Saúde: Campanha da Semana Mundial da Alergia 2021 terá como tema “Anafilaxia: prevenção e tratamento ”

De 13 de 19 de junho, A WAO, organização Mundial de Alergia, junto às regionais da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia promovem a Semana Mundial da Alergia com o tema “Anafilaxia: prevenção e tratamento’. Assim como em 2020, por conta da pandemia, a campanha 2021 está concentrada nas redes sociais da Asbai e na ampla divulgação do tema na grande Mídia, onde serão apresentadas lives, reportagens, dicas e informações sobre o assunto.

Anafilaxia” é o tema da Semana Mundial de Alergia 2021, que acontece entre os dias 13 e 19/06. Uma reação grave, com risco de vida, a determinada substância, a qual já houve um contato prévio, seja debatido por profissionais alergistas e imunologistas no estado do Ceará durante o período, que este ano se estende até o dia 19 de junho e será amplamente divulgado pela imprensa nas redes sociais da Asbai-CE  @asbai_ce.

Nesse período de pandemia com o surgimento da Covid-19, os pacientes portadores de doenças alérgicas precisam ter um cuidado redobrado. Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a Covid-19. Pacientes com asma, anafilaxia, rinite e imunodeficiências: como proceder? Serão alguns dos temas abordados

Anafilaxia – Pacientes com histórico de anafilaxia devem ter sempre disponível a adrenalina, medicamento de emergência que deve ser aplicado imediatamente à reação alérgica, considerada a mais grave e que pode levar a óbito.

Nos casos de anafilaxia grave, o Departamento Científico de Anafilaxia da ASBAI orienta seguir o plano de ação já orientado pelo médico assistente, procurando serviços de emergência imediatamente após o uso de adrenalina. O uso da telemedicina é recomendado para discutir, proativamente com o paciente, o manuseio da anafilaxia durante este período. Monitorar a pressão arterial e a saturação de oxigênio com oxímetro de pulso podem ser úteis para avaliação domiciliar.

Asma Os pacientes asmáticos com risco de anafilaxia devem ser acompanhados cuidadosamente, pois tendem a fazer reações anafiláticas mais graves

Imunodeficiências – De uma maneira geral, pacientes com diagnóstico de alguma imunodeficiência primária apresentam o mesmo risco que todas as pessoas para se infectar pelo coronavírus, mas apresentam riscos diferentes para ter a doença respiratória grave por esse vírus, na dependência do tipo de defeito do sistema imunológico.

A Semana Mundial de Alergia é uma iniciativa anual da Organização Mundial de Alergia (WAO), juntamente com suas Sociedades Membros, para aumentar a conscientização sobre doenças alérgicas e distúrbios relacionados e defender a provisão de treinamento e recursos no diagnóstico, gerenciamento e prevenção destes. doenças e asma, que estão aumentando em prevalência em todo o mundo.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Asbai na Internet

www.facebook.com/asbaice e Asbai Alergia

Instagram: @asbai_ce e https://www.instagram.com/asbai_alergia/

Youtube:https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia

Site: www.asbai.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s