Crítica: Animais Fantásticos- Os Segredos de Dumbledore

Chega de 14 de abril aos cinemas de todo o Brasil, mais um capítulo da franquia de Animais Fantásticos, que apesar de ser o melhor até agora, ainda sofre com o problema de não conseguir criar um universo único. Mas, parece que estamos caminhando para um final digno de uma franquia que começou meio bagunçada, o que não agradou muitos potterheads. Pois logo no início, se percebe a mudança de tom na condução da narrativa, que tenta contar uma história mais sombria madura e política.

Crítica

O universo de Harry Potter está entre os mais vastos, criativos e abertos a novas adaptações no cinema de todos os tempos. Depois do término da história principal protagonizada pelo próprio Harry e inspirada nos livros escritos por J.K. Rowling, mesmo tendo muitas possibilidades possibilidades de continuar com o universo bruxo no cinema, optaram por Animais Fantásticos e ao que parece a escolha foi equivocada. Pois, mesmo tentando se aprofundar na história de Dumbledore e Grindelwald, ao apresentar mais detalhes sobre a relação dos dois e da importância do vilão no mundo da magia.

E como o próprio nome sugere, Os Segredos de Dumbledore tem como objetivo revelar fatos obscuros sobre Alvo e sua família, e um deles confirma que Credence/Aurélio (Ezra Miller) é de fato um membro da mesma família. No entanto, essas revelações não empolgam, pois já eram de conhecimento de muitos dos fãs desse universo.

Outra falha do diretor David Yates, foi que novamente mostrou muita coisa e não contou, quase nada, fazendo que a sensação de vazio persista. Já Rowling, uma das responsáveis pelo roteiro, parece perdida e dá a impressão de que não sabe o que está fazendo com sua obra.

Um bom exemplo disso é transformar a história de dois dos maiores bruxos daquele universo em um acessório de uma franquia protagonizada por Newt Scamander, e ainda manter Dumbledore distante da própria história, não faz sentido! Mesmo assim, a diversão tá garantida e vale a pena a ida ao cinema!

E um dos motivos é a personagem brasileira interpretada pela Maria Fernanda Cândido: a elegante Vicência Santos é uma bruxa influente na época que concorre ao cargo de Ministra da Magia. E apesar do pouco tempo de tela, Fernanda arrasa e representa muito bem o Brasil. Infelizmente Os Segredos de Dumbledore seria ambientado no Rio de Janeiro e desta forma haveria mais takes da cidade bem como do Castelo Bruxo, não rolou e só tivemos uma única cena, muito rápida. Não foi dessa vez!

Mesmo com falhas “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” tenta se redimir de seus problemas anteriores. E apresenta uma história bonita e divertida que finalmente introduz de forma digna o conflito entre Dumbledore e Grindelwald, mesmo sem conseguir impactar o futuro da saga. No entanto, sua nostalgia e referências, trazem boas lembranças para os fãs do universo de Harry Potter!

Ficha técnica

Título: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Direção: David Yates

Roteiro: Steve Kloves e J. K. Rowling

Data de lançamento: 14 de abril de 2022

País de origem: Reino Unido e Estados Unidos

Duração: 2h 22min

Sinopse: O professor Alvo Dumbledore (Jude Law) sabe que o poderoso mago das trevas Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) está se movimentando para assumir o controle do mundo mágico. Incapaz de detê-lo sozinho, ele pede ao magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma intrépida equipe de bruxos, bruxas e um corajoso padeiro trouxa em uma missão perigosa, em que eles encontram velhos e novos animais fantásticos e entram em conflito com a crescente legião de seguidores de Grindelwald. Mas com tantas ameaças, quanto tempo poderá Dumbledore permanecer à margem do embate?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s