Fórmula E: Veja quem pode vencer no E-Prix de Londres 

Imagem: Alex Lynn, da Mahindra, em sua vitória de 2021, em Londres 
– Crédito: Fórmula E/Divulgação 

As duas últimas etapas da Temporada 11 estão chegando, e ainda há muito o que disputar no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Se o Campeonato Mundial de Pilotos FIA foi conquistado por Oliver Rowland, da Nissan, ainda há dois títulos a serem decididos neste fim de semana, em Londres.  

Com o retorno da Fórmula E ao circuito do ExCel London, aqui estão os talentos nos quais que você deve ficar de olho nesta final de sucesso. 

Vitória heroica em casa 
Com “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” da Marvel Studios como Patrocinador Oficial de Título do E-Prix de Londres, muitos pilotos estarão torcendo para abraçar a nova parceria e ter uma performance digna de super- herói. 

Londres tratou bem seus pilotos locais no passado, com quatro vitórias diferentes. O mais recente é o recém-coroado Campeão Oliver Rowland, que venceu em casa pela Nissan na temporada passada, apesar de nunca ter terminado na zona de pontuação no circuito ExCeL antes. Será que ele conseguirá repetir o feito e garantir um (ou dois) primeiros lugares em sua temporada campeã? 

Também na lista está Jake Dennis, que soma duas vitórias em Londres e mais três pódios. O piloto da Andretti, campeão mundial da Temporada 9, espera manter o bom momento conquistado em Berlim para aumentar sua contagem neste fim de semana.  

Sam Bird é outro piloto que tem orgulho de ter vencido em casa, quando voou para a vitória no primeiro fim de semana do E-Prix de Londres em 2015, tornando-se também o primeiro piloto na história do campeonato a vencer seu evento em casa.  

Por fim, Alex Lynn também registrou sua primeira e única vitória na Fórmula E em Londres, com conquista emocionante para a equipe Mahindra, em 2021. 

Batalha Porsche versus Nissan  
A TAG Heuer Porsche lidera o Campeonato Mundial de Equipes e o de Fabricantes. Na batalha entre equipes, a Porsche lidera com 228 pontos, seguida pela Nissan, com 205.  

A fabricante alemã teve um ano misto, com António Félix da Costa e Pascal Wehrlein brigando por seus respectivos bicampeonatos. Ao longo da Temporada 11, conquistaram nove pódios, com uma vitória de Wehrlein em Miami e três Julius Baer Pole Positions. 

Eles enfrentam a Nissan, sobretudo com Rowland, que somou 184 dos 205 pontos. Sua temporada impressionante, porém, não foi acompanhada pelo companheiro de equipe Norman Nato, que ocupa a 19ª posição no ranking de pilotos. 

As duas equipes – e seus pilotos – darão tudo de si para tentar sair de Londres com um ou dois troféus de campeonato. 

Jaguar quer manter sucesso de Berlim 
Após a dupla vitória em Berlim, a Jaguar TCS Racing buscará manter o sucesso em casa. Apesar de Nick Cassidy ter anunciado sua saída da equipe após o término da temporada, tanto ele quanto Mitch Evans parecem viver um momento decisivo em suas temporadas.  

“A decisão de deixar a Jaguar não foi fácil, mas, no fim das contas, foi a decisão certa pessoalmente”, diz Cassidy. “Gostaria de agradecer a todos da equipe pelo apoio desde que entrei no início da Temporada 10. Lutamos muito e alcançamos grandes sucessos juntos. Quero agradecer especialmente aos engenheiros e mecânicos da garagem do #37, criamos memórias incríveis”. 

A Jaguar também conquistou a pole position nas últimas quatro corridas no ExCel, mas com a mudança no regulamento do GEN3 Evo para esta temporada, novas pole positions não estão garantidas. De qualquer forma, Londres entregou ótimos resultados à equipe antes de se despedir de Cassidy e do chefe da equipe, James Barclay. 

Última parada para NEOM McLaren 
Após anunciar sua saída do campeonato 100% elétrico no início desta temporada, estas serão as duas últimas corridas da equipe NEOM McLaren Racing. A trajetória na Fórmula E tem sido incrível, com a equipe conquistando oito pódios e uma vitória desde que assumiu o comando da GEN3, ocupando a vaga da Mercedes.  

Seus pilotos, Sam Bird e Taylor Barnard, ainda precisam confirmar seus próximos passos e se encontraram vagas em algum outro lugar no grid, mas os britânicos esperam encerrar a participação da equipe na Fórmula E com algum troféu nas duas últimas etapas. 

Barnard conquistou cinco pódios nesta temporada, além de duas pole position, mas ainda não se tornou o mais jovem vencedor de uma corrida na Fórmula E. Será que este é o fim de semana? A equipe McLaren estará usando pintura azul especial em colaboração com a Oxagon, a cidade industrial da parceira NEOM. 

Programação do E-Prix de Londres de 2025; como assistir 
O E-Prix de Londres de 2025 começa na sexta-feira, 25 de julho, com o Treino Livre 1 às 12h00, horário de Brasília. Em seguida, no dia da corrida, sábado, 26 de julho, temos o TL2 às 06h00, horário de Brasília. A Classificação começará às 08h20, antes do apagar das luzes para a largada da Etapa 15, às 13h05 de Brasília. 

A Etapa 16, no domingo, 27 de julho, segue cronograma semelhante, com o Treino Livre 3 às 06h00, horário local, a Classificação começando às 08h20, horário local, e a segunda corrida do fim de semana às 13h05, horário de Brasília. 

FIM DO COMUNICADO 

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com – media@fiaformulae.com   

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: 

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção. 
 
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance. 
 
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

www.FIAFormulaE.com 

Sobre a ABB: 

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. 

www.abb.com 

Deixe um comentário