DFB 2018: Balanço Geral

DFB2018_3

Grandiosidade é a palavra que define o DFB Festival 2018, com uma megaestrutura montada no Terminal Marítmo de Passageiros de Fortaleza, sem dúvida o evento está entre os grandes fashion weeks da América Latina. Mesmo não estando preparado para a chuva, o público conseguiu aproveitar a intensa programação multicultural que incluiu além dos desfiles, shows, palestras, espaço gastronômico, exposição de arte, lojas, entre outros.

Nesta edição a maior parte dos desfiles focaram na moda nordestina, fazendo um mix entre o conceitual e o comercial, apresentando looks perfeitos para serem usados fora da passarela. Entre os destaques deste ano, temos: Wagner Kalieno, nome que consagrou-se o queridinho dos fashionistas que amam uma peça assimétrica, com fendas exuberantes e modelos marcantes. A estilista Almerinda Maia trouxe às passarelas um novo conceito sobre a riqueza da Renda Renascença aliada à sofisticação embalado pela junção do ritmo jazz com o samba, que fazem melodia para sua nova coleção. E o encerramento mais impactante do evento foi de Lindebergue Fernandes, veterano do DFB, que fez um desfile abordando de forma lúdica a diversidade, a política e o respeito pelas diferenças.

No segundo dia tivemos como destaque a dupla formada pelas marcas Elo.Collab e Fábio Caracas trouxe o conceito do upcycling e o debate sobre o empoderamento feminino para o centro das atenções. Outra veterana, a notável estilista Gisela Franck apresentou um trabalho atemporal, marcado pela sutileza dos tecidos de fibras naturais, abrindo espaço para a reflexão sobre o consumo consciente. Pelo segundo ano consecutivo, a renda renascença de Camila Arraes e sua grife Rendá ganhou todos os olhares, com um delicado trabalho inspirado nas riquezas naturais do Nordeste, traduzindo a valorização regional em peças leves e despojadas. E Iury Costa que encerrou apresentando a coleção Astúcias, que mostrou elementos de altíssima qualidade e requinte, traçando um paralelo entre o moderno e o regional.

Na sexta, sem dúvida o melhor da noite ficou por conta dos desfiles de Rebeca Sampaio que mesclou shapes fluidos, babados e franzidos com candy colors e tons terrosos, sem deixar de lado o couro, marca registrada da estilista. O veterano Kallil Nepomuceno conseguiu surpreender e provar, por mais um ano consecutivo, os motivos pelos quais se consagrou como um dos nomes mais fortes da moda local, emocionando o público ao traduzir papéis de cartas de amor e poesias em forma de estampas românticas e uma paleta de cores resumida e sofisticada. E encerrando o dia em grande estivo, Ivanildo Nunes,  reconhecido pela sofisticação de seus vestidos de festa, mais uma vez  arrancou suspiros da plateia, com uma coleção inteira de peças de desejo.

O último dia do eventos levou excelentes coleções para a passarela, e entre as nossas favoritas estão: Ronaldo Silvestre, estilista consagrado nacionalmente, emocionou a plateia ao decidir conceber um desfile em homenagem à sua mãe, que era costureira e sustentou a família com a profissão, apresentando uma das mais belas coleções da edição. A grife Tanden desfilou a coleção Colheita Grande, inspirada nas mulheres camponesas, com peças leves e com movimento. Uma das maiores revelações do DFB, o talentoso estilista cearense David Lee, campeão da edição 2017 do Prêmio Novos Talentos GQ+Reserva, apresentou a sua coleção Avesso, dando vazão à preciosidade dos sentimentos e das emoções em meio ao turbilhão da vida moderno. A Riachuelo encerrou, com chave de ouro, a programação de moda do evento, mesmo não trabalhando com uma moda autoral, conseguiu levar para a passarela muitas peças-chave para esta temporada, com a influência do militarismo, em parkas, jaquetas de couro, tricôs e coturnos misturados aos vestidos de tecidos fluidos e t-shirts, queremos tudo!

Mas, como nem tudo é perfeito, tivemos algumas decepções, André Sampaio e Ivanovick, não conseguiram atingir a expectativa do público. E por falar, em expectativa, já tem muita gente curiosa para saber o que Cláudio Silveira, diretor do evento, vai fazer para superar está edição. Apesar dos vídeos antes dos desfiles serem extremamente bonitos e bem feitos, seria ainda melhor se fossem mais curtos. E como o evento fala bastante sobre a importância de transformar e manifestar a pluralidade envolvida na moda e na cultura, assegurando a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação. Seria muito bom se todos os veículos de imprensa fossem tratados de forma igual.

RESULTADO CONCURSO DOS NOVOS

NIC-0665.jpg-nggid041861-ngg0dyn-0x360-00f0w010c010r110f110r010t010

Mantendo a tradição, antes do início do último desfile, Cláudio Silveira anunciou o tão aguardado resultado do Concurso dos Novos deste ano. Os grandes vencedores desta edição foram os alunos do Senac/Se. O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual de Santa Catarina e o terceiro foi para a Universidade Federal do Ceará (UFC).

DPM

DFB2018_6

Com realização compartilhada entre o DFB Festival e o Senac/Ce, a programação do Dragão Pensando Moda (DPM) foi encerrada com palestras e uma Conversa Criativa comandada pelas palestrantes Neusa Neves, da London College of Fashion, e a jornalista de moda Patricia Pontalti (RS).

SHOWS

DFB2018_2

Para comemorar o sucesso da edição, cantora Karol Conká, trazida com exclusividade para o evento pela marca Nayane Rodrigues Lingerie, fechou a programação com show animado e cheio de personalidade e empoderamento, com o tema “Não se importe com meu decote”, no palco Ceará Sobe o Som. Deixando o evento ainda mais inesquecível!

Que venha a edição 2019 e que o sucesso seja ainda mais arrebatador que este ano!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s