dia, a mãe é abduzida, mas a vida continua como se nada tivesse acontecido.
// Sala 2
02/02: 15h10


APOCALIPSE NOW – FINAL CUT
Francis Ford Coppola
Ficção
Estados Unidos – 153 min
16 anos
Sinopse: Versão da obra prima Apocalipse Now, que conta com 30 minutos de cenas extras exclusivas e som completamente remasterizado. Durante a Guerra do Vietnã, um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel americano que matou centenas de inocentes e se escondeu na selva profunda, onde é adorado e protegido como um deus pelos seus seguidores.
// Sala 2
27/01: 14h45


MULHER OCEANO
Djin Sganzerla
Ficção
Brasil/Japão – 99 min
14 anos
Sinopse: Uma escritora brasileira que acaba de se mudar para Tóquio dedica-se a escrever um novo romance, instigada por suas experiências no Japão e por uma das últimas cenas que presenciou no Rio de Janeiro: uma nadadora de travessia oceânica rasgando o horizonte com vigorosas braçadas em mar aberto. Essas duas mulheres, aparentemente, não compartilham nenhuma conexão, até que a vida de uma começa a interferir na vida da outra, estranhamente ligadas pelo mar. Hannah, a escritora, mergulha em uma jornada de autodescoberta no Japão, enquanto Ana, a nadadora, no Rio, estranhamente tem seu corpo transformado em uma espécie de oceano interior.
// Sala 2
01/02: 15h35

PACARRETE
Allan Deberton
Ficção
Brasil – 97 min
10 anos
Sinopse: Russas, interior do Ceará. Pacarrete é uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha e tem Maria como empregada doméstica. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente.
// Sala 2
31/01: 15h30

SERTÂNIA
Geraldo Sarno
Ficção
Brasil – 97 min
14 anos
Sinopse: Quando o bando de Jesuíno invade a cidade de Sertânia, Antão é ferido, preso e morto. O filme projeta a mente febril e delirante de Antão, que rememora os acontecimentos.
// Sala 2
26/01: 15h


QUERÊNCIA
Helvécio Marins Jr.
Ficção
Alemanha/Brasil – 90 min
12 anos
Sinopse: Marcelo é um cowboy de uma fazenda que usa seu tempo livre para executar sua verdadeira paixão: locutor de rodeio. Um dia, ao voltar para casa, ele se depara com um homem armado que quer roubar seus gados, e seu cavalo Appaloosa. Traumatizado, ele recorre à irmã Márcia, que mora no Rio de Janeiro, para ajudá-lo a superar o acontecimento.
03/02: 15h30


PEQUENA GAROTA
Sébastien Lifshitz
Ficção
França – 85 min
10 anos
Sinopse: Sasha, de 7 anos, sempre soube que era uma garota, embora tenha nascido menino.
25/01: 20h


 
FAIXA EXPECTATIVA 


SETE ANOS EM MAIO
Affonso Uchôa
Ficção
Brasil – 43 min
12 anos
Sinopse: Em uma noite de Maio, sete anos atrás, Rafael chegava em casa depois do trabalho. Quando abria o portão, alguém chamou seu nome. Ele olhou pro lado e viu pessoas que não conhecia. Rafael saiu da sua casa carregado pelos desconhecidos e nunca mais voltou. Desde então ele vive como se aquela noite nunca tivesse terminado.
02/02: 17h40

VAGA CARNE
Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
Ficção
Brasil – 45 min
12 anos
Sinopse: Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.
02/02: 17h40


AS CORES DO DIVINO
Victor Costa Lopes
Documentário
Brasil – 78 min
16 anos
Sinopse: Documentário realizado a partir de conversas com pessoas LGBT+, unidas por um traço em comum: todas já fizeram parte, ou ainda fazem, de alguma instituição religiosa. O filme traça um instigante panorama sobre a relação entre religião e sexualidade.
31/01: 18h


OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA
Claude Lelouch
Ficção
França – 84 min
12 anos
Sinopse: Eles se conheciam há muito tempo: um homem e uma mulher, cujo romance deslumbrante e inesperado, capturado no icônico filme Um Homem, Uma Mulher, de 1966, revolucionou a compreensão do amor. Hoje, o ex-piloto de corridas parece perdido nos caminhos de sua memória. Para ajudá-lo, seu filho procura a mulher que seu pai não foi capaz de manter, mas sobre quem ele fala constantemente. Anne, então, se reúne com Jean-Louis e sua história começa onde eles terminaram?
01/02: 17h45


DENTE POR DENTE
Julio Taubkin, Pedro Arantes
Ficção
Brasil – 85 min
14 anos
Sinopse: Ademar (Juliano Cazarré) trabalha em uma empresa de segurança particular que atua junto a uma incorporadora imobiliária. Quando seu sócio Teixeira desaparece, ele se vê implicado em um mistério com raízes mais profundas. Para complicar, Ademar está tendo sonhos estranhos com dentes – e toda vez que isso acontece, pessoas ao seu redor aparecem mortas. Para interromper esse ciclo, Ademar precisa entender o que está acontecendo e qual o seu papel nesta trama sombria.
03/02: 19h40


PJ HARVEY: UM CÃO CHAMADO DINHEIRO
Seamus Murphy
Documentário
Irlanda/Reino Unido – 92 min
12 anos
Sinopse: A compositora e cantora PJ Harvey e o premiado fotógrafo Seamus Murphy fizeram uma parceria. Em busca de experiências mais pessoais nos países sobre os quais ela desejava escrever, PJ acompanhou Murphy em algumas de suas viagens de trabalho pelo mundo. Foram juntos ao Afeganistão, ao Kosovo e a Washington. PJ coletou palavras e Murphy coletou imagens.
29/01: 20h

