News: A Quadrilha Infantil Fuxico Junino Trabalha Inclusão Social Por Meio de Manifestações Culturais

_L9A2104

Composta por 28 crianças entre 7 e 12 anos de idade, moradoras do bairro Vila Velha, a quadrilha Fuxico Junino trabalha a inclusão social e a sensibilidade por meio da dança, mantendo acesas as manifestações culturais tipicamente nordestinas.

O grupo foi contemplado pelo 4º ano pelo edital Ceará Junino, que em 2018 chegou a sua 10ª edição e tem coreografia assinada pela professora e coreográfa Elizilene Mesquita com direção de Anália Timbó. E tem elementos de balé clássico em sua composição. Todo o figuruno, confecionado de fuxico, foi feito por meio da oficina de corte e costura da Associação Cia. Vidança. O espetáculo é de encher os olhos do público e tem duração de 30 minutos, ao som da “Valsa da Bela Adormecida” de Tchaikovsky, “Girassol” de Alveu Valeça, “Xenhenhem” Elba Ramalho e músicas do cancionário nordestino.

A Cia Vidança e Anália Timbó

A história da dança no Ceará pode ser contada lado a lado com a história da Cia. Vidança, que foi o primeiro grupo de dança independe do estado, criado por Anália Timbó, em 1980. A coreografa, que se apaixonou pela arte aos 14 anos, ao assistir uma apresentação de Maracatú, veio de Santa Quitéria, para a capital, com a vontade de sentir de forma contínua, a mesma sensação que sentiu ao assistir a apresentação ainda menina. “O meu coração bateu mais forte e senti meu corpo levitar, percebi que eu tinha uma missão e a arte iria me proporcionar esse caminho. ” Nos anos 1974, se matriculou na aula de Balé Clássico no SESI, com o professor Denis Gray lá aprendeu em técnica o que já sabia em talento, não demorou e se tornar professora, mas as horas que passava na sala do equipamento não eram suficientes, queria mais, e ao voltar para casa, aproveitava a beleza do pôr do sol na Barra para reunir jovens e trabalhar lições teatrais. Com os mais dedicados, montou a Cia. Vidança, como o nome já diz: “viver para a dança”. 38 anos depois, a Cia. se tornou uma Associação de responsabilidade artístico-social e forma alunos que como ela se tornam difusores e multiplicadores da dança.

Próximas apresentações:

Data:
 
21/07/2018
Paróquia São Vicente de Paulo
Endereço: Rua – 12  N°   Conjunto Polar
Horário: 19h
Contato: Elton
Data:
 
21/07/2018
Arraiá Prointeca
Endereço: Rua – Deputado Matoso Filho
Horário: 20h
Contato: Marcelo Lemos

Os cursos:

Os cursos oferecidos para Associação acontecem continuamente nos turnos manhã, tarde e noite. A inscrição é gratuita e sujeita a lotação. Para fazer a matricula basta ir até o local em horário comercial portando documentação necessária:

Xerox da Certidão de Nascimento.
Xerox do RG. CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor (dos responsáveis)
Xerox do Comprovante de Residência Atualizado
Declaração do comprovante de residência atualizado
Declaração escolar, boletim, e histórico escolar.
1 foto 3×4

Serviço:
Na Praça com Vidança
Culmi
Endereço:Av. L, número 400 – Vila Velha
Esquina com a Rua Quixadá Felício
Telefone: 3262.7599

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s