O carro consome mais gasolina em dias de chuva? Sindipostos responde e dá dicas para economizar

Em épocas de chuva, é comum encontrar congestionamentos no trânsito. Somado a isso, a depender da precipitação, ruas e avenidas se alagam, gerando uma preocupação ainda maior aos motoristas com a quantidade de combustível e a estrutura interna do veículo. 

De acordo com Paulo Sérgio Pereira, vice-presidente do Sindipostos Ceará, o consumo de gasolina em carros durante períodos chuvosos é variável à precipitação. “Se a chuva for leve, o volume de água que fica no asfalto não gera resistência significativa aos pneus. Desse modo, o motor não precisa trabalhar mais e não há gasto extra de gasolina. Agora, se o motorista estiver diante de um temporal, a quantidade de água na pista se torna maior, e, como consequência, o motor precisará de mais potência para rodar os pneus, aumentando o consumo de gasolina”, explica. 

Além disso, o especialista argumenta que outros fatores podem contribuir para o gasto extra com combustível. “Durante as chuvas, os motoristas tendem a dirigir com ar-condicionado e os limpadores de para-brisa funcionando. Apesar de mínimos, esses equipamentos aumentam a demanda elétrica do carro, ‘roubando’ a potência do motor e consequentemente gastando mais combustível”,  pontua Antônio.

Por conta desses fatores, as autoridades de trânsito orientam evitar a direção em dias chuvosos. Como nem sempre é possível, o Sindipostos listou dicas para garantir a segurança do carro e ainda diminuir o gasto com combustível.

Escolha rotas com menos áreas alagadas ou espere até a água escoar;

Diminua a velocidade e não troque de marcha enquanto cruza um alagamento;

Faça rodízios entre o uso do ar-condicionado e o limpadores de para-brisa;

E se o motor “morrer”, não dê partida imediatamente.

O Sindipostos ainda ressalta a importância de ter a manutenção do carro em dia. Um veículo bem alinhado e pneus calibrados evitam gastos excessivos com combustível e garante a segurança de motoristas e passageiros em dias chuvosos. Se ouvir barulhos estranhos ou encontrar dificuldades para locomoção, procure a oficina mecânica mais próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s