
O Agente Secreto” acaba de ser indicado a Melhor Filme Internacional no Independent Spirit Awards, uma das mais importantes premiações da temporada, realizada pela Film Independent, organização de realizadores que incentiva o cinema independente. A nomeação representa a terceira vez em que Kleber Mendonça Filho compete pelo prêmio e representa o Brasil na categoria de Filme Internacional. Em 2016 e 2020, respectivamente, “Aquarius” e “Bacurau”, dirigido ao lado de Juliano Dornelles, levaram o país até a premiação.
Na última semana, “O Agente Secreto” foi reconhecido com o prêmio de Melhor Roteiro, na premiação do Círculo de Críticos de Santiago, onde também foi finalista nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Tânia Maria) e Melhor Ator (Wagner Moura). A temporada do filme segue nesta quinta-feira, 4, com o IndieWire Honors, concedido a Wagner Moura por sua atuação no longa. A produção também está entre os pré-indicados ao Critics Choice Awards, representada por Gabriel Domingues (Elenco) e Rita Azevedo (Figurino). As nomeações serão reveladas na próxima sexta-feira, 5 de dezembro.
Para além das premiações, vale destacar a boa recepção de “O Agente Secreto” pelo mundo. O filme iniciou sua campanha de lançamento nos Estados Unidos com críticas positivas dos principais jornais e atualmente conta com 99% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes – uma das taxas mais altas entre os cotados para a temporada. Nesta semana, o longa chega aos cinemas de São Francisco e Boston, e, a partir de 19 de dezembro, é a vez de Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e demais estados. Na França, a estreia acontece em 17 de dezembro. Internacionalmente, o filme já chegou também ao circuito de Portugal e da Alemanha, onde já acumula conjuntamente mais de 40 mil espectadores.
No Brasil, “O Agente Secreto” segue forte nos cinemas, com mais de 910 mil ingressos vendidos. O filme se encaminha agora para se tornar apenas o segundo longa brasileiro lançado em 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. O longa já é o maior da carreira de Kleber Mendonça Filho e da história da Vitrine Filmes. Sua chegada aos cinemas brasileiros contou com patrocínio master da Petrobras, que em 2025, comemora 30 anos de apoio ao cinema brasileiro.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras.
SINOPSE
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
ELENCO (em ordem alfabética)
Albert Tenório
Alice Carvalho
Aline Marta
Buda Lira
Carlos Francisco
Edilson Silva
Enzo Nunes
Erivaldo Oliveira
Fabiana Pirro
Fafá Dantas
Gabriel Leone
Geane Albuquerque
Gregorio Graziosi
Hermila Guedes
Igor de Araújo
Isabél Zuaa
Isadora Ruppert
Ítalo Martins
João Vitor Silva
Joálisson Cunha
Kaiony Venâncio
Laura Lufési
Licínio Januário
Luciano Chirolli
Marcelo Valle
Márcio de Paula
Maria Fernanda Candido
Nivaldo Nascimento
Robério Diógenes
Robson Andrade
Roney Villela
Rubens Santos
Suzy Lopes
Tânia Maria
Thomás Aquino
Udo Kier
Wagner Moura
Wilson Rabelo
FICHA TÉCNICA
Produção: Cinemascópio
Coprodução: MK Productions, Lemming, One Two Films
Direção & Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Diretor de Elenco: Gabriel Domingues
Figurino: Rita Azevedo
Caracterização: Marisa Amenta
Montagem: Eduardo Serrano e Matheus Farias
Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Moreira
Edição de Som & Desenho Sonoro: Tjin Hazen
Mixagem: Cyril Holtz
Diretores assistentes: Fellipe Fernandes, Leonardo Lacca
Produção executiva: Dora Amorim
Diretora de produção: Mariana Jacob
Distribuição Brasil: Vitrine Filmes
Distribuição internacional: MK2
Distribuição EUA: Neon
Distribuição Reino Unido e LATAM: MUBI
O AGENTE SECRETO (2025)
Brasil/França/Holanda/Alemanha
Cor / 2.40:1 Scope / 158 mins