Educação: 5 técnicas criativas que ajudam estudantes na preparação para o ENEM

Com apoio de recursos digitais, educadores podem estimular o esclarecimento e a compreensão dos alunos para a preparação do exame.

Com a chegada do segundo semestre, cresce a busca por métodos de estudo mais eficazes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para além das leituras e revisões tradicionais, aplicar estratégias pedagógicas que ativem o raciocínio, estimulem a memória e favoreçam a compreensão pode ser um diferencial importante na reta final de preparação. 

Nesse contexto, plataformas digitais como a Britannica Escola funcionam como aliadas do educador, oferecendo conteúdos confiáveis e organizados por níveis de aprendizagem, que podem ser usados como ponto de partida para práticas mais dinâmicas em sala de aula, ou como apoio aos estudos em casa. 

A seguir, confira cinco técnicas que podem ser incorporadas à preparação para o ENEM com o apoio da Britannica Escola : 

  1. Explosão cerebral
    Distribua uma folha em branco para cada aluno e instrua-os a refletir individualmente sobre seus conhecimentos relacionados ao tópico e anote tudo o que lembrarem em 2 minutos. Em seguida, convide-os a compartilharem em duplas, acrescentando as ideias-chave de seus colegas em uma nova cor em suas folhas, estimulando à memória e ao raciocínio rápido.
  2. Esboçando as notícias
    Exiba, ou distribuição impressa impressa de uma notícia, e peça aos alunos que leram o artigo individualmente ou com a turma toda. Em seguida, peça aos alunos que desenhem e identifiquem os principais eventos do artigo no folheto, estimulando a interpretação crítica e visual dos fatos.
  3. Desafio de resumo
    Instrua os alunos a primeiro ler o texto atentamente do tema de preferência e, em seguida, use um folheto para anotar palavras-chave ou conceitos que se destaquem para eles. Lembre aos alunos que os resumos práticos capturaram a ideia principal, não apenas detalhes interessantes. Após o brainstorming, peça aos mesmos que elaboraram seu resumo de 6 a 10 palavras no espaço designado, ao terminarem, peça que eles se dividiram em duplas para compartilhar e discutir seus resumos. Encerre a atividade convidando voluntários a ler seus resumos em voz alta e registrar as ideias-chave no quadro. Essa atividade desenvolve habilidades essenciais de leitura, síntese e comunicação para os alunos.
  4. Análise de citação
    Para desenvolver pensamento crítico, interpretação textual e argumentação, começando a apresentar a citação e seu autor de preferência no quadro branco, explicando brevemente o contexto em que ela foi escrita. Em seguida, entregue um folheto em branco para que os alunos, em duplas, realizem a análise da citação. Por fim, convide-os a compartilhar suas interpretações com a turma.
  5. Dois fatos e uma falsidade
    Os alunos leem um texto, escrevem dois fatos e uma afirmação falsa sobre ele e, então, desafiam os parceiros a identificar a falsidade usando evidências textuais. Duas afirmações devem ser verdadeiras e uma deve ser falsa. Depois que os alunos escreveram suas afirmações, eles trocaram seus folhetos com um colega. Os colegas então selecionaram a afirmação de que considerariam falsa e escreverão uma breve explicação para sua escolha. Por fim, discuta as estratégias que os alunos adquiriram para criar e identificar falsificações, destacando a importância da leitura atenta. A proposta estimula a leitura atenta e o pensamento crítico.

Sobre a Britannica Education  

Britannica Education é a divisão educacional da Encyclopædia Britannica, dedicada a transformar o aprendizado por meio de soluções inovadoras básicas em tecnologia. Com mais de 250 anos de expertise na produção de conteúdo editorial, a empresa se consolida como referência global em educação digital, oferecendo plataformas interativas e conteúdos seguros para instituições de ensino, educadores e alunos em todo o mundo. 

No Brasil, a Britannica Education desenvolve soluções homologadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo materiais educativos adaptados às necessidades do ensino local. Suas plataformas atendem escolas públicas e privadas, incluindo a rede estadual de Minas Gerais, que disponibiliza acesso às soluções da Britannica para 1,6 milhão de alunos. Além disso, parcerias com instituições como a Rede CNA e o Grupo Eleva, Pueridomus e Avenues reforçam o seu compromisso com a educação de qualidade. A empresa também investe no letramento digital de educadores, promovendo capacitações para o uso eficiente da tecnologia na sala de aula. 

Com um legado de inovação e compromisso com a excelência, a Britannica Education segue ampliando seu impacto na educação global, garantindo acesso ao conhecimento seguro, profundo e confiável e promovendo a transformação digital do ensino. 

Deixe um comentário