Cultura: Bienal do Livro exibe o documentário Mulheres na Noite – Música em Fortaleza

Mulheres_na Noite_Frame05_

Após sua sessão de lançamento realizada ser sucesso no Cinema do Shopping Benfica, o documentário Mulheres na Noite – Música em Fortaleza, de Pingo de Fortaleza, volta a ser exibido para o público neste sábado, 24 de agosto, às 20h, no Espaço Juvenal Galeno, na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. Também acontece o lançamento do  projeto Solo Feminino (livro, CDs e documentário) também de autoria de Pingo e a participação de Ulysses Gaspar com o pré-lançamento do livro O Que Me Falou Evaldo Gouveia. O acesso é gratuito.

Tendo como argumento algumas reflexões do poeta Rainer Maria Rilke, expostas em seu livro “Cartas a Um Jovem Poeta” (1910), o documentário Mulheres na Noite – Música em Fortaleza, narra a trajetória de vida e a experiência profissional de cinco cantoras cearenses -Goretti Almeida, Lupe Duailibe,  Silvana Elen, Micaela Gomes, Francy Castro-  que atuam nas noites, na cidade de Fortaleza-CE.

Com direção e roteiro de Pingo de Fortaleza, o documentário intercala falas das cantoras com imagem de seus cotidianos e de apresentações noturnas nos espaços culturais da cidade.

Mulheres na Noite – Música em Fortaleza“, é uma continuidade do projeto “Solo Feminino”, que consta de um livro e três CDs que abordam a temática do feminino no cancioneiro cearense. O livro “O Feminino no Cancioneiro Cearense  – Histórias e Relatos de Vida (1900-2018), de Pingo de Fortaleza apresenta uma série de relatos de vidas de várias intérpretes cearense, e esses relatos inspiraram o artista a idealizar o filme. “ Realmente o relato  de vida da cantora Goretti Almeida me impactou muito, pois revelou as peculiaridades das cantoras que cantam prioritariamente na noite, nos bares e restaurantes da cidade Fortaleza, e ao mesmo tempo me fez refletir sobre a arte de forma geral, então a partir dessas interlocuções montei o roteiro do filme, tendo como base alguns reflexões sobre o fazer artístico e sua relação com a vida dos artistas”, comenta Pingo.

O documentário conta ainda com as artistas Eliahne Brasileiro na assistência de direção e edição, e Juliana Roza na assistência de produção e edição. Este é o segundo filme do compositor, o primeiro foi Pérolas do Centauro (documentário) em que dividiu roteiro e direção com Vinícius Alves. O artista também está trabalhando o documentário Pelos Caminhos do Conselheiro (Centauros e Canudos – O documentário) que deve ser lançado em agosto em Quixeramobim (CE) e na região de Canudos (Bahia).

O documentário tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da lei do Mecenato.

Serviço
Exibição do documentário Mulheres na Noite – Música em Fortaleza (42min37seg)

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Participação Especial: Ulisses Gaspar (Lançamento do Livro O Que Me Contou Evaldo Gouveia)
Centro de Eventos do Ceará
Dia 24/08 (sábado), às 20h
Espaço Juvenal Galeno (sala fechada – térreo)
Gratuito
Maiores Informações: (85) 32261189 / 99987 7321

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s