Carnaval: Secult realiza nesta sexta-feira (07/02) a Abertura do Ceará Ciclo Carnavalesco 2020

Foto Jeff André - Maracatu Nação Iracema

Nesta sexta-feira (07/02) a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares realiza o lançamento Oficial da Abertura do Ceará Ciclo Carnavalesco 2020 e traz como tema “O Encontro de Calungueiras”. Com programação gratuita, o lançamento ocorrerá na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, às 18h. O Ceará Ciclo Carnavalesco abrange os 64 projetos selecionados no XIV Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2020 – Maracatu Az de Ouro, promovido pela Secult/CE.

A abertura consiste em um momento de celebração entre as Calungueiras do Estado representadas por 5 municípios cearenses, de Fortaleza participarão: O Maracatu Axé de Oxossi, Maracatu Az de Ouro, Maracatu Filhos de Iemanjá, Maracatu Kizomba, Maracatu Nação Baobab, Maracatu Nação Iracema, Maracatu Nação Palmares, Maracatu Nação Pici, Maracatu Nação Zumbi, Maracatu Rei de Paus, Maracatu Solar e Maracatu Vozes da África; do município de Canindé: Maracatu Infantil Nação Canindé e Maracatu Estrela de Ouro; de Monsenhor Tabosa virá o Maracatu Nação Camponesa; de Pindoretama Maracatu Nação Pindoba e representando Senador Pompeu vem o Maracatu Nação Humaitá, ao som do batuque de Calé Alencar.

Este ano, o Edital traz homenagem ao Maracatu Az de Ouro, que possui o título de Patrimônio Imaterial de Fortaleza, Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará (2017) e a Medalha Lauro Maia recebida pela Câmara Municipal de Fortaleza. Durante o lançamento do Ciclo Carnavalesco 2020, o Maracatu Az de Ouro receberá uma comenda alusiva à homenagem e, que completa 84 anos de existência, sendo considerado o Maracatu mais antigo de Fortaleza, mantendo sua dedicação a esta tradição afro-brasileira no Ceará.

‘’O Lançamento Oficial é uma ação inovadora no Ciclo Carnavalesco. Consiste em um momento de celebração entre as Calungueiras Cearenses trazendo bênçãos e força durante toda execução dos projetos contemplados nesta seleção’’ explica Sheila Fernandes, Presidente do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares, instituição selecionada pelas atribuições referentes ao acompanhamento de todos os projetos selecionados e ações que serão realizadas durante toda execução do Edital.

Ceará Ciclo Carnavalesco 2020

O Ceará Ciclo Carnavalesco 2020 é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), através do Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, e parcerias estabelecidas com a EnCena Produções, Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (ACECCE) e Prefeitura Municipal de Fortaleza (Secultfor). Constitui-se como uma ação continuada de fomento à valorização de grupos e manifestações próprias do ciclo carnavalesco como, bailes e matinês, bandas de música, maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões.

O acompanhamento de todos os projetos selecionados é realizado por Avaliadores/Pesquisadores selecionados no Processo de Seleção e Formação Simplificada, formado por representantes da Secult/CE e da sociedade civil.

Processo de Seleção e Formação Simplificada para Avaliadores/Pesquisadores

A realização do Processo de Seleção e Formação Simplificada para Avaliadores/Pesquisadores ocorrerá neste sábado (08/02), no auditório (6° andar) da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), dando continuidade às ações do Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2020, e terá mesas temáticas, palestras, debates e orientações técnicas para a pesquisa de campo e seleção dos participantes que assumiram a função de Avaliador/Pesquisadores dos projetos selecionados no Edital. As inscrições desta seleção ocorrem através do Mapa Cultural do Ceará. Acesse: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1619/.

SERVIÇO:

Abertura do Ceará Ciclo Carnavalesco 2020

Data: 07/02/2020

Horário: 18h

Local: Praça do Ferreira – Centro

Gratuito e aberto ao público

 

Programação Abertura do Ceará Ciclo Carnavalesco 2020

18h – Abertura ao som do batuque de Calé Alencar

18h15 – Apresentação das Calugueiras Convidadas

18h30 – Falas institucionais – SECULT/CE, Secultfor, ACECCE e IUAECP

* Programação sujeita a alterações

Processo de Seleção e Formação Simplificada para Avaliadores/Pesquisadores

Data: 08/02/2020

Horário: 08h às 16h

Local: Auditório da Secult

Gratuito

Inscrições: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1619/

 

Programação

8h – Acolhida com café da manhã

08h30 – Abertura (SECULT/ IUAECP)

9h – Mesa Temática I: Histórias e Memórias do carnaval cearense

Tiago Porto (SEDUC-CE)

Cícera Barbosa (SEDUC-CE)

10h – Debate

10h30 – Mesa Temática II: O carnaval cearense sob a ótica de seus brincantes

Marcos Gomes (Maracatu Az de Ouro)

Patrícia Adjoke (Afoxé Acabaca)

11h30 – Debate

12h – Almoço

13h00 – Palestra I: Palestra: “Festas de negros: Carnaval e outras manifestações populares”

Prof. Me. Hilário Ferreira Sobrinho (UniAteneu)

13h30 – Debate

14h – Palestra II: “O carnaval e a pesquisa de campo”

Profa. Dra. Danielle Maia Cruz (UNIFOR)

14h30 – Debate

15h – Orientações técnicas para a pesquisa de campo

16h – Encerramento

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s