
A busca por saúde e bem-estar tem transformado o comportamento do consumidor brasileiro. Um dos reflexos mais evidentes dessa mudança está nas gôndolas dos supermercados: o crescimento acelerado das bebidas sem álcool. O que antes era um segmento de nicho, hoje se consolida como uma tendência global.
Segundo pesquisa publicada pela revista Exame em 2024, marcas de bebidas no Brasil e no mundo estão de olho na Geração Z, que consome menos álcool que as gerações anteriores. Apenas 45% dos jovens nascidos entre 1997 e 2012 consomem bebidas alcoólicas regularmente, um comportamento que vem impulsionando o mercado global de bebidas sem álcool, com previsão de atingir US$ 3,8 trilhões até 2034.
Um estudo complementar, chamado Copo Meio Cheio e realizado pela consultoria de pesquisa Go Magenta, aprofunda o tema e aponta que os brasileiros estão reduzindo o consumo de álcool motivados pela busca por saúde, bem-estar e mudanças no estilo de vida. Essas razões são especialmente marcantes entre os jovens da Geração Z, que demonstram maior consciência sobre os impactos do álcool e preferem alternativas mais saudáveis.
Supermercados de bairro têm acompanhado de perto esse cenário. Para atender às exigências de um consumidor mais atento, informado e preocupado com seus hábitos, muitos estabelecimentos têm ampliado o espaço nas prateleiras para sucos integrais, águas funcionais, refrigerantes alternativos e cervejas zero álcool.
As lojas da Rede Uniforça registraram um crescimento de 20,4% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho expressivo reforça uma tendência já percebida nas prateleiras: o aumento da procura por produtos mais saudáveis, com destaque para as bebidas sem álcool.
Essa mudança de comportamento tem impulsionado o crescimento de categorias como mocktails (coquetéis sem álcool), kombuchas, águas saborizadas, refrigerantes naturais e energéticos funcionais, produtos cada vez mais presentes no carrinho de compras dos brasileiros.
Para Murilo Tavares, presidente da Rede Uniforça, esse movimento reforça a necessidade de adaptação constante no varejo. “A mudança no consumo é real e tem impacto direto nas decisões de compra. Percebemos que o cliente busca equilíbrio, sabor e praticidade, por isso temos ampliado a variedade de bebidas mais funcionais e saudáveis nas lojas que compõem os supermercados da Rede Uniforça”, afirma.