Cinema: Inscrições abertas para o Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA)

Com conhecimentos de técnicas de roteiro e edição, oficinas estimulam jovens a produzir conteúdo audiovisual com qualidade profissional. Foto: Objetiva Produções Cinematográficas

Estão abertas as inscrições para terceira edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA). Podem participar da mostra competitiva filmes de curtas-metragens produzidos e finalizados nos últimos 36 meses por produtores de todo o Brasil com temática educativa nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente.  As inscrições gratuitas devem ser realizadas de 25 de abril até o dia 31 de maio de 2022 no site: https://filmfreeway.com/FestivalECA

De acordo com Alba do Vale, diretora da Objetiva Produções Cinematográficas, o objetivo do  Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para a temática educativa. “Através da sétima arte, o Festival propõe a formação e o surgimento de novos talentos, além de refletir sobre a influência do audiovisual na sociedade contemporânea e estimular a inclusão social”, explica a diretora.

21 produções nacionais e internacionais

Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA) acontece de 4 a 13 de agosto de 2022, em plataforma online e sessões presenciais. Serão exibidos 21 curtas-metragens, sendo dez filmes competitivos, cinco filmes convidados, e seis filmes realizados nas oficinas produzidas pelo Festival.

A Curadoria do Festival será de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico, além Kaiane do Vale Martins, produtora e curadora na 1ª, 2ª e 3ª Edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação, e curadora do projeto do Educacine (2012). 

Premiação

A  escolha dos filmes vencedores na categoria competitiva do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA) será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Filippo Pitanga, crítico de cinema, curador e júri de inúmeros festivais internacionais; a diretora Kátia Coelho, a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, ganhadora de mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais e o diretor  Jeferson De quefoi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”, na Rede Globo (2019), lançou “M-8”, Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio (2020), e o longa “Doutor Gama”, sobre o abolicionista Luiz Gama (2021).

O filme vencedor do Festival ganhará um prêmio de dez mil reais, o segundo lugar o prêmio de cinco mil reais e o terceiro três mil reais,além do Troféu do Festival.  

Oficina online para todo o Brasil: Stop Motion – 9 a 16 de maio

Quem já assistiu filmes como A fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou as aventuras de Shaun o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações : o stop motion. Adolescentes entre 12 a 18 anos de todo o Brasil têm a oportunidade de participar da oficina online de  9 a 16 de maio, das 14h às 17h,  que será ministrada por Marta Russo. As inscrições gratuitas podem ser realizadas em https://festivaleca.com.br/oficinas

O Festival também promoverá outras cinco oficinas presenciais em São Paulo, que abordarão aspectos do fazer cinematográfico (roteiro, direção, produção, direção de fotografia e edição). As oficinas presenciais acontecemnas cidades de SP (Santo Amaro), Taboão da Serra e Embu das Artes. 

As oficinas formativas resultarão em seis curtas-metragens que serão exibidos na Cerimônia de Premiação do  Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA).

Lives temáticas

O Festival contará ainda no mês de julho com duas lives temáticas, pela plataforma Google Meet. A primeira “Cinema na Sala de Aula”  traz a roteirista Ceci Alves e o doutor em Ciência da Comunicação (ECA/USP) Marciel Consani. A medição do encontro será de Leopoldo Tauffenbach, membro da Comissão de Cinema dos CEUs da Secretaria Municipal de Cultura (SP). A segunda live “Cinema e Representatividade”, será debatida pelo cineasta e jornalista Lufe Steffen, a historiadora Cida Reis e com mediação da cineasta e roteirista Carissa Vieira. 

O Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA)  é uma realização da Objetiva Produções Cinematográficas com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e patrocínio do Banco Votorantim.

Serviço:

Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA)

Inscrições gratuitas: 25 de abril até o dia 31 de maio de 2022 

No site:  https://filmfreeway.com/FestivalECA

Regulamento: https://festivaleca.com.br/

Festival : de 4 a 13 de agosto de 2022

Oficinas de Cinema: https://festivaleca.com.br/oficinas

Facebook: https://www.facebook.com/FestivalECA

Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCuh5WYFh4UNsvj1tbS_L2YQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s