News: Programação cultural de 30 de julho a 4 de agosto de 2019 no Dragão

Luiz Alves_Dragão do Mar

 ►[DEBATE] Conexões Museu – Fotografia Popular 

O Museu da Cultura Cearense inicia programa Conexões Museu, um espaço de reflexão e trocas de estudos, saberes, pesquisas, práticas e experiências que contextualizam e ressignificam o campo museológico contemporâneo. A atividade acontece na última quarta-feira de cada mês, no horário de 16h às 18h, no Museu da Cultura Cearense. O encontro discorre sobre o processo de pesquisa e aquisição de acervos da coleção Retrato Popular (fotografia lambe-lambe, monóculo, retratos pintados ou fotopintura), e seus desdobramentos entre museus, artistas, curadores, fotógrafos e outros agentes culturais. Com destaque para depoimento do mestre Júlio Santos sobre doação de coleção particular para o Museu da Cultura Cearense, e criação do futuro centro de fotopintura.

Convidados:

Valéria Laena (Historiadora – UFC, Gestora Executiva da célula que abriga os museus científicos, de cultura e artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Planetário Rubens de Azevedo, Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará, além do Núcleo de Documentação – NUDOC –, pesquisadora de acervos, com interesse no patrimônio e memória, para fins de exposições, documentários, publicações entre outras atividades).

Júlio Santos (fotógrafo, mestre da fotopintura, foto pintor contemporâneo e digital, artista plástico, é considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira, com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia, seu trabalho é tido como um refinamento no conceito tradicional da técnica).

Dia 31 de julho, das 16 às 18h, Miniauditório do Museu Cultura Cearense. Gratuito/ Livre

Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/1BfbtzTzw62WZI0YPN1O3g9M2MdWJbk7NRsTVdogaeNY/viewform?edit_requested=true

►[TEATRO] Corpos Embarcados

Companhia Barla Vento

Ao nascer do Sol, “alevantam” os ferros, desatracam as naus e sobem os gajeiros. Estamos prestes a navegar. Corpos embarcam para contar histórias de pescadores e de um folguedo perdido em além- mar. A partir das danças, músicas e personagens do Fandango Cearense, duas dançarinas-atrizes e três músicos navegam pelas aventuras de marinheiros, marujos e capitães que enfrentaram batalhas e conflitos de uma embarcação. E quando desembarcam percebem que sua maior batalha não é marítima: seus costumes, crenças e memórias ameaçadas pelos monstros da grande selva de pedra.

FICHA TÉCNICA

Direção Coreográfica: Circe Macena

Encenação: Marina Brito

Direção Musical: Alisson Barbosa

Intérpretes-criadoras: Circe Macena e Marina Brito

Atores: Álvaro Renê e Mariana Elâni

Músicos: Alisson Barbosa, Bruno Vasconcelos e Erlyson Ferreira

Orientadora: Maria Eugênia Almeida

Som: Gabriel Ponciano

Iluminação: Ciel Carvalho

Figurinos e Cenário: O grupo

Adereços: Herbeson Munhóz

Produção: Gabriel Ponciano

Apoio: Grupo MiraIra e Grupo Expressões Humanas

Dia: 01 de Agosto de 2019; às 19h; Teatro Dragão do Mar ; Ingresso: Gratuito; Classificação indicativa: 10 anos

►[FORMAÇÃO] Discussão Gestalt e Semiótica da Imagem

Encontro do Grupo de Investigação e Sensibilização Poética pela Imagem (GISPI)

A partir das perspectivas estudadas em teorias da imagem, o Grupo de Investigação e Sensibilização Poética pela Imagem (GISPI) investigará o estudo da produção de sentidos e a interpretação de signos, a produção e percepção de mensagens visuais. O objetivo é entender como podemos analisar imagens utilizando essas duas teorias.

Texto a ser analisado no encontro: Semiótica e Gestalt: metodologias para análise de imagens visuais <Santos, Silvia Spagnol Simi dos. Trabalho apresentado na Divisão Temática de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – DT 08, do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul.

