Literatura: MARIA DOLORES WANDERLEY LANÇA “BIANCA NATIVIDADE”

Segundo romance da escritora traz a envolvente história de uma menina que cresceu entre a militância do pai comunista e a doença mental da mãe.
Em delicada prosa poética, o livro tem como pano de fundo fatos políticos da realidade brasileira, desde a era Vargas, passando pelo golpe de 1964, até os dias atuais.
Lançamento será no dia 17 de setembro, em Natal, cidade de origem da escritora.

Bianca é uma jovem complexa, nascida em uma cidade provinciana que busca a cidade grande para estudar. Lidar com a condição familiar e social desfavorável, os desígnios do pai e tio comunistas em tempos de crispação política não foram o seu grande desafio, mas enfrentar sem agarras os delírios da mãe. Esse é o fio condutor de “Bianca Natividade”, o novo romance de Maria Dolores Wanderley. A ficção em prosa poética tem como pano de fundo fatos políticos da realidade brasileira, desde a era Vargas, passando pelo golpe de 1964, até os dias atuais. Com selo da Editora Circuito, “Bianca Natividade” será lançado em 17 de setembro, na Livraria Nobel do Praia Shopping, em Natal (RN), cidade de nascimento da autora.

“Bianca Natividade” é segundo romance de Maria Dolores Wanderley, autora de sete livros de poesia, três de contos e um ensaio fotográfico. Quem assina a orelha do novo romance é Tito Leite, poeta e monge beneditino, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte: “O livro é um convite para pensar a nossa própria história e o nível de saúde mental de um povo. Vivemos em tempos sombrios e a literatura tem como compromisso combater toda forma de obscurantismo”. A contracapa tem texto do psiquiatra Hailton Martinelli. Com 160 páginas, coordenação editorial de Renato Rezende, o livro possui ilustrações da própria autora, que também é artista plástica.

Feito com base em uma cuidadosa pesquisa histórica, o livro parte das vivências pessoais de uma menina para tratar de temas universais, com questões que atravessam cada leitor. “O livro mostra como a vida das pessoas, mesmo daquelas que não têm nenhum vínculo com a política, como as crianças, pode ser duramente afetada pelos golpes e revoluções”, explica a autora.


QUEM É MARIA DOLORES WANDERLEY

Maria Dolores Wanderley é romancista, contista, poeta e artista plástica. Nasceu em Natal (RN) e vive no Rio de Janeiro (RJ), onde estudou e trabalhou como professora no Departamento de Geologia da UFRJ. Lançou diversos livros, sendo Bianca Natividade o seu segundo romance. Além dele publicou os livros de poesia Rumores de azul (2001), Mar espesso (2003), A duna intacta (2006), Fragmentos de Maria (2009), Ao rés do chão (2013), Esperando a hora da Stella (2016), Poemas escolhidos (2020). Um ensaio fotográfico-poético sobre as formas (2010). O romance Baracho (2018). Os livros de contos Cosmocrunch (2014), Paralelo 5º (2015), Contos escolhidos (2020). Desenhos e escritos (2021).

EDITORA CIRCUITO

Liderada pelo poeta e curador de arte Renato Rezende, a Editora Circuito foi criada em 2010, com a missão de incentivar discussões em torno da arte e cultura contemporâneas, contribuindo com estudos críticos, material de fonte primária, livros de artista e literatura. É uma editora atuante na cena artística contemporânea, tendo publicado livros de artistas como Brígida Baltar, Adriana Tabalipa, Mário Carneiro e Nuno Ramos. Destacam-se também livros de pesquisadores de arte, como Juliana Gontijo, Kamilla Nunes e Marisa Flórido. Entre os poetas publicados estão Caio Meira e Claudia Roquette-Pinto. A Circuito é reconhecida ainda por seus importantes livros de entrevistas, como o Coletivos, de Renato Rezende e Felipe Scovino, e Conversas com curadores e críticos de arte, de Renato Rezende e Guilherme Bueno, além de livros temáticos, como Experiência e arte contemporânea. Entre seus últimos lançamentos está Vitrines de moda e a alteridade da intervenção – a transformação do ato de consumo em ação de arte, de Manan Terra Cabo. Muitos desses livros estão disponíveis para download gratuito no site da editora: www.editoracircuito.com.br

FICHA TÉCNICA

Título: Bianca Natividade
Autora: Maria Dolores Wanderley
Coordenação editorial: Renato Rezende
Revisão de texto: Ingrid Vieira
Ilustrações: Maria Dolores Wanderley
Número de páginas: 160
Formato: 12 X 17,7 cm
Rio de Janeiro 
Ed. Circuito, 2022
ISBN 978-65-86974-48-5

SERVIÇO

Lançamento de livro
Título: Bianca Natividade
Autora: Maria Dolores Wanderley
Data: 17 de setembro de 2022
Hora: 19h
Local: Livraria Nobel do Praia Shopping, Ponta Negra
End.: Av. Engº Roberto Freire, 3132 – Capim Macio – Praia Shopping- Natal
Entrada franca
Custo do exemplar: R$ 40,00
Tel.: 84 99414.0366 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s