Beauty: Desodorante sem alumínio e parabenos: saiba como fazer cosmético menos agressivo para a pele

Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, aponta como driblar o mau odor nas axilas com desodorantes naturais.

Como se sabe, o desodorante é um produto conhecido por seu combate à transpiração e ao mau cheiro em determinadas partes do corpo, como as axilas. Para garantir eficácia, a maior parte desses cosméticos possui substâncias como sais de alumínio e parabenos, mas existem alguns estudos que estão avaliando os efeitos negativos desses componentes no nosso organismo. 

“O odor corporal é resultado da mistura de bactérias da pele com o suor. Os antitranspirantes inibem essa função do corpo utilizando diversos ingredientes ativos”, explica a médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica Karla Lessa. “Ao entrar em contato com a pele, os sais de alumínio se dissolvem e se transformam em um gel. Ele atua como uma película protetora na superfície, controlando a liberação do suor ao longo do dia.”

Nesse contexto, o desodorante sem alumínios e parabenos se apresentam como uma boa alternativa para evitar o contato com itens que, em excesso, podem ser nocivos para a pele.  

“Os desodorantes livres de alumínio e parabenos também levam em sua composição ativos antissépticos, que têm ação antimicrobiana e controlam as bactérias responsáveis pelo cheiro das axilas. Um exemplo é o bicarbonato de sódio. Porém, eles não reduzem a produção de suor”, pontua.  

De qualquer forma, a médica garante que não é preciso ter medo de transpirar, pois é um mecanismo natural e saudável para regular a temperatura interna do organismo.  

“A transpiração ocorre por meio da ação das milhares de glândulas sudoríparas espalhadas pela derme. Uma das principais funções é regular a temperatura, mantendo-a por volta de 36,5°C”, destaca.   Ela ensina como fazer um desodorante sem alumínio e sem parabenos:  

Ingredientes 1 frasco de leite de magnésia

1 frasco para colocar o produto

4 gotas de óleo essencial  

Como fazer: Dentro do leite, coloque quatro gotas do óleo essencial. Misture os ingredientes, coloque no frasco e está pronto.  

Rendimento 2 frascos do tipo roll-on.  

Médica, empresária, influenciadora, esposa e mãe, Dra. Karla Lessa tem um legado espetacular para contar, tanto da sua área pessoal quanto da profissional. Natural de Vitória, a capixaba cursou medicina em Itaperuna, no Rio de Janeiro, sonho que tinha desde criança. Nesta época, conheceu o seu marido e parceiro de vida, Paulo Lessa, com quem hoje tem dois filhos, e administram juntos o Instituto Lessa, espaço que fica em Vitória e foca em saúde e qualidade de vida.

Dra. Karla leva a mesma dedicação que tem pelos estudos para o seu consultório, os pacientes são apenas elogios pelo atendimento que recebem. A médica acredita que é necessário um diagnóstico em todos que passam por suas consultas antes de receitar qualquer medicamento, ela acredita que é necessário analisar o aspecto da pele de cada um e revela que esse é um dos grandes segredos determinantes, fortalecendo a relação médico-paciente na busca pelos melhores tratamentos.

A capixaba mesmo após a pós-graduação, não deixa de renovar os seus conhecimentos do mercado da beleza. Karla Lessa também é um nome renomado e disputado em palestras sobre a área da beleza e da medicina estética. E segue fazendo diversos cursos de especializações, nacionais e internacionais, para expandir e aprender novas técnicas do mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s