Música: Festival Jazz & Blues lança segunda temporada da 22ª edição com novas Residências Artísticas

O Festival Jazz e Blues 2021 recebe, de 15 a 30 de julho, as inscrições para a segunda temporada de Residências Artísticas, que acontecerão de 10 a 13 de agosto de 2021 de forma totalmente online. Serão dois minicursos e quatro mesas-redondas que visam enriquecer os conhecimentos de músicos e gestores artísticos para o planejamento de comunicação e de carreira artística. As atividades são destinadas a profissionais e  estudantes de música, produtores culturais, técnicos e demais interessados.

Os minicursos serão realizados através da plataforma Google Meet, com acesso exclusivo aos participantes inscritos. Os que atingirem pelo menos 75% de presença receberão certificado. As inscrições podem ser realizadas através do site do evento (www.festivaljazzeblues.com.br). As mesas-redondas serão realizadas também de forma online, com transmissão ao vivo para o público em geral no canal do festival no YouTube (jazzebluesce), sem inscrições. 

As Residências Artísticas fazem parte da programação formativa do Festival Jazz & Blues, que, em 2021, chega a sua 22ª edição, sendo uma referência nacional em eventos no campo das artes e da cultura. São atividades ministradas por nomes de referência na área, visando atender, especialmente, jovens cearenses com uma formação qualificada no campo da cultura e da música. 

MINICURSOS

Com duas turmas, uma das 10h às 12h e outra das 17h às 19h, ambos de 10 a 13 de agosto, o minicurso “Gestão de Carreiras na Música”, será ministrado por Dani Ribas, doutora em Sociologia pela UNICAMP e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Dani é professora de music business no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música&Negócios PUC-Rio/Instituto Gênesis e FESP-SP, e de Gestão Cultural na UNICAMP. Atua como consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

A área da comunicação será abordada no minicurso “Mídias Digitais: Bússola Digital e Segredo do Tráfego”, nos quatro dias, das 8h às 10h, ministrado por Lívia Scala Manzolillo e Romário Rocha, ambos da equipe da Dégagé Comunicação. Lívia é jornalista, certificada em Branding pela ESPM-RJ e estrategista digital. Romário é publicitário, especialista em tráfego pago com mais de 1 milhão de reais gerenciados. 

Os minicursos são destinados a empresários do setor artístico, músicos profissionais, estudantes de música, produtores culturais, técnicos e outros profissionais da cadeia cultural, especialmente jovens e adultos de 16 a 40 anos. Cada turma do curso de gestão tem 30 vagas. O curso de mídias digitais será para 40 participantes. Do total de vagas, 30% são destinados a pessoa jurídica. 

MESAS-REDONDAS

À noite, com início às 20h, o Festival realizará as mesas-redondas com a presença de um intérprete de libras. Essa atividade é destinada aos participantes do curso, mas será aberta ao público em geral, que poderá acompanhar a transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube, possibilitando maior alcance e democratização do acesso à cultura. Cada dia será realizada uma mesa, onde serão abordados os temas: “O mercado e o circuito da música”, “A cultura e seu financiamento no Ceará e no Brasil”, “Música na pandemia: iniciativas e estratégias” e “Os primeiros passos na carreira de um artista”.

TEMAS E PARTICIPANTES

Dia 10/08: O mercado e o circuito da música no Ceará. Palestrantes: Rosina Popp (Produtora de grupos instrumentais) e Ricardo Bacelar (Pianista, compositor e arranjador brasileiro). Mediação: Dalwton Moura (Jornalista, crítico musical e produtor cultural).

Dia 11/08: A cultura e seu financiamento no Ceará e no Brasil. Palestrantes: Henilton Menezes (Jornalista, gestor cultural e produtor de música e cinema) e Luis Carlos Sabadia (Administrador e Gestor cultural de incentivos fiscais à cultura e economia criativa). Mediação: Maria Amélia Mamede (Produtora cultural e diretora do Festival Jazz & Blues). 

Dia 12/08: Música na pandemia: iniciativas e estratégias. Palestrantes: Ivan Ferraro (Músico, gestor e produtor musical) e Caio Castelo (Cantor e compositor) Mediação: Heriberto Porto (Músico e professor universitário).

Dia 13/08: Os primeiros passos na carreira de um artista. Palestrantes: Claudio Mendes (Produtor musical, compositor e arranjador) e Mahmundi (Cantora, compositora, produtora musical e instrumentista). Mediação: Aparecida Silvino (cantora).

SHOWS DA SEGUNDA TEMPORADA 

A segunda temporada do 22° Festival Jazz e Blues contará também com shows de artistas locais e nacionais, com previsão de realização em setembro. Em breve, serão informadas as atrações da programação artística.

O projeto Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 – Segunda Temporada é uma realização da Via de Comunicação e Cultura, com o patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Ceará. 

SERVIÇO

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 – Segunda Temporada: Inscrições abertas de 15 a 30 de julho para as atividades que serão realizadas de 10 a 13 de agosto de 2021 de forma online. Inscrições gratuitas pelo site www.jazzeblues.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s