Oratória: 5 dicas para quem tem medo de falar em público

Especialista em comunicação e oratória explica que é possível superar esse medo com técnica, treino e autoconhecimento

Muitas pessoas têm medo de falar em público, o que pode fazer com que tenham que lidar com problemas sérios em suas vidas. De acordo com dados do jornal britânico Sunday Times, o ato de falar em público está entre os campeões no ranking de medo das pessoas do mundo inteiro, chegando a ultrapassar o temor relacionado aos problemas financeiros, doenças e até mesmo a morte.

Esse medo pode surgir pelos mais diversos motivos: medo de errar, falta de autoconfiança, experiências passadas com a comunicação que deixaram traumas, pais super controladores, vivências na primeira infância que resultaram em dificuldade de lidar com hierarquias, entre outros. Visto este cenário, Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da Vox2You São Paulo, reuniu 5 dicas para ajudar quem tem medo de falar em público:

  1. Trabalhar o autoconhecimento: quando identificamos nossas falhas emocionais, podemos nos precaver a possíveis gatilhos;
  2. Respiração: treinar a respiração nos permite oxigenar o cérebro de forma eficiente, além de manter nossa ansiedade sob controle;
  3. Preparação: estar bem preparado com relação ao conteúdo é primordial;
  4. Roteiro: definir um roteiro pode ajudar a prevenir brancos e com as técnicas certas, também conduzir o espectador a uma jornada inesquecível;
  5. Treino: treinar é fundamental para fixar o que vai dizer e identificar falhas, especialmente treinar em voz alta. 

Segundo  Fran, para que um indivíduo deixe de sentir receio de falar em público é necessário conseguir identificar todos os pontos que causam o temor e expor a pessoa a esses medos de forma contínua e controlada, para que assim, passe a ganhar cada vez mais autonomia e controle quando for realizar tal tarefa. Em resumo, o processo consiste em técnica, treino e autoconhecimento.

Para a especialista, é totalmente possível superar o pavor de falar em público por completo. “Além de conseguir perder o medo, várias pessoas começam a sentir um enorme prazer em falar em público. E é claro que ter o domínio do que se faz sempre traz segurança, então trabalhar a oratória de maneira correta e adequada, com uma exposição regulada, ajuda a conquistar autoconfiança e também a coragem”, explica.

Procurar um curso para auxiliar nesse processo de superação pode ser uma alternativa. No entanto, Fran alerta que nem todos os treinamentos de oratória farão efeito e ajudarão a resolver o problema. Por exemplo, treinamentos de oratória online não têm a mesma eficiência que o presencial, pois no online não há a exposição controlada que as pessoas que sentem medo precisam. 

Por outro lado, Fran ressalta a diferença entre o formato online e o remoto, pois ambos são confundidos. “Online são os cursos que você compra e assiste às aulas de forma digital, em uma plataforma. Remoto é o particular com um professor (ao vivo), onde esse profissional pode te ajudar a identificar e trabalhar com você suas fraquezas. O remoto funciona, não tanto quanto o presencial, mas já conseguimos resultados incríveis”, afirma a especialista.

Sobre Fran Rorato

Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo. Ao longo da carreira atuou como apresentadora em programas de TV na Record, RedeTV e É+TV e liderou projetos de treinamentos e mentorias voltados para oratória. Atualmente é reconhecida pelo mercado como uma das maiores especialistas do país em comunicação. 

Com conhecimento e prática, idealizou e fundou a 2Talk Show, empresa de agenciamento e direção artística de palestras, a construção de “palestra show”. A empresária é também conselheira da Vox2You, primeira e maior rede de escolas de oratória da América Latina, com 145 unidades distribuídas em todo território nacional. Fran lidera a operação de São Paulo que reúne três franquias: Moema e Itaim (operando) e Paulista (em fase de projeto criativo – layout da escola). É formada em Artes Cênicas, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro; graduada em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro e cursou Psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise. 

Deixe um comentário