Botox: entenda os mitos por trás do procedimento mais procurado no controle de marcas de expressão

Substância se destacam por alta procura em consultórios especializados, aquecendo o mercado de estética

A demanda por procedimentos estéticos dobrou nos últimos anos. Homens e mulheres têm procurado cada vez mais novas técnicas que suavizam as marcas causadas pelo tempo e maus hábitos, de acordo com levantamento das pesquisas. Quando o assunto é melhorar o aspecto facial, existe um procedimento que se tornou a alternativa mais procurada em centros estéticos e clínicas dermatológicas: o botox, aprovado há 30 anos pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficou conhecido dessa forma devido ao nome comercial utilizado por um dos fabricantes mais conceituados do meio.

Conhecido no meio científico como toxina botulínica, o Botox carrega mitos e verdades que causam dúvidas em quem deseja realizar o procedimento. Para a doutora Renata Gioia, especialista em estética e CAP da clínica Botolifting Fortaleza, o procedimento traz grandes vantagens para a saúde e autoestima dos pacientes. “Dentre os benefícios apresentados para saúde estão o controle de musculatura em pacientes que sofrem com bruxismo, apertamento dos dentes e até mesmo sofrem de enxaquecas tensionais, e para a auto estima o botox atua na prevenção e suavização das rugas, além de trazer um viço lindo a pele ”, afirma.

Segundo a profissional, o botox, assim como qualquer procedimento estético, ainda deixa muitas dúvidas em tanta gente interessada. Afinal, cerca de 82% dos brasileiros revelam ter vontade de realizar algum procedimento estético, de acordo com uma pesquisa realizada pela Allergan com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Pensando nisso, a Dra. Renata Gioia esclarece as principais dúvidas sobre o botox.

O Botox pode deixar o paciente inexpressivo?

“Isso é uma dúvida muito frequente que aparece no meu consultório. Não, o Botox não vai deixar ninguém sem mexer o rosto, os protocolos atuais não deixam as pessoas inexpressivas. Antes de fazer uma aplicação, é estudada toda a face do paciente e o trabalho é feito em cima das áreas delimitadas, planejadas e sempre preservando as áreas de risco.

O Botox consegue deixar o rosto deformado?

“Em casos raros isso pode acontecer, geralmente devido ao uso de produtos de má qualidade ,com proporções incorretas, ou técnicas incorretas. Portanto, ressalto sempre a importância de procurar um bom profissional de confiança e com experiência.”

Existe alguma idade específica para iniciar o Botox?

“Não. Grande parte das pessoas que vão ao consultório têm a intenção de suavizar as marcas de expressão. Pessoas a partir de 18 anos já podem começar o tratamento com botox preventivo caso sejam muito expressivas , com  o intuito de retardar o envelhecimento, ou até mesmo de elevar as sobrancelhas e deixá-la mais expressivas,podemos usar para corrigir também aspectos faciais como sorriso gengival, ou seja, muito alto.”

O botox é o mesmo material utilizado em preenchimentos labiais?

“Isso é um mito. O material utilizado para os preenchimentos labiais é o ácido hialurônico e tem o intuito de dar volume à boca e modelar ela da maneira que o cliente deseja. Já o botox trabalha na musculatura da área aplicada, suavizando e prevenindo rugas.”

O resultado do Botox é imediato?

“Não. O bloqueio da musculatura ocorre de maneira gradual. É necessário respeitar o organismo de cada paciente. Normalmente, os resultados são notados de maneira mais intensa de 7-14 dias após a aplicação. Por estar em ascensão, a aplicação de Botox acaba se tornando um assunto muito comentado e cercado de diferentes tipos de mitos. Por isso, sempre procure um profissional especializado antes de realizar o procedimento. Dessa forma, ele tirará suas dúvidas e  o seu o resultado estará dentro das suas expectativas” pontua Dra, Renata Gioia.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s