News: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza Aula Inaugural com João Diamante, premiado chef e criador do Projeto Diamantes na Cozinha, nesta quinta-feira (27)

Fachada Escola_Foto Luiz Alves (2)

Hoje, (27/09), a partir das 18h, serão oficialmente iniciadas as atividades da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Mucuripe. João Diamante, criador do Projeto de Gastronomia Social Diamantes na Cozinha ministrará a aula inaugural, ocasião em que discutirá o tema “Cultura Alimentar e Gastronomia Social”, além de compartilhar com os interessados sua trajetória. Antes taurde se dedicar integralmente às causas sociais, Diamante passou por renomados resantes, como o Le Junes Verne, da Torre Eiffel, em Paris, e Fazenda Culinária, do Museu do Amanhã, sendo premiado na categoria “Chef Revelação” pelo Prêmio Infood de Gastronomia, em 2017. Além da palestra, os presentes também participarão de visita guiada e poderão conferir apresentação da Camerata de Cordas da UFC. O evento gratuito será voltado para alunos matriculados, autoridades e colaboradores.

Na sexta-feira (28), das 9h às 12h e das 13h às 17h, os alunos matriculados serão também contemplados com serviços de saúde e oficinas que visam orientar o grupo sobre normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos. As ações contam com apoio do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e as oficinas serão ministradas pela professora Elisângela Teixeira, da UFC.

Os selecionados são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 160 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha fundamental, cujas inscrições ocorreram entre os dias 27 e 31 de agosto, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 10 de setembro, no referido sítio eletrônico. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (1°).

Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. De acordo com Flávia Castelo, Diretora de Gastronomia, Esporte e Conhecimento do Instituto Dragão do Mar, o objetivo é “viver do que gosta de fazer”.

Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, frisa que o Ceará sempre se destacou com uma mão de obra autodidata, basta ver os mais relevantes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, que empregam muitos profissionais cearenses. Agora, segundo ele, surge um novo ciclo de formação numa área vital para a economia da cultura: “com as escolas de gastronomia, essa geração vai ter acesso a um alto padrão de formação, melhor empregabilidade e salário”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/09 (quinta-feira)

18h: Recepção e visita guiada com os alunos

18h45: Apresentação Camerata de Cordas da UFC

19h30: Cerimonial

20h: Aula Inaugural sobre “Cultura Alimentar e Gastronomia Social” com o chef João Diamante

21h: Encerramento

Dia 28/09 (sexta-feira)

9h às 12h e 13h às 17h: Oferta de serviços de saúde e oficinas para alunos

Serviço: Aula Inaugural da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Data: 27 de setembro de 2018
Hora: A partir das 18h
Local: Rua Manoel Dias Branco, 20 – Mucuripe, Fortaleza-CE
Evento voltado para convidados
Mais informações: (85) 98150.4763 / (85) 3248.8091.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s