Cinema: ACLAMADO PELA CRÍTICA, O HOMEM DO NORTE ESTREIA NESTA QUINTA (12) NOS CINEMAS BRASILEIROS

O Homem do Norte, novo thriller do aclamado diretor Robert Eggers (“A Bruxa”, “O Farol”) estreia amanhã, 12 de maio, nos cinemas brasileiros. O longa é estrelado por Alexander Skarsgard, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe e Björk.

O Homem do Norte conta a história de Amleth (lenda que serviu de inspiração para escrever Hamlet de William Shakespeare), um jovem que vê o pai ser assassinado pelo tio Fjölnir, sua mãe sequestrada e precisa fugir de seu reino para se salvar, mas promete retornar para vingar a família.

Anos mais tarde, vivendo como um guerreiro implacável que sobrevive de saquear aldeias eslavas, Amleth (Alexander Skarsgård) tem uma visão que o lembra, que chegou a hora de cumprir a promessa que fez há muito tempo atrás: salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai. Para isso, ele arma um plano e conta com uma ajuda inesperada da bruxa Olga (Anya Taylor-Joy), que depois se torna sua amante.

O filme não foge ao estilo de Robert Eggers, ou seja, apresenta todas as suas preferências estéticas e narrativas, de forma mais tradicional e linear. E isso é um dos aspectos positivos do filme, pois essa estrutura clara permite que outros aspectos se destaquem, como as excelentes atuações como por exemplo: Willem DafoeBjork (seu primeiro papel no cinema em quase duas décadas), que entregam uma intensidade xamânica fazendo o público vivenciar aquela experiência; Nicole Kidman compõe uma figura ambígua muito interessante, que passeia entre o bem e o mal; uma Anya Taylor-Joy que ora é vulnerável, ora é extremamente forte o que dá mais realismo ao filme; E não podemos esquecer de Alexander Skarsgård como Amleth que, aqui, incorpora todos os temas do filme em sua performance física, fazendo com que seu corpo muito musculoso pareça carregar todo o peso do personagem. O mantra “Eu vou vingá-lo, pai. Eu vou salvá-la, mãe. Eu vou matá-lo, Fjölnr.”, serve para mostrar seus objetivos e também para mostrar sua evolução como protagonista.

O design de produção e os figurinos merecem ser lembrados no Oscar 2023 pela qualidade. Tudo é feito de maneira fiel e com extrema riqueza de detalhes: roupas, adornos, armas e locais são recriados de perfeitamente.

Outro ponto forte de O Homem do Norte é a leitura social contemporânea do período, especialmente quando questiona o quanto o destino violento construído pelo misticismo é inevitável e ainda evidencia as consequências vividas pelas perspectivas femininas, contestando tradições para desmistificar a representação do mito da Bruxa na cultura popular. Ao investigar a origem folclórica dos ciclos vingativos masculinos através do histórico de abusos destes com as mulheres que teoricamente amam, o enredo ganha novas nuances psicológicas e desdobramentos bem inesperados no seu potente 3° ato, principalmente depois da cena marcante que envolve mãe e filho.

Para preparar os espectadores para a estreia, a Universal Pictures compartilha conteúdos especiais dos bastidores de O Homem do Norte. Em dois vídeos, o diretor Robert Eggers explica sobre os elementos que tornam o filme historicamente fiel à cultura Viking, incluindo aspectos mitológicos. Alexander Skarsgard e Anya Taylor-Joy também contam sobre como a história de vingança acaba unindo seus personagens e conduzindo seus destinos.

“O Homem do Norte tem um roteiro rico, mergulhado na mitologia nórdica e cultura Viking, cenários incríveis e cenas de lutas grandiosas. É uma experiência maravilhosa”, conta Alexander Skarsgard. Os vídeos com os conteúdos completos estão disponíveis no canal oficial da Universal Pictures Brasil no YouTube.

O Homem Do Norte é um thriller épico de vingança que explora o quão longe um príncipe Viking irá para buscar justiça por seu pai que foi assassinado, e apesar de não ser para todos, vale a pena ser conferido.

O longa estreia nos cinemas brasileiros em 12 de maio. Para mais informações sobre a programação e ingressos, consulte os cinemas da sua cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s