Cinema: Aquaman 2 – O Reino Perdido acaba de chegar aos cinemas!

Aquaman 2 – O Reino Perdido acaba de chegar aos cinemas. Desta vez o temível Arraia Negra detém o poder do mítico Tridente Negro e sua ancestral força malévola. Para derrotá-lo, Aquaman recorrerá ao seu irmão Orm, o ex-Rei da Atlântida, ainda na prisão, para forjar uma aliança improvável. Juntos, eles vão ter que deixar de lado suas diferenças para proteger seu reino, salvar a família de Aquaman e o mundo da irreversível destruição.

A primeira adaptação de Aquaman foi considerada como uma das entradas mais sólidas do DCEU, se consagrando como um dos melhores filmes de 2018 e arrecadando a bagatela de US$1,15 bilhão ao redor do mundo. E agora James Wan está de volta como diretor de Aquaman 2: O Reino Perdido, para o encerramento deste universo tão complicado da DC e que está prestes a ser reinventado sob a visão de James Gunn, e novamente conseguiu fazer um filme divertido e eficiente para esta finalidade.

O universo dos super-heróis voltou as telonas em 2008 com o sensacional “Homem de Ferro” da Marvel e de lá pra cá, tivemos várias histórias ambientados no mesmo contexto, algumas maravilhosas outras, um verdadeiro desastre. Um dos destaques positivos foi sem dúvida foi o Aquaman interpretado por Jason Momoa, que na época não criou muitas expectativas em torno da aparição do super-herói em “Liga da Justiça” de 2017, pois este era mais conhecido pelos fãs de revistas em quadrinhos e pelo público mais velho. Mas, o resultado foi um sucesso, uma vez que Jason deu vida à uma versão mais carismática e engraçada do personagem, conquistando o público!

Infelizmente, a Warner Bros. demorou muito para perceber o potencial de Jason Momoa como um “Aquaman” vivendo durante uma crise climática, o que mostra a pouca inteligência deles. Porém, a resolução veio nos 45 min do último tempo, afinal, antes tarde do que nunca! E podemos dizer que o longa é bastante eficiente nesse propósito. Graças a visão de James Wan, um tema considerado chato para muitos (infelizmente) foi transformado em algo interessante, quando o rei dos mares passa a discutir o aquecimento global em uma trama de ação.

Gostei muito de Aquaman ser o responsável de encerrar esta fase, afinal ele teve bastante destaque ao longo do desenvolvimento do DCU. O longa inclusive, mostra o quanto Arthur se desenvolveu como pessoa e herói durante esses últimos anos. É muito interessante ver o Rei de Atlântida, lidando com toda a burocracia e dificuldade do seu título juntamente com as responsabilidades de ser pai e marido. 

Além disso, ainda vai ter que lidar com uma parceria improvável com o Orm, o Mestre dos Mares (Patrick Wilson) e seu irmão, onde em alguns momentos dá ao filme uma vibe de casos de família. Pois, eles vão ter que se entender para poder vencer o vilão e evitar a destruição do planeta. Inclusive, a dinâmica entre os dois rende os melhores momentos de humor do filme.  

Patrick Wilson faz um herói clássico desta vez e tem uma ótima interpretação, assim como o vilão Arraia Negra de Yahya Abdul-Mateen II, que consegue deixar seu ódio por Arthur bastante visível na tela. Seu visual e motivação também estão perfeitos, dando uma sensação de ser um desenho animado vivo. Mais um acerto para Wan!

O filme tem alguns problemas, incluindo roteiro, afinal passou por diversas mudanças de gestão da Warner Bros e representa o fim do Universo Estendido da editora antes do reboot. Mas, isso não importa, pois mesmo com toda essa bagunça James Wan procurou entregar um bom encerramento com um filme divertido filme e bem acabado esteticamente. Descanse em paz, DCEU!

Aquaman 2: O Reino Perdido está em cartaz nas melhores salas e recomendo para uma melhor experiência as salas IMAX, sem muita necessidade de 3D.

Ficha técnica

Título: Aquaman 2: O Reino Perdido

Direção: James Wan

Roteiro: David Leslie e Johnson-McGoldrick

Data de lançamento: 20 de dezembro de 2023

País de origem: Estados Unidos da América

Duração: 2h 4min

Sinopse: Mais temível do que nunca e movido pela necessidade de vingar a morte de seu pai, Arraia Negra detém agora o poder do mítico Tridente Negro e sua ancestral força malévola. Para derrotá-lo, Aquaman recorrerá a seu irmão Orm, o ex-Rei da Atlântida, ainda na prisão, para forjar uma aliança improvável. Juntos, eles vão ter que deixar de lado suas diferenças para proteger seu reino, salvar a família de Aquaman e o mundo da irreversível destruição.

Deixe um comentário