
O DeepSeek, um laboratório chinês de inteligência artificial que foi lançado na semana passada, ultrapassou rivais como o ChatGPT da OpenAI para se tornar o aplicativo gratuito mais baixado nos EUA e no Brasil. No entanto, várias preocupações com a privacidade foram levantadas com relação a seus possíveis riscos de segurança.
O especialista em segurança cibernética da NordVPN, Adrianus Warmenhoven, comenta:
“O surgimento de startups como a DeepSeek apresenta tanto oportunidades quanto preocupações de segurança para os usuários. É fundamental abordar as interações com essas plataformas com um certo grau de cautela, especialmente devido às leis de privacidade de dados que variam significativamente de uma jurisdição para outra.”
“A DeepSeek, sendo uma startup chinesa de IA, opera em um ambiente regulatório em que a supervisão governamental dos dados é rigorosa. Isso aumenta os riscos potenciais relacionados à coleta, ao armazenamento e ao uso de dados.”
“O modelo de IA da DeepSeek tem enfrentado uma crescente reação negativa por sua recusa em abordar tópicos políticos. Isso gerou preocupações sobre possíveis vieses e influência externa nas políticas de moderação de conteúdo da plataforma.”
“A política de privacidade da DeepSeek, que pode ser encontrada em inglês, deixa claro: os dados do usuário, incluindo conversas e respostas geradas, são armazenados em servidores na China. Isso levanta preocupações por causa da coleta de dados delineada – desde informações compartilhadas pelo usuário até dados de fontes externas – que se enquadra nos riscos potenciais associados ao armazenamento de tais dados em uma jurisdição com diferentes padrões de privacidade e segurança.”
“Os usuários precisam estar cientes de que todos os dados compartilhados com a plataforma podem estar sujeitos ao acesso do governo de acordo com as leis de segurança cibernética da China, que exigem que as empresas forneçam acesso aos dados mediante solicitação das autoridades.”
“Outra preocupação importante está na falta de transparência que muitas vezes envolve a forma como os modelos de IA são treinados e como eles operam. Os usuários devem considerar se suas interações ou dados carregados podem contribuir inadvertidamente para os processos de aprendizado de máquina, o que pode levar ao uso indevido de dados ou ao desenvolvimento de ferramentas que podem ser exploradas de forma maliciosa.”
“Além disso, sempre há o risco de ataques cibernéticos. À medida que as plataformas de IA se tornam mais sofisticadas, elas também se tornam os principais alvos dos hackers que buscam explorar os dados dos usuários ou a própria IA. Com o surgimento de deep fakes e outras ferramentas orientadas por IA, os riscos estão mais altos do que nunca.”
“Para reduzir esses riscos, os usuários devem adotar uma abordagem proativa para sua segurança cibernética. Isso inclui o exame minucioso dos termos e condições de qualquer plataforma com a qual eles se envolvam, entendendo onde seus dados estão armazenados e quem tem acesso a eles.”
“Embora a IA tenha um potencial imenso, devemos permanecer vigilantes quanto aos riscos associados ao seu rápido desenvolvimento e implantação, especialmente quando nos envolvemos com empresas em jurisdições onde as normas de privacidade de dados diferem significativamente das do Ocidente.”
“As preocupações em torno das práticas de dados da DeepSeek destacam uma diferença cultural mais ampla nas filosofias de desenvolvimento. Em algumas regiões, a coleta de dados pode ocorrer não por intenção maliciosa, mas porque é uma prática padrão reunir informações abrangentes sobre o usuário ou o uso do aplicativo como parte do desenvolvimento do aplicativo. Isso contrasta com as abordagens ocidentais que priorizam a minimização da coleta de dados para proteger a privacidade do usuário, operando com base no princípio de que, se os dados não forem essenciais, não devem ser coletados.”
Fique à vontade para entrar em contato caso tenha dúvidas ou queira entrevistar um de nossos especialistas.
Sobre a NordVPN
A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, utilizado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. A empresa fornece IP dedicado, criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. A mais recente criação da Nord Security, empresa controladora da NordVPN, é o Saily – um serviço eSIM global. O NordVPN é muito fácil de usar, além de oferecer um dos melhores preços do mercado e possuir mais de 6.400 servidores em 111 países. Para mais informações, acesse: https://nordvpn.com/pt-br/.