News: ESTUDANTE DE 13 ANOS É APROVADO EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Com apenas 13 anos, Caio Temponi, coleciona grandes conquistas. A última foi a aprovação do vestibular da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, para o curso de Medicina. Ele já havia passado em primeiro lugar no vestibular para Administração na UECE. 

No ano passado ele já havia passado em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões.

Este ano conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Mayo nível 1 (até 13 anos). Ele foi o único brasileiro a levar a medalha dourada desta edição que contou com a participação de 12 países da América Latina.

Caio não foi apenas o único brasileiro com a medalha de ouro, como também tirou a maior nota do exame: 44 pontos, enquanto os segundos colocados chegaram a 34 pontos.

A mãe de Caiu, Laurismara, disse que ele é dedicado e muito focado. A prova disso é a aprovação em primeiro lugar na UECE, em Administração, além de ter tirado a quarta maior nota de todo o vestibular. 

“Desde muito novinho ele sempre gostou muito de estudar e sempre teve muita facilidade com todas as matérias. A sua paixão pela matemática levou ele a essas conquistas”, afirma a mãe.

Hoje Caiu estuda no Colégio Farias Brito. Ele é de Três Rios, Rio de Janeiro. O garoto veio com a família para se preparar melhor para olimpíadas e vestibulares. 

Toda família ficou muito feliz com a conquista, mas Caio disse que vai permanecer focado. Ele pretende fazer faculdade de Direito. O estudante quer ser Juiz Federal. A escolha por esse caminho tem dois motivos: a estabilidade financeira e a ajuda à população. 

Por falar em ajuda, Caio já vem realizando isso. Ele dar aulas de graça para alunos de todo País, pelo youtube.

“Eu fico bastante feliz de poder compartilhar o meu conhecimento e ajudar outras pessoas também a conseguirem seus sonhos. Quem gosta de matemática, pode aprofundar mais, quem gosta de fazer olimpíada, concursos militares”.

A mãe de Caio relata que essa paixão pelos estudos começou muito cedo.  “Ele tinha entre cinco e seis anos de idade. O seu conhecimento  fez ele avançar três séries escolares ao longo dos anos. Ele sempre, desde novinho, teve muita facilidade em aprender. Nós levamos ele numa Neuropsicóloga pra avaliação e foi constatado que o QI [Quociente de Inteligência] dele era alto”, afirma Laurismara, mãe de  Caio. 

Ele pulou o primeiro ano do Ensino Fundamental I, o terceiro ano e o oitavo ano do Ensino Fundamental II. Os pais sempre acompanharam tudo de perto. “Graças a Deus eu e meu marido nunca erramos com ele, a gente vê muito que ele precisa no momento, tudo é muito pensado, muita responsabilidade”, continua. 

Martins Temponi, pai de Caio,  afirma que o garoto tem algumas aulas de olimpíadas pela manhã e à noite, em alguns dias da semana. No período da tarde, ele frequenta o 1º ano do Ensino Médio em uma turma preparatória para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 “Ele faz aulas de inglês também, já é fluente, vai tirar agora o CAE [sigla em inglês para Certificado de Inglês Avançado], que é a penúltima prova da Cambridge”, comenta o pai. 

Os pais sempre estão presentes no dia a dia do adolescente. “O meu marido, desde quando o Caio era muito novo, sempre fez um planejamento com ele. Ele não pulou nenhuma fase, sempre teve aquele acompanhamento de matérias muito certinho”, explica a mãe.

“Meu marido dava uma matéria de matemática, por exemplo, pegava o mais fácil e depois nos exercícios do Enem e colégios militares até chegar no ITA. Quando meu marido via que ele já sabia tudo, aí ia pra próxima matéria”.

 Dentro dessa rotina de estudos, Caio também brinca. Adora jogar xadrez e pingue-pongue, mas a maior paixão é o futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s