Cinema: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza live com Rodrigo Teixeira, produtor de “A Vida Invisível”

O produtor de cinema Rodrigo Teixeira_Foto Mathilde Missioneiro_Folhapress

Nesta quarta-feira (8), o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza recebe o produtor Rodrigo Teixeira para o projeto online Cine Diálogos Virtuais, a partir de 19h, para discutir o tema “As artes da produção de cinema”. Rodrigo Teixeira é um dos mais importantes produtores de cinema do Brasil e esteve à frente da produção do longa “A Vida Invisível”, do diretor Karim Aïnouz.

O bate-papo com Rodrigo Teixeira se dará em sala virtual do Meet, aberto para perguntas de todos os alunos do curso de Cinema e Audiovisual. Haverá ainda transmissão aberta ao público pela TV Unifor e pelo canal da TV Unifor no Facebook e Youtube. O produtor Rodrigo Teixeira conversará sobre sua trajetória profissional, revelando os caminhos para viabilizar projetos audiovisuais de impacto e como torná-los produtos atrativos ao mercado.

Rodrigo Iniciou a carreira nos anos 1990 através da aquisição de direitos autorais de livros. No início dos anos 2000, encomendou a coleção de livros Camisa 13, em que autores como Nelson Mota, Washington Olivetto e Ruy Castro, escreveram cada um uma obra sobre o time de seu coração. O livro sobre o Palmeira se transformaria, em 2005, no filme O casamento de Romeu e Julieta, dirigido por Bruno Barreto. Em 2006, lança com sua produtora RT Features o seu primeiro longa: O Cheiro do Ralo por Heitor Dhalia.

Frances Ha (2012), dirigido por Noah Baumbach, foi o primeiro sucesso internacional da carreira do produtor, que nos anos seguintes se consolidaria com filmes como A Bruxa (sucesso indie de crítica e bilheteria), e Me chame pelo seu nome, que lhe rendeu o Oscar (2018) de melhor roteiro adaptado. No Brasil, também viria a produzir Alemão, Tim Maia e Abismo Prateado.

Em 2019, produziu o longa brasileiro Vida Invisível (Karim Ainouz) escolhido para representar o Brasil no Oscar e vencedor do prêmio Un Certain Regard no festival de Cannes. Também em Cannes exibiu pela primeira vez o segundo longa metragem de Robert Eggers, The Lighthouse, vencedor do prêmio da crítica internacional FIPRESCI. Estreou no festival de Veneza os longas The Wasp Network, dirigido por Olivier Assayas, e estrelado por Wagner Moura, e Ad Astra, ficção científica dirigida por James Gray e protagonizada por Brad Pitt.

Cine Diálogos Virtuais
O Cine Diálogos Virtuais é um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica, que conecta alunos e realizadores no compartilhamento de ideias e experiências. O evento permite que os alunos ampliem suas perspectivas cinematográficas, conversando sobre realizadores, que contam suas histórias a partir de vários lugares. Nesses tempos de quarentena, a experiência amplia sua importância. Criado no âmbito da disciplina CineExperiência III, ministrada pelo professor Márcio Câmara, ampliou-se para as demais disciplinas do curso. O projeto existe desde 2018 e já recebeu cineastas como Eliane Caffé, Tyrell Spencer, Marília Rocha e Beth Formaggini.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s