Cultura: Loja do Bem, no Shopping Iguatemi Bosque, apresenta segunda edição da exposição Render-CE

Em paralelo, haverá a instalação de um lustre gigante de flores na Praça do Sertanejo, simbolizando os 14.640 dias de funcionamento do shopping

Iniciativa social do Shopping Iguatemi Bosque, a Loja do Bem realiza, nesta terça-feira (12), a abertura da segunda edição do projeto Render-CE, parte das comemorações de 40 anos do empreendimento. O objetivo é dar visibilidade aos artesãos participantes,  espalhados por todo o Ceará, possibilitando geração de lucro com a comercialização de peças que incluem acessórios, calçados, roupas e artigos para decoração. 

Em parceria com 48 municípios, a edição conta com a participação de 200 artesãos que vão expor mais de 2 mil itens. O projeto também tem o envolvimento dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção e Design de Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor), que atuam na orientação e capacitação dos participantes. 

Exposição

Nesta edição, também será celebrada a história das tipologias barro, macramê e cipó como insumos de suma importância para as manufaturas locais. Ao todo, 21 artesãos, 31 alunos e 14 professores da Unifor participam do trabalho desenvolvido para a edição de 2022, que contempla os artesãos das comunidades de Moita Redonda e Caponga, no município de Cascavel, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Trabalhando o tema “Ancestralidades e bem-estar: memórias e lembranças afetivas”, professores, alunos e artesãos mantiveram contato para idealizar, planejar e refletir sobre a criação dos produtos.

“O Render-Ce é uma iniciativa da Loja do Bem, do Shopping Iguatemi Bosque e da Universidade de Fortaleza, que oferece suporte para artesãos cearenses, com a interação e do trabalho conjunto entre alunos e professores. Para essa exposição, a ideia central é que os participantes, em parceria com os artesãos, desenvolvessem produtos de moda ou home decor”, explica a gerente de marketing do Iguatemi Bosque, Rachel Mendonça.

A edição contará também com uma homenagem ao Mestre Muniz e ao senhor Argemiro, ambos artesãos que faleceram durante as atividades do projeto, pela Covid-19. “Os dois deixaram um legado de trabalho artesanal e toda uma vida dedicada ao artesanato cearense’’, completou Rachel. 

Lustre de flores 

Em paralelo, a partir de hoje, haverá uma instalação especial de um grande lustre confeccionado com flores de crochê, para representar os 14.640 dias de portas abertas do Iguatemi ao longo dos 40 anos de atuação. O equipamento ficará na Praça do Sertanejo, localizada no mall.

“A Loja do Bem é um braço social e essa exposição é especial porque comemora os 40 anos do shopping e ressalta a história do Iguatemi, que faz parte da vida das pessoas. O artesanato sempre esteve presente no shopping, com peças em diversos espaços nos ambientes arquitetados, o maior exemplo disso é a nossa praça central, a Praça do Artesão”, pontuou a gerente de Marketing do empreendimento.

Sobre a Loja do Bem

A Loja do Bem foi desenvolvida para que profissionais exponham suas artes, mas também é um projeto que envolve suporte, capacitação e valorização dos produtos. “Nosso objetivo é fortalecer a cultura do Ceará, para que isso não se perca, além de evidenciar a importância da troca entre gerações e os ensinamentos entre professores e alunos. Os trabalhos expostos são frutos da arte e talento dos artesãos cearenses”, explica Rachel. 

Há sete anos, a parceria com a Loja do Bem é responsável por dar visibilidade aos trabalhos manuais de artesãos do Ceará que têm, na maioria das vezes, a fonte de renda concentrada unicamente no artesanato. “É de suma importância apoiá-los e o Iguatemi Bosque entende que é necessário manter viva a economia sustentável da cultura e tradição cearense, com artes em renda, couro, crochê, madeira, argila, entre outras matérias-primas. São riquezas para todo o Ceará”, afirma. 

A ideia do projeto surgiu em 2015 e, desde então, ajudou várias instituições como o Lar Amigos de Jesus, Peter Pan e Iprede. Latinhas de sentimentos, bolinhas de Natal e brinquedos educativos são alguns dos produtos que já passaram pelas prateleiras da loja solidária. A iniciativa repercutiu no país inteiro e o Iguatemi decidiu que a Loja do Bem não seria mais um projeto pontual e que é preciso tornar rotina a prática de fazer. A partir disso, adotaram a relevância de um espaço como o shopping para ajudar centenas de famílias que vivem do artesanato, impulsionando a economia do Ceará.

Atualmente, a Loja do Bem expõe mais de 500 peças artesanais – colares, bolsas, sapatos, tapetes e diferentes produtos feitos a mão, exibindo a diversidade da nossa terra, as cores da cultura e técnicas passadas de geração para geração. A estrutura do espaço valoriza os detalhes das peças e passeia por diversas técnicas de artesanato, onde cada prateleira visita um universo diferente, do ponto de cruz ao couro.

Serviço

Exposição Render-CE – Loja do Bem

Localização: ao lado da Sorveteria 50 sabores, no piso térreo do Shopping (Praça do Artesão)

Telefone: (85) 3241-1374

WhatsApp: (85) 99113-3001

E-mail: lojadobem@institutodobemceara.com.br

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s