News: Makro ganha Prêmio por abrir caminhos em área de difícil acesso e garantir condições para operação de guindaste de 1.200 t

Prêmio Top Crane Makro

A Makro Engenharia é vencedora do Top Crane 2019 na categoria Içamento de cargas, em razão da solução técnica apresentada em operação desafiadora no Polo de Camaçari, na Bahia. Com certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, com matriz em Fortaleza (CE) e atuação nacional, a Makro teve a seu cargo o Içamento de um incinerador, com volume de 176,84 m³ e peso de 129 t a 14 m de altura. A empresa ganhou o Prêmio como Case na Categoria Içamento na Construção Civil.  Considerada o “Oscar do ramo dos Guindasteiros, Top Crane  á maior premiação do setor de Movimentação de Cargas do Brasil. A premiação aconteceu em São Paulo e reuniu as melhores empresas do ramo de Engenharia de Movimento. A Makro coleciona outros  Prêmios na Top Crane em 2011 e 2012.

O trabalho, que teve como contratante a CETREL S.A., foi realizado em área confinada, com terreno acidentado e alagadiço. O que exige de imediato a adequação do local para montagem e posicionamento do equipamento principal, um guindaste móvel Liebherr LTM11200 9.1. , com capacidade para 1.200 t.

O complicador nesse caso foi o difícil acesso ao local do contratante, com vias estreitas, curvas e inclinações. Feito isso, outro ponto crítico que teve que ser equacionado foi a adequação do solo, de baixa compactação, da área de operação propriamente dita. Como se não bastasse, também era difícil o acesso até a carga. Uma vez que a planta do local era bastante restrita, e com muitas interferências até a base da carga. Seria necessário um estudo bem elaborado, a fim de minimizar/evitar os riscos de colisão com as estruturas existentes no local, a ausência de olhais nas cargas também seria um fator de risco da operação.

O contrato exigiu, portanto, um planejamento rigoroso, a fim de minimizar/evitar riscos de colisão com as estruturas existentes no local. Todas essas pré-condições foram contempladas no Plano de Rigging elaborado pelo departamento de Rigging da Makro Engenharia.

O guindaste principal foi configurado com lança telescópica e cavalete de ancoragem. Já um segundo guindastes (auxiliar), modelo Grove GMK6220L, de 220 t, foi utilizado para o rabicho durante a horizontalização do incinerador antigo e para a verticalização do incinerador novo.

A escolha dos dois equipamentos foi determinada também pelo fato de ambos possuírem sistema de eixos verticais, o que facilitou o acesso dentro do local. A  solução técnica encontrada para patolamento foi a criação de sapatas de concretos niveladas e com dimensões de 5,00 x 4,00m com uma resistência de 1,50kgf/cm², na qual, em cima de cada base foram inseridos pranchões de madeiras para alcançar a pressão ideal em cada patola.

Depois do guindaste “patolado” e montado no local informado em projeto pela Makro Engenharia, foi realizado a amarração em olhais soldados pelo cliente e em seguida inspecionado pela Makro Engenharia para validação. O içamento foi realizado primeiramente de forma vertical, até a carga ultrapassar a estrutura de 14m de altura, girando a carga 180° até próximo ao guindaste auxiliar, onde o mesmo fez a horizontalização da carga, essa seqüência se repetiu com os demais acessórios.

Para isso foi necessário contar com um bom planejamento na retirada e posicionamento de cada peça, cada carga com seu estudo detalhado e pontos de Içamentos diferentes, simulando cada possível colisão estrutural, durante as manobras realizadas pelos equipamentos durante o içamento. Para a realização das simulações e os planos de rigging, foram utilizados softwares CAD (AutoCad). Já para as simulações de carga no solo, foram utilizados os softwares dos fabricantes, Liccon (Liebherr) e CompuCrane (Grove), a fim de garantir a segurança da operação. O prazo de execução foi de 10 dias, de acordo com o período de manutenção estabelecido pelo cliente.

Sobre a Makro Engenharia

Com mais de 40 anos de experiência, a Makro Engenharia é referência no mercado de Engenharia de Movimento, atuando no planejamento e desenvolvimento de projetos de rigging e logística com eficiência e profissionalismo.

Com uma equipe qualificada e uma frota moderna, a Makro realiza cada empreendimento com segurança, agilidade e praticidade. O que permitiu à empresa fazer parte dos projetos mais ousados do Brasil, além de manter parcerias na América Latina e Europa.

A Makro realiza operações de logística, montagens industriais, transportes especiais e içamento de cargas para grandes projetos, além de ter uma divisão especializada em instalação e manutenção de parques eólicos, a Makro Wind. Executando cada procedimento com o planejamento e o estudo de uma equipe formada por engenheiros e técnicos especializados.

Os serviços realizados pela Makro atendem à demanda de diversos setores da indústria. E para garantir a excelência dos projetos, a empresa promove treinamentos e capacitações específicas.

Prêmios

Top Crane 2012 – Plano de Rigging
Top Crane 2012 – Responsabilidade Socioambiental
Fiec 2011 – Responsabilidade Social
Top Crane 2011 – Responsabilidade Socioambiental
TOP Crane 2011 – Categoria 60 a 120 toneladas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s