Saúde: 45 % dos pacientes com Covid-19 apresentam sintomas gastrointestinais

Os pacientes infectados pelo novo coronavírus, quando não são assintomáticos, apresentam sintomas bem característicos. Os que mais chamam atenção são tosse, febre e dispneia (falta de ar), este na evolução da doença. No entanto, os sintomas gastrointestinais não devem ser desprezados. “Pacientes que iniciam com quadro de diarreia, náusea e vômito, especialmente acompanhado de febre e alterações em paladar e olfato, devem ser investigados quanto a presença do novo coronavírus”, alerta o médico endoscopista Gustavo Benevides. O Hospital Santa Lúcia, em Brasília apresentou dados de que 45% dos pacientes com Covid-19 apresentam sintomas gastrointestinais. 

O especialista explica que muitas vezes os pacientes são levados a emergência com dor abdominal intensa, que pode simular infecção intra-abdominal, como apendicite. Mas na realidade, estão com gânglios infartados no mesentério, isso pode simular um quadro de abdômen agudo. Outro sintomas relacionados ao trato digestivo advém do tratamento dessa infecção, pois os pacientes são submetidos a tratamentos com antibióticos e corticóides, o que pode afetar sua flora intestinal ou levar a quadros de gastrite, esofagite e diversas doenças gastrointestinais. 

O perfil de pacientes que desenvolvem sintomas gastrointestinais de Covid-19 é similar ao que evolui para formas mais graves da doença: idosos, pessoas com comorbidades não controladas, como hipertensão e diabetes, indivíduos obesos e com tratamento de outras doenças graves. Vale ressaltar também que pacientes com Covid-19 submetidos a tratamentos com anticoagulantes, para evitar trombose, alteração induzida pelo estado de hipercoagulabilidade da virose, estão em risco de ter sangramento digestivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s