Dia Mundial do Livro: líderes de sucesso indicam opções de leitura em tempos de pandemia

Clássicos da literatura, trabalho remoto e empreendedorismo. Conheça os livros mais lidos por mais de 20 líderes de empresas de tecnologia durante a quarentena

A leitura se tornou uma ferramenta potente em meio a pandemia. Segundo dados da Nielsen Brasil e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, em fevereiro deste ano houve um crescimento de mais de 18% no volume de exemplares vendidos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os livros digitais – audiolivros e e-books – também ganharam destaque. Ainda segundo o Sindicato, houve uma alta entre 50% a 100% na venda desses produtos.

Mas afinal, quais são as leituras que não saem da cabeceira de líderes de sucesso das principais empresas de tecnologia do país? Os famosos livros de empreendedorismo também deram lugar para os clássicos da literatura nacional e internacional, bem como conteúdos que apoiam as empresas a lidarem melhor com a gestão à distância, indo até a leituras leves e relaxantes. Conheça abaixo as principais indicações de 20 líderes:

Marcelo Martins, Diretor Diretor Executivo da ABFintechs 

  • Payments 4.0 – As forças que estão transformando o mercado brasileiro, por Edson Luis Dos Santos e Luis Filipe
  • Remote – Office Not Required, por David Heinemeier Hansson e Jason Fried
  • Fintechs de Crédito – Regulamentação Jurídica Comentada, por Daniel H. C. Alvarenga

“Todas essas leituras me ajudaram muito a aprofundar em conhecimentos relacionados às fintechs de meios de pagamento, além de apoiar na organização remota de equipe nesse ‘novo normal’, melhorando a eficiência e trabalho remoto. Esse período foi muito importante para evoluir profissionalmente e entregar o melhor”, explica o executivo.

Dilson de Sá, CEO da Acordo Certo

  • Obrigado pelo atraso – Um guia otimista para sobreviver em um mundo cada vez mais veloz, Thomas L. Friedman.   
  • Como avaliar sua vida? – Em busca do sucesso pessoal e profissional, Clayton M. Christensen
  • A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, Renée Mauborgne e W. Chan Kim

Paulo Kulikovsky, COO da Stake

  • The innovator’s dilemma (O Dilema da Inovação), por Clayton Christensen

“Publicado originalmente em 1997, este livro continua atual, e voltou para o centro das atenções com o falecimento do autor em 2020. Ainda muito atual, o livro fala da necessidade da inovação contínua nas empresas, como companhias que são líderes em um momento podem deixar de ser caso não continuem inovando, e da dificuldade das empresas mais estabelecidas trazerem inovações disruptivas”, explica Kulikovsky. 

Tatiana Rodrigues, CMO da Ahgora Sistemas

  • 108 contos e parábolas orientais, por Monja Coen
  • Uma breve história da humanidade, Sapiens, por Yuval Noah Harari
  • Autobiografia de um Iogue, por Paramahansa Yogananda

“Meus livros favoritos para relaxar são os que posso ler pedaços, sem pressa. Então fico com uma frase, um trecho, um conto ou reflexão para digerir sem pressa ao longo do dia ou por dias”, comenta Rodrigues.

Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores

  • Nudes e Outros Crimes, por Mariana Betting Ferrarezi

“O Livro é um romance policial repleto de reviravoltas. Segue os passos do premiado seriado ‘Sex and The City’, sendo uma leitura leve de entretenimento. Traz um olhar feminista a dinâmica das relaçoes amorosas no século 21 e a guerra dos sexos ganha novas armas e segnificados, explica Almeida.

Rodrigo Carneiro, CEO da SMU Investimentos 

  • O Grande Projeto, por Stephen Hawking e Leonardo Mlodinow
  • O Príncipe, por Nicolau Maquiavel Maquiavel 
  • Cavernas de Aço, por Isaac Azimov

“Livros como o do Azimov,  tem uma grande correlação com o universo das startups, porque exploram um cenário futurista de ficção científica, inclusive o clássico ‘Eu, Robô’ é baseado em um livro do mesmo autor de 1950. Ou seja, estamos falando de um escritor que já pensava em tecnologias do futuro e que acertou em algumas previsões, como o avanço da Inteligência Artificial, por exemplo”, explica o executivo.

Fabio Zausner, CEO da Tudu

  •  Satisfação Garantida – Neste livro, o autor mostra como mudou seus negócios apostando em uma nova cultura corporativa como prioridade, defendendo que o atendimento ao consumidor é de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um departamento. 

Mariana Gutheil, CEO da No One

  • A árvore do conhecimento – As bases biológicas da compreensão humana, por Humberto Maturana e Francisco Varela – Uma obra linda onde estes dois brilhantes cientistas traçam olhares desde a biologia até a filosofia, passando pela pedagogia, psicologia, comunicação, e nos fazem repensar sobre como aprendemos, como evoluímos, e sobre como fazemos sentido do mundo ao nosso redor.  E, principalmente, de com toda experiência de certeza é um fenômeno individual.
  • A coragem de ser você mesmo, por Brené Brown – Em inglês “Braving the Wilderness” (ou “Enfrentando o desconhecido”), Brené provoca e questiona o conceito de “pertencimento” nesse mundo cada vez mais polarizado e de bolhas de opinião cada vez mais demarcadas, e nos ajuda a entender emoções e navegar opiniões com honestidade.
  • O Universo em Um Átomo, por Dalai Lama – Um livro que também fala sobre construção de sentido e de “saber”, sobre as intersecções e contrastes da espiritualidade e do pensar científico ociental. Um livro cheio de insights e de uma humildade impressionante numa história de busca pela “verdade”. Lindo e inspirador.

Maurício Villar, COO e co-fundador da Tembici

  • Sapiens – Uma breve história da humanidade, por Yuval Harari 

“Uma leitura muito leve, justamente porque nos faz refletir muito sobre os seres humanos, da onde viemos e porque agimos de alguma forma em certas situações. Mas neste momento de tanta reflexão e mudança de hábitos por conta da pandemia, considero uma leitura muito rica para a vivência em sociedade”, avalia o executivo.

  • “Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley’s, por Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagl

“Foi escrito com base em entrevistas com 80 pessoas que foram impactadas por Bill Campbell, coach de vários profissionais do Google e Apple”, explica Villar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s