Exposição: Museu da Fotografia Fortaleza abre exposição “Presidentes” na ESMEC

A mostra reúne 82 imagens pelas lentes dos fotógrafos Jean Manzon, Juca Martins, Orlando Brito e Luiz Carlos Barreto.

Nesta quarta-feira (8), o Museu da Fotografia Fortaleza leva a arte fotográfica para a Escola de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Com entrada gratuita, a exposição “Presidentes” fica aberta até o final de junho.

Com curadoria interna do MFF, a mostra reúne 82 obras que retratam sobre a vida pública e privada de políticos brasileiros, entre eles Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Jânio Quadros, João Figueiredo e outros. O acervo conta com registros de Jean Manzon, Juca Martins, Orlando Brito e Luiz Carlos Barreto.

Além de resgatar o período de governança, a exposição “Presidentes” também tem o objetivo de levantar reflexões relevantes, como: “É possível ter vida privada sendo a principal figura de um país?”, discutindo com a importância do fotógrafo em uma construção de imagem.

O público pode conferir as fotografias de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SERVIÇO:

Exposição Presidentes

LOCAL: Escola de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC)
Endereço: R. Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz

PERÍODO EM EXPOSIÇÃO: de 8 a 30 de junho de 2022

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.

Entrada Gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s