
Enquanto alguns países da Europa ensaiam a reabertura de museus a partir desta semana, para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18/05), a especialista em Estudos em Museus de Arte (USP-BR), Patricia Naka, professora de Artes Visuais do Colégio Humboldt (colégio bilíngue português alemão da capital paulista), dá dicas de como aproveitar essa data e ampliar o conhecimento por meio das artes.
“O dia internacional dos museus é comemorado anualmente com o objetivo de incentivar as pessoas ao hábito de visitar museus de arte moderna, clássica, contemporânea, de história natural, entre tantos outros”, afirma a professora Patricia Naka. “Tradicionalmente, existem museus desde o Renascimento. O gabinete de curiosidades é um ancestral do museu moderno, que surgiu no Renascimento na Europa e teve um papel fundamental no desenvolvimento da ciência e da própria produção moderna, pois era uma forma que a cidade organizava de mostrar às pessoas suas descobertas científicas e também, a produção artística, cultural do seu local”.
Dentre milhares de museus no Brasil e no mundo, de artes, ciências, história natural e cultura, a professora Patricia indica os Museus de Arte mais visitados do mundo, assim como dá dicas para “viajar” de forma online nos que disponibilizam tour virtual.
· “Para você que está em casa, indico o aplicativo / plataforma digital Google Arts & Culture lá você poderá conhecer museus do Brasil e do mundo! Eles atualizam diariamente em seu feed, com visitas virtuais 3D a museus de arte, espaços culturais, museus a céu aberto e seleções temáticas”.
· “Para quem está em São Paulo, a maioria dos museus, galerias e centros culturais já abriram suas portas para visitação física. Sugiro a visita ao Complexo do Parque Ibirapuera, que, além de ser um dos principais parques da cidade, confere também um importante Polo Cultural. Lá encontram-se além da arquitetura de Oscar Niemeyer, pontuando o vão livre de concreto da Marquise, os museus: MAM-SP, a Bienal, o Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão das Culturas, o Planetário e o Pavilhão Japonês, entre espaços de lazer, esporte e de Jardins Naturais que estimulam a aproximação e o contato com a natureza, considerando sua preservação num espaço público de visitação aberta à todos”.
· “Além disso, há uma ampla lista de Museus no Brasil e no mundo que disponibilizam tour virtual”:
Tour-Virtual Museus do Brasil
Museu de Arte Moderna de São Paulo
MAM-SP tour virtual por todas as exposições do MAM
Tour Virtual MAM-SP. Exposição em cartaz: Antonio Dias: derrotas e vitórias
MAM-SP Google Arts & Culture – Tour Virtual
Museu Afro-Brasil
https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
Museu Afro-Brasil Primeiro Andar
Museu do Futebol
Tour 3D Museu do Futebol SP, Brasil
MASP – Museu de Arte Assis Chateaubriand SP
https://masp.org.br/acervo/explore
Pinacoteca de São Paulo
MAC-USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de SP
https://acervo.mac.usp.br/acervo/index.php
Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
MIS – Leonardo da Vinci 500 anos de um Gênio
Museu do Amanhã RJ
Tour Virtual – Museu do Amanhã Rio de Janeiro
Museu Oscar Niemeyer – Pará
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D
CCBB – SP (Exposição Egito antigo)
https://www.ccbbvirtual.com.br/
Inhotim – MG
Museu da Língua SP
Museu Casa de Portinari – SP
http://www.museucasadeportinari.org.br/TOUR-VIRTUAL/
Tour-Virtual Museus Internacionais
Google Art & Culture Exposições 3D
Google Arts & Culture – 8 Exposições 3D
Museum Van Gogh – Amsterdam
MoMa NY
Van Gogh Museum Amsterdam
National Gallery London
Museums Insel Berlin
https://www.smb.museum/museen-einrichtungen/museumsinsel-berlin/museumsgebaeude/ueberblick/
Perfil Patricia Manhães Naka: Tem 19 anos de atuação em áreas da arte educação como docente, palestrante e consultora. Especialista em estudos de museus de arte, currículo: PGEHA-USP/BR; pesquisa sobre ação educativa no museu de arte; ações de mediação em museus de arte. Desenvolveu atividades de formação em artes para professores; projetos educativos e relações internacionais no MAM-SP entre os anos de 2000 e 2011. Palestrante do “Iº Simpósio Internacional Estratégias do Ensino da Arte Contemporânea em Museus e Instituições Culturais” USP/BR. Palestrante internacional do ciclo de debates Lunch Lectures da Documenta 12 de Kassel-Alemanha. Desenvolveu pesquisa empírica sobre estudos de museus de arte em Berlim-Alemanha, como bolsista do Instituto Goethe SP/Berlim, 2005. Educadora do MAM-SP, atuou no Programa Cultura é Currículo-FDE com as redes estaduais e municipais de educação de São Paulo. Certificada pela Google Education, desenvolve projetos de arte, tecnologia e mídias sociais, com ênfase em interdisciplinaridade e educação museológica. Como docente mantém constante atualização de conhecimento e pesquisa na área, com motivação para o processo de ensino e aprendizagem de arte e no convívio com alunos.
Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão – Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática (TI).