Dia: 03 de Agosto de 2019; das 14h às 16h; Miniauditório do Museu da Cultura Cearense; Ingresso: Gratuito; Classificação indicativa: 16 anos

►[FORMAÇÃO] Oficina de Fotografia com o Celular, Construção de Narrativas

Encontro do Grupo de Investigação e Sensibilização Poética pela Imagem (GISPI)

Nesta oficina, pretendemos estimular o desenvolvimento de conteúdos criativos com o celular, fornecendo informações básicas sobre estudos e elaboração de narrativa visual aplicada à fotografia móvel, explorando a memória como representação do indivíduo, através de suportes materiais como mecanismos de significação social. A proposta é que as fotografias sejam uma narrativa que cada participante desenvolverá a partir de uma história pessoal ou de uma memória.

Informações adicionais: Levar celular com os acessórios (lentes, cartão de memória, adaptador, cabo usb) e objetos pessoais que trazem memórias afetivas.

Ministrante: Lidiane Macedo (integrante do GISPI, graduada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio, TV e Internet. Realiza fotografias com o celular, inspirada em memórias afetivas, tece narrativas visuais.
Dia: 03 de Agosto de 2019; às 16h; Miniauditório do Museu da Cultura Cearense; Ingresso: Gratuito; Classificação indicativa: 14 anos

//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

De sexta-feira a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D’Água. Acesso gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão
Sob a orientação de monitores, uma série de jogos, pinturas, brincadeiras e outras atividades são oferecidas às crianças.

Todos os domingos, das 16h às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

Fuxico no Dragão

Feirinha com expositores de produtos criativos em moda, design e gastronomia.

Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.
// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo reabre ao público com novidades na programação e modernização tecnológica. Nele, foi instalado equipamento de última geração: o Zeiss modelo Skymaster ZKP4 LED com projetores digitais VELVET DUO de alta resolução, o  mais moderno planetário da América Latina.

Novas Sessões a partir de 11 de julho de 2019

Às Quintas e Sextas: 18h, 19h e 20h.

18h – ABC do Sistema Solar ( sessão infantil )
19h – A Conquista do Espaço ( sessão juvenil – adulto )
20h – A Lenda da Princesa Acorrentada ( sessão infanto – juvenil – adulto )

Sábados e Domingos: 17h, 18h, 19h e 20h.

17h – Viagem no Foguete de Papel ( sessão infantil )
18h – A Conquista do Espaço ( sessão juvenil – adulto )
19h – A Terra as Galáxias ( sessão juvenil-adulto )
20h – Astronomia Asteca: entre o tempo e o espaço ( juvenil-adulto )

Sinopses:

ABC do Sistema Solar : Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma “estrela cadente” e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua.
De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada “Observador”. Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Tudo em projeção Full Dome (em toda a cúplua – 360º x 180º).Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol. Fantásticos efeitos especiais!

A Lenda da Princesa Acorrentada: Fascinante sessão programada para o público Infanto Juvenil, aborda a história mitológica das constelações.
Com imagens de altíssima resolução, a sessão apresenta objetos astronômicos como Nebulosas, Galáxias e Buracos Negros localizados nas constelações abordadas. Todas as projeções são Full Dome (em toda a cúpula 360º x 180º).

A Conquista do Espaço: A sessão “A Conquista do Espaço ” resgata a história de 50 anos de viagens espaciais. Apresenta o desenvolvimento tecnológico desde o lançamento do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial que orbitou a Terra, passando pelos os desembarques na Lua, até as modernas tecnologias desenvolvidas para a Estação Espacial Internacional e pousos de sondas em Marte. Mostra a história da competição dos sistemas políticos pela supremacia no espaço, a colaboração pacífica entre as nações nos dias atuais e os homens e mulheres que enfrentaram os riscos da viagem espacial. As projeções são Full Dome (em toda a cúplua – 360º x 180º). Sessões de quinta a domingo.

