Cultura: A Releitura de Paz da clássica história “João e Maria” será exibida em Exposição Virtual

O Palco de Paz realizará neste domingo, 21 de agosto de 2021, às 17h30, em seu Canal do YouTube, única exibição online e gratuita da EXPOSIÇÃO VIRTUAL COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “JOÃO E MARIA – UMA RELEITURA DE PAZ”, que foi gravada no Palco Principal do Theatro José de Alencar, um dos monumentos históricos da Capital cearense.

Idealizada pelo ator, diretor e design de interiores, Sidney Malveira, a mostra é resultado de um prêmio do projeto “João e Maria” na categoria Arte Livre do Edital Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Os recursos são provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020.

A exposição tem na coordenação de produção, Drycca Freitas, que é atriz, artesã, pesquisadora e, também, a autora do livro “João e Maria – Uma Releitura de Paz”, fruto do projeto “Conto e Reconto”, que tem o apoio do Edital das Artes de Fortaleza, SECULTFOR – Lei 10.432/2015.

Drycca e Sidney fundiram algumas ações dos dois projetos “Conto e Reconto” e “João e Maria” para oferecer mais opções de fruição para o público da mostra. “Nos preocupamos com cada ação desse projeto. Como promover essa fruição estética e sensorial através do virtual? Como trazer essa ludicidade em cada ação?” perguntou Malveira, acrescentando: “Todos podem se encantar e visitar sem sair de casa. Tudo foi pensado para trazer todas as sensações e realismo aos visitantes”, revelou o teatrólogo.  

Já Drycca, disse: “Imaginamos como seria se pudéssemos passear pelas páginas desse livro infantil, e acabamos colocando essa ideia em ação, trazendo para o palco, elementos dessa história, materializamos objetos das cenas e cenários do livro. E quando vimos tudo montado ficamos encantados com o resultado”, completou Drycca Freitas.

Crianças do Ensino Infantil e Fundamental 1 de 12 escolas públicas e privadas de Fortaleza, do interior do Ceará e de outros estados, formam o público alvo da programação fechada com exibição online e gratuita, nos dias 20 e 24 de agosto em quatro sessões, exclusiva para escolas e seguidas de bate-papo com a autora do livro Drycca Freitas.

Serão realizadas ainda, duas sessões destinadas às instituições e escolas que desenvolvem trabalho com crianças cegas ou baixa visão e, também, surdas ou ensurdecidas. Elas acontecerão no próximo dia 26 de agosto, tornando viável a fruição da exposição virtual. Tudo isso através da Tradução em Libras e da Audiodescrição.

Além das exibições da exposição virtual, o projeto “João e Maria”, oferecerá ao público em geral, para além das fronteiras da capital cearense, uma programação online e gratuita que segue de 21 a 29 deste mês, com Oficinas de Paper Toys e de Gostosuras destinadas às crianças, famílias e educadores. E, toda a programação pode ser conferida no site www.palcodepaz.com, criado para abrigar os dois projetos culturais citados aqui.

A Exposição

Painéis em tamanho natural ilustrados pelo designer Alexandre Jales, com intervenções de adereços mostram a realidade e interação com os objetos da exposição, que produzem uma sensação, onde as cenas passam a ser tridimensionais.

Todo o percurso da mostra é ligado por uma folhagem espalhada no chão, que ao transitar de um painel para outro trazem uma sonoridade e espacialidade do local. Já a iluminação foi planejada para cada painel, exibindo a ambientação adequada de tempo e clima de cada cena.

Um dos detalhes da exposição é que chama atenção para a casa de doces. Ela foi planejada com a diversidade de cores e tipos de doçuras reais, que têm a real sensação do paladar.

Elementos que ajudam a compor os quadros vivos como, por exemplo, o caldeirão, mostram o fervor e as bolhas de sabão, que trazem o encantamento lúdico de que tudo está sendo vivido em tempo real. E, para explorar as possibilidades dessa exposição em formato virtual, apresentamos as possibilidades das técnicas cênicas de teatro de sombras e vídeos interativos que dialogam com a contadora de histórias.

A magia é ainda mais poética, quando todo o percurso da exposição é composto por uma trilha musical, que provoca um clima de emoção, onde as cenas acabam levando o público a viajar nessa linda história de amor!

*Serviço:  

EXPOSIÇÃO VIRTUAL COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “JOÃO E MARIA – UMA RELEITURA DE PAZ”

Dia: 22.08

Sessão às 17h30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s