SEMANA DA CARNAÚBA: Evento virtual discute o futuro da atividade extrativista mais importante no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte

Entre os dias 23 e 27 de agosto, ocorre a Semana da Carnaúba: Diálogos para uma Cadeia Sustentável, evento virtual e gratuito. O objetivo da ação é reunir trabalhadores extrativistas, produtores, industriais, poder público, instituições internacionais e terceiro setor para debater novas perspectivas sustentáveis no extrativismo da carnaúba no Nordeste.

O evento reunirá representantes desses setores no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, estados que se destacam quando a questão é produção e exportação de Carnaúba. Os cinco dias de evento terão início às 14h e serão transmitidos por meio do canal de YouTube da Associação Caatinga. As inscrições podem ser realizadas através de um formulário virtual, acesse o link .

“Participar da Semana da Carnaúba é importante para o profissional do setor carnaubeiro porque ele vai ter a oportunidade de conhecer os próprios direitos mais a fundo, descobrir novas oportunidades e interagir com colegas de outros estados”, detalha Sandino Moreira, biólogo e coordenador de educação ambiental da Associação Caatinga. “Queremos ouvir todos os elos do setor. Dessa forma, vamos evoluir o debate e propor novos encaminhamentos para a qualificação da cadeia produtiva da carnaúba”, completa.

A Semana da Carnaúba faz parte do Projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (Private Business Action for Biodiversity – PBAB, na sigla em inglês), iniciativa global que promove metodologias e ferramentas para favorecer a manutenção da biodiversidade em práticas produtivas e de comercialização. Para mais informações sobre o projeto, disponível em inglês, acesse o link .

No Brasil, o projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação internacional, a Associação Caatinga e a União pelo Biocomércio Ético (UEBT).

Parceria alemã


A GIZ é uma empresa do governo federal da Alemanha que apoia a implementação de projetos de cooperação internacional e está presente em mais de 130 países. No Brasil, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável atua, principalmente, em duas áreas temáticas: proteção e uso sustentável das florestas tropicais, assim como energias renováveis e eficiência energética.

No Semiárido, a GIZ apoia ações que promovem o uso sustentável da carnaúba por meio do projeto PBAB. Andreas Gettkant, diretor de projeto na GIZ Alemanha, assegura que “é de grande relevância contribuir para a consolidação da bioeconomia inclusiva na Caatinga por meio do desenvolvimento sustentável das cadeias de valor da sociobiodiversidade, como a da carnaúba”.

Independência
Outra perspectiva do evento é estimular o movimento autônomo dos atores do setor carnaubeiro em prol da qualificação da cadeia produtiva. A premissa é de que os trabalhadores da área têm capacidade de conduzir de forma independente o desenvolvimento sustentável do ramo, como explica Marco Pavarino, coordenador geral de extrativismo do MAPA: “Nós iniciamos o projeto com o comprometimento e o envolvimento das indústrias e dos trabalhadores, mas quando sairmos, o processo precisa se sustentar sozinho. É isso que queremos: que a sustentabilidade da carnaúba seja um elemento conduzido pelos próprios atores envolvidos”.

Outras ações


Além da Semana da Carnaúba, o PBAB já realizou outras ações com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da Carnaúba. Em novembro de 2019, o projeto lançou o Manual de Boas Práticas da Cadeia Produtiva da Carnaúba , um guia com detalhes sobre manejo, legislação e possibilidades de qualificação da cadeia produtiva da palmeira. O projeto também produziu uma série de 12 vídeos educativos para propagar as boas práticas no dia a dia em um carnaubal. Todo o material está disponível para download de forma gratuita.

Semana da Carnaúba: Diálogos para uma Cadeia Sustentável

Data: de 23 a 27 de agosto
Hora: a partir das 14h
Transmissão: https://www.youtube.com/user/acaatinga

Mais informações: caatinga@acaatinga.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s