Viagem no Foguete de Papel: Crianças fazem uma viagem imaginária em um “Foguete de Papel” pelo nosso Sistema Solar. Com uma linguagem adaptada para o público infantil, a sessão apresenta informações atualizadas do Sistema Solar através de imagens com alta resolução em projeção Full Dome (em toda a cúplua – 360º x 180º). Sessões aos sábados e domingos as 17h.

A Terra as Galáxias: Com uma linguagem adaptada para o público Juvenil- Adulto, “Da Terra as Galáxias” faz uma viagem desde as primeiras concepções do Universo pelos povos antigos até aos confins do Universo, apresentando imagens impressionantes de objetos celestes discorrendo sobre as características físicas desses objetos. Todas imagens de alta resolução em projeção Full Dome (em toda a cúpula – 360º x 180º).

Astronomia Asteca: Através de imagens impressionantes e cenários imersivos, “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo”, foi desenvolvida para o público Juvenil – Adulto e destaca a importância da observação astronômica para a evolução das culturas pré-hispânicas no centro do México. Os Mexicas usaram o conhecimento calendárico e astronômico herdado das culturas anteriores para fundar a capital de seu império: Tenochtitlan. Com imagens em 4K, a sessão transporta o espectador para uma das culturas mais importantes que ainda vive no coração do povo mexicano.

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Devem ser adquiridos antes da sessão, na bilheteria do Planetário

Agendamento de escolas

No site: https://www.planetariorubensdeazevedo.com.br/ , no link “Agendamentos”.

Mais informações 85 3488.8639

/// EXPOSIÇÕES

► [ARTES VISUAIS] Exposição “Memórias que não escrevi”, de Sebastião de Paula

O artista Sebastião de Paula celebra 36 anos de carreira com a exposição individual em xilogravura “Memórias que não escrevi”, com abertura no dia 14 de maio de 2019, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão expostas 22 obras impressas sobre papel, todas com a dimensão 60 x 80cm, e diversas intervenções com stickers (adesivos).

A produção atual de Sebastião de Paula é diversificada, não havendo predominância nem de temática e nem de uma linha de trabalhos. O que se destaca em sua proposta vigente é a diversidade, contudo, há uma forte relação de parte das obras com memória, principalmente, nas gravuras que fazem alusões a brinquedos populares. A exposição contará ainda com apresentação do Grupo de violão Guitar Trio Toada, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob a regência do professor Dr. Linconl.

Ao longo de sua trajetória, Sebastião de Paula tem atuado regularmente no circuito local, nacional e internacional, participando de mais 100 exposições coletivas em várias cidades brasileiras: Fortaleza, Recife, São Luís, Belém, João Pessoa, Rio de Janeiro, Penápolis, São José dos Campos, Araraquara, Campos do Jordão, São Paulo, Curitiba, Londrina, Belo Horizonte; no exterior em países como: Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Romênia, Bulgária, Eslovênia, República da Macedônia, República da Moldova, Estados Unidos e Japão. Individualmente expôs sete vezes no Brasil, sendo cinco em Fortaleza e duas em São Paulo e uma na França: destacando-se a sala especial na 5ª Mondial de L’estampe Et de La Gravure Originale Trienalle de Chamalières.

Obteve onze premiações destacando as duas na França: em 2009, La taille d’ épargne, 6° Concurs International Jean Chièze, Paris; e em 2003, a Sala especial na 6° Triennale Mondiale D`Éstampes Petit Format – Chamaliéres, Durtol. Foi premiado também no Pará, em São Paulo e sete vezes em Fortaleza, divididas nas áreas de escultura, pintura e nove em gravura.

Em cartaz até dia 1º de setembro de 2019, no Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados e domingos, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.

Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h. Ingressos: R$ 14 e R$ 7 (meia). Às terças-feiras, o ingresso tem valor promocional: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados e domingos, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito.

Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito.
Planetário: de quinta a sexta, sessões às 18h e às 19h; e aos sábados e domingos, às 17h, 18h, 19h e 20h. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s