Saúde: Luz de eletrônicos pode causar danos à pele durante o isolamento social

cuidados-pele-oleosa

Em meio a pandemia que o mundo passa, empresas optaram pelo home office, já que a economia não pode parar totalmente. A proteção contra os raios solares é um dos passos mais importantes nos cuidados diários com a pele. Fora a luz natural, estamos expostos diariamente à luz visível, que nada mais é do que a luz das lâmpadas e aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets.

Essas luzes causam efeitos nocivos a longo prazo, principalmente melasma e envelhecimento precoce da pele. Segundo a Dra. Michele França, odonto-cirurgiã que atua em procedimentos estéticos como harmonização facial e preenchimento labial, é essencial cuidar e proteger a pele durante o período de isolamento social. Já que, mesmo que não estejamos expostos a raios solares, estamos frequentemente expostos a luz de aparelhos eletrônicos.

A luz visível emitida por esses dispositivos, conhecidas como luz branca e luz azul, é um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce, favorecendo o aparecimento de rugas, manchas e flacidez no rosto. De acordo com a Michele, a luz visível promove o aumento na produção de radicais livres, tornando a pele mais opaca, sem brilho, menos viçosa e favorecendo o aparecimento de rugas acentuadas.

A melhor maneira de evitar os danos da luz visível na pele é apostar na proteção diária. Logo, a Dra. procura usar suas redes sociais para conscientizar todos que o cuidado é necessário mesmo dentro de casa, indica o uso de protetor solar de última geração, próprio para proteger de agressões causadas por tais aparelhos.

Os filtros que protegem da luz visível são os físicos – aqueles mais espessos, ricos em zinco e titânio. Também pode-se usar os filtros solares que têm cor, explica a profissional. Para mulheres que têm melasma, é comum haver uma piora do quadro quando há uma exposição frequente a telas sem o uso adequado do filtro solar. Além de favorecer o cuidado com a exposição, usar o filtro solar neste momento reforça o hábito do uso diário, afirma Michele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s