PERFIL DE UMA MULHER
Koji Fukada
Ficção
Japão/França – 114 min
14 anos
Sinopse: Ichiko é enfermeira particular e há anos cuida da matriarca da família Oisho e os considera como sua própria família. É também confidente da jovem Motoko, a filha mais velha da família. A vida tranquila e rotineira de Ichiko começa a mudar quando a irmã mais nova de Motoko desaparece. Logo a mídia e as investigações da polícia revelam que o sequestrador é o sobrinho de Ichiko.
30/01: 19h40


VITALINA VARELA
Pedro Costa
Ficção
Portugal – Cabo Verde – 124 min
12 anos
Sinopse: Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião.
02/02: 19h40


EU ESTAVA EM CASA, MAS?
Angela Schanelec
Ficção
Alemanha/Sérvia – 105 min
12 anos
Sinopse: Um garoto de 13 anos desaparece, sem deixar vestígios. Após uma semana, ele reaparece no pátio da escola, sujo e diferente. Sua mãe e seus professores podem apenas tentar adivinhar o que ele procurava: uma extrema proximidade com a natureza ou a morte, por causa da recente perda de seu pai. O comportamento do garoto invalida tudo aquilo que, até então, eles tomavam como certo.
27/01: 20h


PAJEÚ
Pedro Diógenes
Ficção
Brasil – 74 min
14 anos
Sinopse: Maristela está sendo atormentada por um sonho constante: uma criatura emergindo das águas do Riacho Pajeú. A estranheza e insistência do pesadelo começam a atrapalhar o sono e o cotidiano de Maristela que, procurando uma solução para seu problema, inicia uma pesquisa sobre o Riacho, sua história e seu desaparecimento. Os pesadelos não param. Sonho e realidade se misturam. Pessoas próximas a Maristela começam a desaparecer, assim como o Pajeú desapareceu. A angústia dela aumenta junto com o medo de também sumir.
31/01: 20h

FAIXA CLÁSSICOS

Z (1969)
Costa Gravas
Ficção
França – 125 min
14 anos
Sinopse: O assassinato real de um político liberal (Yves Montand), cometido como se fosse um acidente, é retratado no caso Lambrakis. Fato acontecido na Grécia no início da década de 60, a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército.
29/01: 17h30


CONTOS DE VERÃO (1996)
Eric Rohmer
Ficção
França – 120 min
14 anos
Sinopse: Gaspard vive reclamando que sua vida é uma chatice, que nunca lhe acontece nada de emocionante. Estudante, está em férias de verão, mas a folga já começou mal. Ele viajou para Dinard, onde espera a chegada de Léna, por quem ele se diz apaixonado. Enquanto ela não vem – e ele não está mesmo certo de que ela virá – passa muito tempo em companhia de Margot, estudante que trabalha como garçonete. Margot tem o dom de fazê-lo falar e ele sente tão bem com ela que pensa em dedicar-lhe uma música que está compondo. Uma noite, Margot leva-o a uma discoteca, onde ele conhece Selene. Seu coração balança pela bela morena e ele lhe oferece a sua canção. Decide, também, acompanhar Selene a outra cidade para terminar as férias. Margot fica com ciúme, pois ele havia feito com ela também planos de outra viagem. A chegada, afinal, da esperada Léna vem complicar ainda mais o dividido Gaspard. Agora, coisas de mais estão lhe acontecendo e todas de uma vez.
01/02: 19h45


O DINHEIRO (1983)
Robert Bresson
Ficção
França – 85 min
14 anos
Sinopse: Uma nota falsa de 500 francos circula pelas caixas, bolsos e mãos de várias pessoas até encontrar Yvon (Christian Patey), um jovem trabalhador. Por conta dela ele é demitido, acaba preso e tem a vida profundamente modificada.
30/01: 17h40


A FRATERNIDADE É VERMELHA (1994)
Krystof Kieslowski
Ficção
França/Polônia/Suíça – 100 min
14 anos
Sinopse: Uma modelo (Irène Jacob) atropela o cão de um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant), que tem o estranho hábito de ouvir as conversas telefônicas de outras pessoas. Este fato será o ponto de partida para uma singular amizade.
28/01: 20h


A IGUALDADE É BRANCA (1994)
Krystof Kieslowski
Ficção
França/Polônia/Suíça – 92 min
14 anos
Sinopse: Após se divorciar na França da mulher que ama, Dominique (Julie Delpy),um polonês (Zbigniew Zamachowski) volta ao seu país de origem disposto a ganhar muito dinheiro para poder se vingar do grande amor da sua vida.
28/01: 18h


A LIBERDADE É AZUL (1993)
Krystof Kieslowski
Ficção
França/Polônia/Suíça – 100 min
14 anos
Sinopse: Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie (Juliette Binoche) decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional.
28/01: 15h
 
Serviço 7ª Mostra Retroexpectativa do Cinema do Dragão
Período: De 25 de janeiro a 03 de fevereiro
Horário: Bilheteria aberta a partir das 14h
Local: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará)
Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia) na bilheteria física do Cinema ou no site Ingresso.com (https:/www.ingresso.com/fortaleza/home/cinemas/cinema-do-dragao)
Terça-feira é dia de ingresso promocional: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s