
A turnê intitulada “Caminhar na grande Fortaleza” do grupo instrumental cearense “Marimbanda” apresentará o álbum “Caminhar” (2020) para a cidade de Pacatuba nesta quinta-feira (21), às 18h. A novidade desta sessão é que os interessados de outras cidades e estados podem participar. O show será seguido de um bate-papo com os integrantes da banda (Luizinho Duarte, Heriberto Porto, Thiago Almeida e Pedro Façanha) e ocorrerá via Google Meet, por isso, só poderá ser acessado no dia e no horário já citado. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever via formulário online. Este projeto foi contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza (lei nº 10.432/2015) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
Gravado na Casa de Vovó Dedé, o espetáculo também conta com a participação especial da cantora, compositora e professora de canto da Casa, Beatriz Bandeira. “Caminhar na grande Fortaleza” é convite para um passeio por ritmos brasileiros, como baião, frevo, choro, samba e bossa nova, sonoridades da identidade da música brasileira. Os guias dessa viagem musical trazem seu jazz autoral e uma leitura poética de seu percurso musical. No repertório, canções do CD Caminhar: “Duarteana”, “Que conversa é essa”, “Fonte do Adeus”, “Eu quero é baiãozar” e “Eu Te Falei”. Além de outras composições, das marcantes na história do grupo às mais recentes: “Brincando na chuva”, “Lindo Sol”, “Fortaleza-Natal”, “Frevo da Luz” e “Abracadabra 2”.
Caminhar
O álbum “Caminhar” foi lançado no início de 2020 em show no Theatro José de Alencar, em Fortaleza — após hiato de 14 anos da Marimbanda sem lançamentos de discos. Com 14 faixas, o álbum traz 13 composições do mestre da bateria Luizinho Duarte e uma do pianista Thiago Almeida — “Duarteana”, em que homenageia o colega e principal compositor do grupo. O disco (disponível em todas as plataformas de streaming) contou com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e participação especial dos músicos: Carlos Malta, Ricardo Herz e Alisson Pereira.
Após a pausa e reformulações nos projetos devido a pandemia de Covid-19, o grupo lançou em janeiro de 2021 o “Caminhar em Casa”, no qual iniciava sua circulação virtual.
A Marimbanda
Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 20 anos de atuação conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa – MPB Instrumental – SP; Circuito SESC Instrumental Paulista; Sala FUNARTE Sidney Miller – RJ; Circuito Cultural Banco do Brasil; Espaço Cultural do BNDES; entre outros) e realizou elogiadas turnês pelo exterior (França e Bélgica). Atuou em importantes festivais como o Festival Choro e Jazz, o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE) e a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará da Petrobras. O grupo gravou seu primeiro CD “Marimbanda” em 2001, o segundo “Tente Descobrir” em 2005 e o terceiro “Caminhar” em 2020.
Em 2017, realizou uma turnê com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Criou o Show “Universo Brasil” com Carlos Malta, que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES (Rio de Janeiro); e o projeto “Epifania Kariri”, com a Marimbanda, Carlos Malta e os Irmãos Aniceto. O DVD do espetáculo “Epifania Kariri” foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera (São Paulo). Em outubro de 2019 montaram e lançaram o projeto “A Dança do Marimbondo” junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza.
Serviço
Marimbanda em Pacatuba
Dia 21/10 às 18h
Via Google Meet
Inscrições: https://bit.ly/MarimbandaEmPacatuba