News: Conhecido na cena cultural, o premiado jornalista Fabio Malavoglia lança o elegante Imã RádioCast e realiza o evento “Flaubert 200 anos e a Magia para Viajantes”

O podcast foca o prazer do ouvinte, com destaques culturais no mundo e no Brasil, música seleta, entrevistas, lendas ancestrais, contos de humor e poemas. Novos episódios são lançados sempre as quintas-feiras

A partir do dia 25 de novembro, todas as quintas-feiras, os fãs de música, das artes plásticas e cênicas, do cinema, da poesia e do storytelling têm encontro marcado com o charme, a voz e a vibração do conhecido radialista e jornalista Fabio Malavoglia, que lança um podcast focado, como ele diz, “no prazer da escuta”: o Imã RádioCast

Cada episódio mescla uma cuidadosa seleção musical com poemas, fábulas de humor e sabedoria, entrevistas e dicas culturais, tanto no Brasil quanto para quem vai viajar para o exterior. 

Voz conhecida do rádio paulista, Fabio Malavoglia apresentou por seis anos o programa RádioMetrópolis, revista eletrônica diária da Rádio Cultura FM de São Paulo, que teve grande sucesso. Tanto que, em 2017, foi o apresentador do evento de 40 anos da emissora, em noite de gala na Sala São Paulo, e, em 2019, conquistou o Prêmio da APCA de Melhor Radialista, na categoria entretenimento.

“Eu amo o rádio, a vibração da voz, que o poeta beat norte-americano Gary Snyder chamou de ‘manifestação do eu interior’. Porque para passar prazer, ou alegria, ou entusiasmo, você precisa ter prazer, alegria, entusiasmo. E o Imã RádioCast quer isso: seduzir a escuta, alegrar ouvidos”, conta o jornalista.  

Desse sonho de deleitar ouvintes nasceu o nome do podcast. “Quando a comunicação ou a arte são de fato vivas, elas polarizam, atraem, imantam as sensibilidades, as atenções, os desejos. Além disso, ‘imã’ é uma palavra linda da língua portuguesa. Caetano Veloso diz na canção ‘Língua’: “…Adoro nomes / Nomes em ã / De coisas como rã e imã imã imã imã…”. E existe um conto maravilhoso sobre o imã e as limalhas de ferro, uma metáfora simples e profunda desse gênio absoluto da literatura universal que foi Oscar Wilde”, completa.

“É um podcast elegante” – diz o jornalista – “até o patrocínio é sofisticado: os Condomínios de alto padrão Casa Jardim onde, recentemente, aconteceu a última edição da Casa Vogue Experience”. 

No primeiro programa o entrevistado será o pianista brasileiro Fábio Martino, estrela ascendente da música erudita, radicado na Alemanha, que acaba de se apresentar com a Filarmônica de Stuttgart e estará dia 11 de dezembro na Sala São Paulo, com o violinista argentino Alejandro Aldana, para tocar uma peça de grande dificuldade técnica, o Concerto opus 105 do compositor russo Nikolay Kapustin, morto em 2020.

Um Gustave Flaubert que ninguém conhece

O Imã RádioCast também vai promover eventos presenciais, e o primeiro ocorre em 18 de dezembro, um sábado, às 16h, no auditório da bela Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana): “Gustave Flaubert 200 Anos e a Magia Para Viajantes”

O evento nasceu de uma pesquisa inédita: Fabio Malavoglia descobriu um elo entre o escritor francês nascido há dois séculos (1821-1880) e outro famoso autor da literatura, o impudico renascentista Giovanni Boccaccio (1313-1375), autor do outrora censuradíssimo “Decameron”. 

“Tudo gira em volta de uma das obras primas de Flaubert, o conto “A Lenda de São Julião Hospitaleiro” – conta o entusiasmado apresentador – “que é de uma beleza inultrapassável. Nele surge muita coisa que não é dita sobre Flaubert: por exemplo, como exatamente ele escrevia, num modo demoradíssimo, que exigia infinita paciência, e o que isso tem a ver com o “realismo” que, para Flaubert, foi um meio de obter efeitos, digamos assim, mágicos. E existe uma relação desse conto com um relato de Boccaccio, uma viagem que passa do gelo mortal ao calor erótico e que, ao que eu saiba, ninguém assinalou até hoje”, explica.

O Imã RádioCast tem patrocínio dos Condomínios Casa Jardim, da construtora Seed Incorp, e apoio da Livraria Nove Sete.

FABIO MALAVOGLIA

Fabio Malavoglia é jornalista, radialista, produtor e animador cultural, roteirista, contador-de-histórias, tradutor, ensaísta e poeta. Na Rádio Cultura FM, atuou como editor e apresentador dos programas diários Tarde Cultura (2004 – 2008) e RadioMetrópolis (2013 – 2019), no qual fez a curadoria, traduções e a apresentação de mais de 1400 edições do quadro de poesia “Lavra da Palavra”. 

Sua história no rádio vem de longe: começou em 1985/86, na apresentação do programa semanal “Rádiolábios”, de rock e poesia, na Rádio USP FM; e nas emissões clandestinas da primeira rádio livre brasileira, a então piratíssima Xilik FM (que era transmitida de um Centro Acadêmico da PUC de São Paulo). Em 1986 juntou histórias em quadrinho e rádio, em parceria com Douglas Salgado, no especial “Z de BraZil”, na Cultura FM. Anos depois trabalhou no programa “Encontro com a Ciência” que a SBPC produzia na Cultura FM e USP FM; e redigiu e apresentou 230 spots do projeto “1999 Reticências”, do SESC SP, nas rádios Eldorado FM e USP FM. 

Disso tudo veio também uma ligação com a poesia, num primeiro livro, em 1997, “Incas Venusianos – Rádiopoemas e outros scripts”, lançado no Programa Jô Soares. Em 2005 venceu o Prêmio Palmares de Comunicação, do Ministério da Cultura, pelo roteiro radiofônico “A lenda de Luiza Mahin”. Em 2019, levou o Prêmio da APCA de melhor apresentador de rádio, na categoria entretenimento, pelo programa RadioMetrópolis. E acaba de ser premiado novamente, com a seleção em edital do PROAC da Secretaria de Estado da Cultura, para realizar a vídeo-aula “A Linguagem dos Pássaros e a Natureza da Poesia”. 

Malavoglia também foi curador e apresentador, em 2018, do “Projeto Andantes”, passeios poéticos pelo acervo do MAC-USP; curador, produtor e diretor de 600 edições das “Pílulas Poéticas” e do quadro “Vide-o-Conto”, spots televisivos do SescTV (2010 e 2011). E a trajetória na animação cultural também vem de longe: começou em 1982 como primeiro coordenador de programação do SESC Pompéia no período de implantação, com colaborações com a arquiteta Lina Bo Bardi.

SERVIÇO

IMÃ RÁDIOCAST

Novos episódios todas as quintas-feiras
Inicialmente nas plataformas Spotify, Google PodCast e Apple PodCast

Evento presencial: GUSTAVE FLAUBERT 200 ANOS E A MAGIA PARA VIAJANTES

Data: Sábado, 18 de dezembro, 16 horas 

Onde: Livraria Nove Sete – Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (a 500 metros do Metrô Ana Rosa), tel.: 11 5573 78 89
Entrada: grátis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s