
O mercado de bebidas alcoólicas para 2026 será guiado pela convergência de pilares como saúde, inovação, nostalgia e funcionalidade. Essa combinação reflete diretamente o comportamento de um consumidor mais informado e exigente, que busca responsabilidade, acessibilidade e sustentabilidade sem abrir mão da experiência. Além disso, o calendário do próximo ano, marcado pela Copa do Mundo e por uma sequência de feriados prolongados, deve impulsionar ainda mais o consumo em ocasiões sociais, ampliando as oportunidades para as pessoas que souberem equilibrar prazer, conveniência e consciência. É nesse contexto que a Missiato Indústria e Comércio Ltda., com mais de seis décadas de atuação no setor, identifica as principais tendênciase caminhos estratégicos.
Saúde e consumo consciente
A primeira tendência a ser destacada é o que a pesquisa da Euromonitor International chama de “Zebra Striping”, também conhecidas como “listras de zebra”, que descrevem o hábito de intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas e não alcoólicas nas mesmas ou em diferentes ocasiões sociais, criando um ritmo de consumo mais moderado. A partir desse cenário, começa-se a redefinir a relação das pessoas com o álcool ao incentivar experiências mais leves, conscientes e sustentáveis.
Nesse contexto, um levantamento realizado pela Mordor Intelligence prevê que o mercado global de bebidas saudáveis observará uma expansão média anual de 3,49% no período de 2025 a 2030, impulsionado pela crescente conscientização do consumidor sobre a importância da saúde e do bem-estar, juntamente com uma alta demanda por produtos adaptados para dietas e de baixa caloria.

Lançamento da Corote, Corote Drinks ICE Ultra, conta com os diferenciais de 40% menos calorias e açúcar, zero glúten e 3% de teor alcoólico – Crédito: Divulgação
É nesse mesmo caminho que a Missiato Comércio e Indústria Ltda., com a marca Corote, apresenta seu portfólio, antecipando as tendências de 2026. Atenta à busca por drinks mais saudáveis, funcionais e de menor teor alcoólico, a empresa desenvolveu a linha Corote Drinks ICE Ultra, a primeira ICE Ultra do Brasil. A bebida alcoólica mista gaseificada, elaborada com vodka tridestilada e sete vezes filtrada, conta com os sabores Limão e Lichia Dream e 3% de teor alcoólico, 40% menos calorias e açúcar e zero glúten.
Além disso, a marca também possui o Corote Combo, um coquetel alcoólico gaseificado de 1 litro e com 8% de teor alcoólico. Criado com a proposta de atender o público dos tradicionais “Copões”, os drinks estão disponíveis nos sabores Gin Melancia, Combo Vodka, Combo Whisky e Gin Tropical. Ainda está incluída no portfólio a linha Corote Sabores, coquetéis alcoólicos elaborados com vodka tridestilada sete vezes filtrada e aromas naturais. Ela se destaca pela variedade de sabores, sendo Maracujá, Morango, Canelinha, Limão, Melancia, Frutas Silvestres, Baunilha com Limão, Tutti-Frutti, Blueberry, Menta e Pêssego.
Inovação e personalização guiam o mercado de 2026
A inovação no mercado de bebidas alcoólicas abrange o desenvolvimento de produtos com benefícios funcionais, a exploração de novos sabores e categorias, a adoção de tecnologia na produção e distribuição e a experiência do consumidor através de canais de venda. A tendência é oferecer alternativas mais saudáveis, personalizadas e acessíveis. “O próximo ano será um retrato desse movimento, com drinks refrescantes, criativos e estética instagramável, que juntam sabores tropicais e benefícios funcionais, ao mesmo tempo em que resgatam referências afetivas e celebram a diversão”, finaliza João.