Eventos: Festival Online Festa do Sol inicia nesta terça (27) as Paradas Criativas, um webinário sobre empreendedorismo cultural e economia criativa

O Festival Online Festa do Sol vai aportar nas Paradas Criativas da Rota do Sol, um webinário que acontecerá de 27 a 29 de julho (terça a quinta) com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube. O Ônibus Espacial Festa do Sol, que representa as ações de formação e negócios criativos do festival, vai orbitar por temas relacionados a empreendedorismo cultural e economia criativa através de uma série de palestras e painéis, respectivamente às 16h e 18h30. O objetivo é colaborar para a formação dos artistas e profissionais de cultura do Ceará.

O Festival Online Festa do Sol é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará, numa realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Associação Movimentos, e coprodução de Betha Produções e WM Cultural. Parceria: Instituto Compartilha. Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

As Paradas Criativas da Rota do Sol vão ser momentos de diálogo sobre as potências criativas do Ceará, como: moda, música, design, culturas tradicionais e artes cênicas, que dão o mote para debates sobre experiências, desafios, conexões diversas, rotas e trajetórias possíveis. As atividades serão abertas por William Mendonça, coordenador de Planejamento e Gestão do Festival Online Festa do Sol e os painéis serão mediados por Nilde Ferreira, da Assessoria do Núcleo de Formação e Negócios Criativos da Festa do Sol.

AS ESTAÇÕES DAS PARADAS CRIATIVAS 

Na primeira Parada Criativa, denominada Estação Sol Nascente, na terça-feira (27) às 16h, acontece a palestra “Desafios da trajetória e cenários de oportunidades nas Cidades Criativas”, proferida pelo professor Alberto Gadanha, ponto focal de Fortaleza na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Às 18h30, o painel “Iniciativas de fortalecimento de negócios criativos em tempos de pandemia” terá a participação de Laizi Fracalossi, coordenadora da Economia da Cultura da Secult-CE, Jonab Fernandes, coordenador geral da Casa de Vovó Dedé, e Paola Braga, diretora presidenta do Instituto Iracema, com comentários de Rachel Gadelha, presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Na quarta-feira (28), na Estação Sol do Meio-Dia, que é a segunda Parada Criativa, o tema é “Cultura em rede para a sustentabilidade” na palestra das 16h com a fundadora da Aflorar Cultural, Cynthia Margareth. Em seguida, às 18h30, o painel “Cultura no coletivo” será com Wilton dos Santos, presidente da Central Única das Favelas do Ceará (CUFA/CE), Xauí Peixoto, consultor da Secult–CE e do IDM no Programa Cultura em Rede, e Fábio Santiago, dirigente Municipal de Cultura de Chorozinho e vice-presidente do Dicultura, com comentários de Katyuscya Arraes, assessora de Impacto Social da Festa do Sol.

A Estação Pôr do Sol é a Parada Criativa de quinta-feira (29). A palestra “Criatividade, inovação e transformação digital”, às 16h, será proferida por Fabrício Mendes, presidente do Pirambu Digital. O painel de encerramento, às 18h30, será sobre “Juventudes, inovação e produção colaborativa para um Ceará de oportunidades”, com a participação de Davi Gomes, diretor do Instituto Cuca, e Mendes Junior, presidente da ECOA Sobral, com comentários de Romualdo da Silva, articulador e produtor cultural.

LANÇAMENTO

Como parte das ações do Ônibus Espacial Festa do Sol, será lançado o e-book Festa do Sol, um livro digital com um levantamento de todas as ações e programação do Festival Online Festa do Sol, como um panorama de toda a sua abrangência e representatividade. O e-book será um importante material de pesquisa para toda a cadeia produtiva da cultura, com um levantamento de investidores, festivais, mostras entre outros eventos culturais, com uma descrição sobre o formato e linguagens de cada um deles e contatos. A data do lançamento será anunciada em breve.

PROGRAMAÇÃO DAS PARADAS CRIATIVAS 

Dia 27 de julho – Parada na Estação Sol Nascente

16h – PALESTRA “Desafios da trajetória e cenários de oportunidades nas Cidades Criativas”

Apresentador: William Mendonça

Palestrante: Alberto Gadanha (Professor e ponto focal, de Fortaleza, na Rede de Cidades Criativas da Unesco)

18h30 – PAINEL “Iniciativas de fortalecimento de negócios criativos em tempos de pandemia”

Apresentador: William Mendonça

Participantes: Jonab Fernandes (Casa de Vovó Dedé); Laizi Fracalossi (Coordenadora da Economia da Cultura da Secult-CE) e Paola Braga (Diretora Presidenta do Instituto Iracema)

Comentários: Rachel Gadelha (Presidente do Instituto Dragão do Mar – IDM)

Mediadora: Nilde Ferreira, da Assessoria do Núcleo de Formação e Negócios Criativos da Festa do Sol.

Dia 28 de julho – Parada na Estação Sol do meio-dia

16h – PALESTRA “Cultura em rede para a sustentabilidade”

Apresentador: William Mendonça

Palestrante: Cynthia Margareth (Fundadora da Aflorar Cultural)

18h30h – PAINEL “Cultura no coletivo”

Apresentador: William Mendonça

Participantes: Wilton dos Santos “Piqqueno” (Presidente da Central Única das Favelas do Ceará – CUFA/CE); Xauí Peixoto (Consultor Secult-CE/ Instituto Dragão do Mar – IDM no Programa Cultura em Rede); Fábio Santiago (Dirigente Municipal de Cultura de Chorozinho e vice-presidente do Dicultura)

Comentários: Katyuscya Arraes (Assessora de Impacto Social da Festa do Sol)

Mediadora: Nilde Ferreira, da Assessoria do Núcleo de Formação e Negócios Criativos da Festa do Sol.

Dia 29 de julho – Parada na Estação Pôr do sol

16h – PALESTRA “Criatividade, inovação e transformação digital”

Apresentador: William Mendonça

Palestrante: Fabrício Mendes (Presidente do Pirambu Digital)

18h30 – PAINEL “Juventudes, inovação e produção colaborativa para um Ceará de oportunidades”

Apresentador: William Mendonça

Participantes: Davi Gomes (diretor do Instituto Cuca); Mendes Junior (Presidente da ECOA Sobral)

Comentários: Romualdo da Silva (Articulador e produtor cultural)

Mediadora: Nilde Ferreira, da Assessoria do Núcleo de Formação e Negócios Criativos da Festa do Sol.

SERVIÇO

Festival Online Festa do Sol | Ônibus Espacial Festa do Sol – Paradas Criativas: De 27 a 29 de julho, às 16h (Palestras) e 18h30 (Painéis), com transmissão pelo canal do Festa do Sol no Youtube.

(https://www.youtube.com/channel/UCTgX30LlRaLv-ExApWktQrw)  

Site: www.festadosolce.com. Instagram: @festadosolce. Facebook: Festa do sol CE. Informações: festadosolce@gmail.com.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Luana Rodrigues

85-3252-5401 / 99989-5876 / 99996-3962

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e facebook: @degagecomunicacao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s