Mercado de trabalho: Paratodes traz atividades gratuitas de formação e inclusão de minorias no mercado de trabalho

Apesar da crescente atenção ao tema da diversidade e da inclusão, o mercado de trabalho ainda não reflete na prática essa consciência e os grupos identitários continuam sendo minoria nas empresas. Pesquisa da Pulses e da startup Nohs Somos mostra que menos de 10% dos colaboradores de empresas no país fazem parte de algum dos grupos considerados minoritários, como negros, LGBTQIA+, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs).

Para colaborar com uma mudança nesse cenário e com o objetivo de ser uma vitrine para novos talentos no campo da produção de eventos, a plataforma virtual Paratodes surge para dar muitos jovens a oportunidade do primeiro emprego, possibilitando a inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento socioeconômico. A Paratodes inicia suas atividades na segunda-feira (13), com uma programação totalmente gratuita em um evento digital que segue até o dia 20 e irá trazer capacitação para jovens de grupos identitários (negros, indígenas, LGBTQIA+) por meio de cursos de formação e palestras online. Em paralelo, os participantes irão gerar um cadastro de currículos que poderão ser utilizados no campo da produção de eventos, além de terem a oportunidade de ter contato com possíveis empregadores, em uma rodada de negócios com empresas do segmento para introduzir esses jovens no mercado de trabalho.

Os interessados em participar das atividades e em cadastrar seu currículo podem se inscrever no link https://nativa365.com.br/paratodes

A programação do Paratodes será aberta com a mesa redonda Mercado de Trabalho e Grupos Identitários, na segunda-feira (13), às 19h, com a mediação do produtor de eventos e representante da Nativa 365, Hadji Aires, e com as participações da advogada Martír Silva; do psicólogo social Levi Costa e do advogado e militante indígena Jorge Tabajara. Todo conteúdo ficará disponível para consulta posterior na plataforma. Após a mesa-redonda, os participantes assistirão a um show com a Banda Pop-Up.

Os webinários serão realizados na terça-feira, dia 14, com os temas: Mercado de Trabalho para Pessoas LGBTQIA+, com o diretor de arte, figurinista e empreendedor Zé Filho; Mercado de Trabalho para Pessoas Indígenas, com o artista, artesão, educador e liderança indígena Mateus Tremembé; e Mercado de Trabalho para Pessoas Pretas, com a jornalista e publicitária Marina Leitão, gerente de Novos Negócios do Sistema Verdes Mares.

Os cursos online a serem realizados na plataforma Zoom serão realizados dos dias 15 a 20 de dezembro, com temas como elaboração de projetos culturais, produção de eventos, gestão de carreira, produção técnica para roadies, cultura, inovação e sustentabilidade.

O projeto Paratodes é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, através de edital de patrocínio da Casa Civil. Com uma iniciativa inédita dentro do programa Nativa Lab, desenvolvido pela Nativa 365, empresa especializada em planejamento, consultoria, gestão e organização de projetos e eventos de diversos setores, com experiência de 25 anos de mercado. Todo conteúdo do projeto Paratodes foi gravado nos estúdios do Instituto CUCA.

Programação da plataforma Paratodes

Abertura

– Mesa Redonda com Martir Silva, Levi Costa, Jorge Tabajara e Hadji Aires – 13/12, às 19h.

– Show com Banda Pop Up -13/12.  

Webinários:

– Mercado de Trabalho para Pessoas LGBTQIA+ -14/12 com Zé Filho.

– Mercado de Trabalho para Pessoas Indígenas – 14/12 com Mateus Tremembé.

– Mercado de Trabalho para Pessoas Pretas – 14/12 com Marina Leitão.

Cursos Online (plataforma ZOOM) – Gratuitos

– Produção 360° (20h/a) com Hadji Aires – 17 a 20/12 – 15h às 18h.

– Elaboração de Projetos Culturais (20h/a) com Nádia Sousa – 15, 16, 17 e 20 -18h às 21h.

– Produção técnica para Roadies (20h/a) com Ravena Monte -15, 16, 17 e 18 – 18h às 21h.

– Gestão de Carreiras (12h/a) com Anderson Foca – 15, 16 e 17 – 8h às 12h.

– Teorias e Estudos da Cultura com Magela Lima – 15 a 20 – 14h às 16h.

– Cultura, Inovação e Sustentabilidade (20h/a) com Livia Rosas – 15 a 17- 18h30 às 21h30; 18 -9h às 12h; 20 -18h30 às 21h30.

Conheça os participantes da Mesa Redonda de Abertura:

Martír Silva – advogada, professora de Direito, nas Faculdades Cearenses – FAC, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Movimento Negro Unificado (MNU), atual coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da igualdade Racial, do governo do Estado.

Levi Costa – psicólogo social e comunitário, com experiência na política de assistência na defesa dos direitos humanos, através do centro especializado de assistência social, atuante também no terceiro setor (Cetra) na organização da juventude LGBTQIA+ dos povos do semiárido. Especialista em políticas públicas. Psicólogo social de Povos indígenas (tremembé da barra do Mundaú), quilombolas e assentados da reforma agrária. Atualmente com atuação no poder público como coordenador de Direitos Humanos na prefeitura de Itapipoca.

Jorge Tabajara – Jorge da Silva Gomes, Cacique do Povo Tabajara da aldeia Cajueiro de Poranga-CE, advogado com especialização em direito constitucional, membro do Escritório de Advocacia Popular Indígena do Ceará – Ybi, Assessor Jurídico da Articulacao dos Povos e Organizacoes Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME, membro da comissão de direitos humanos da OAB/CE e militante indígena.

Serviço:

Paratodes – Plataforma de Possibilidades

Quando: De 13 a 20 de dezembro de 2021

Onde: evento virtual, através da plataforma: www.nativa365.com.br/paratodes

Gratuito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s